Empregabilidade e uso da tecnologia: conheça os efeitos

Tempo de leitura: 4 minutos

A automatização de processos está cada vez mais presente. Com a quarta revolução industrial, a sociedade percebeu que era possível fazer mais do que acreditava que poderia ser feito. Correlacionar empregabilidade e uso da tecnologia tornou-se um cotidiano para os RH modernos.

Com as novas possibilidades que foram surgindo, vieram também novas maneiras de se trabalhar, novas prioridades no mercado, mudanças drásticas no ambiente de trabalho, enfim, todo um novo contexto.

Desde a época da primeira revolução industrial é óbvio que muitas coisas mudaram. A internet e todas as coisas foram possibilitadas através dela, só se tornaram possíveis e presentes através da entrada da tecnologia na vida das pessoas. Essa entrada aconteceu em todos os setores, incluindo o trabalho e o mercado em si.

Atualmente é impossível se pensar em um mundo sem a tecnologia pois ela já faz parte de todo o nosso cotidiano. No entanto, com a rapidez com que tudo acontece e muda, especialmente no mundo dos negócios, é importante estar sempre se atualizando.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Por estarmos tão acostumados com os efeitos desse uso, muitas vezes nem nos damos conta de como isso é um adianto enorme para os processos internos em geral.

Assim,  podemos acabar ficando estagnados com uma tecnologia que já ficou obsoleta para o contexto que está sendo utilizada. Por esse motivo, vamos listar aqui alguns dos efeitos positivos que se tem ao empregar ferramentas tecnológicas modernas dentro dos negócios em geral para que você não fique de fora!

Velocidade e, consequentemente, tempo

Desde o emprego da primeira máquina dentro de uma indústria, a noção de velocidade mudou completamente nos meios de produção. Com o passar dos anos, o uso da tecnologia aumentou, de forma exorbitante, a velocidade com que as coisas acontecem no mundo em geral e também na esfera empresarial.

A presença dos meios tecnológicos mais modernos nas organizações, caracteriza diferenciais competitivos relevantes. Em um mundo onde tudo acontece de forma tão rápida e em que existem concorrências tão grandes, ter um negócio que está por dentro do mercado e que faz uso de ferramentas modernas, possibilitando a entrega de serviços cada vez mais ágil, é uma vantagem enorme.

Imagine como seria, por exemplo, um processo de recrutamento de uma empresa que utiliza tecnologia para selecionar seus futuros funcionários? Certamente, velocidade não seria um problema, uma vez que os candidatos poderiam enviar seus currículos através de uma página de Trabalhe Conosco e assim, esses currículos já iriam diretamente para uma base de dados específica onde seriam analisados.

A tecnologia disponível hoje é a responsável por otimizar ainda mais o tempo gasto dentro do trabalho em geral, além de fazer com que algumas etapas sejam eliminadas ou aconteçam mais rapidamente, como aconteceria com os processos seletivos, por exemplo.  O ganho de velocidade está diretamente atrelado ao ganho de tempo, e, consequentemente, de capital.

Efetividade na tomada de decisões

A era das tomadas de decisões baseadas em achismos tem entrado em decadência. Cada vez mais a eficiência é cobrada e estimulada, especialmente dentro de ambientes corporativos. Com tanta tecnologia disposta, não podemos mais nos dar o luxo de tomar decisões empresariais sem bases concretas conquistadas através da análise de dados.

Esse é, depois do aumento da velocidade, um dos efeitos mais expressivos do emprego da tecnologia no dia-a-dia dos negócios. Atualmente já existem softwares para todo tipo de contexto e que oferecem auxílios diversos. Esses softwares armazenam os dados ao longo do tempo e oferecem análises variadas de qualquer tipo de situação.

Voltando ao exemplo de um processo seletivo, softwares como esses podem, por exemplo, aumentar a assertividade de uma contratação através de um mapeamento de perfil comportamental e outras análises mais concretas.

Organização e armazenamento

É inquestionável que o emprego da tecnologia melhorou, e muito, a maneira com que os dados são armazenados e organizados dentro das empresas.

De início, veio a queda considerável do uso de papéis e o aumento da possibilidade de acesso a arquivos em geral. Logo depois, a automação dos armazenamentos, a possibilidade de guardar qualquer dado sem precisar de espaços físicos, as agendas online, os softwares de auxílio de gestão, entre outros serviços bastante utilizados.

O fato é que, sem dúvida, a organização e o armazenamento foram otimizados com o emprego da tecnologia no cotidiano e, além disso, esse uso tende a ser cada vez mais eficaz e utilizado.

Se você tem interesse em ter mais empregabilidade e o uso da tecnologia no seu negócio, que tal conhecer um pouco mais sobre o nosso software, o Sólides Gestão? Fale com nossos especialistas!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of