Empreendedorismo no Brasil: entenda o cenário atual

Tempo de leitura: 6 minutos

Sem tempo para ler sobre o empreendedorismo no Brasil? Clique no play abaixo para ouvir o conteúdo!

O empreendedorismo no Brasil é um assunto muito discutido, afinal cerca de 70% dos brasileiros sonham em ter seu próprio negócio um dia. Todavia, é preciso conhecer o real sentido dessa palavra, bem como as variáveis do macroambiente e ambiente-tarefa.

Infelizmente, muitas pessoas dão início ao próprio negócio sem nenhuma perspectiva do mercado. Para alguns, isso demonstra diligência, mas não é verdade. É preciso conhecer o cenário em que vai empreender, pois assim é possível economizar tempo e dinheiro.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Pensando em tudo isso, criamos um guia para você. Hoje, vamos falar sobre empreendedorismo no Brasil, os principais desafios e as oportunidades. Continue lendo e fique por dentro do assunto!

Entendendo, de fato, o que é empreendedorismo

Há uma grande confusão ao se tratar do assunto. Muitas pessoas acreditam que empreender é abrir uma empresa, o que não é verdade. Na realidade, empreender está mais ligado a uma postura, como a de encarar os problemas como oportunidades, por exemplo.

É por isso que hoje se fala em tantos tipos de empreendedores, como o corporativo e o social. Contudo, o foco maior ainda está no empreendedor que abre o seu próprio negócio, isto é, no empresário. E o motivo é simples: esse tipo de empreendedor movimenta a economia.

Entretanto, é preciso considerar o atual cenário. O Brasil está saindo de um período de crise financeira, há sérios problemas políticos, oportunidades trazidas pela indústria 4.0, bem como ameaças em meio à concorrência. Fatores que serão analisados nos próximos tópicos.

Oportunidades e ameaças do ambiente externo

O ambiente externo é muito abrangente. Por isso, convém dividi-lo em dois principais blocos: o macroambiente e o ambiente-tarefa.

O primeiro se refere ao ambiente geral, que engloba aspectos abstratos — como economia, política, tendências de mercado e tecnologia. O segundo se refere a aspectos mais próximos, como: clientes, concorrentes e fornecedores de uma empresa.

No macroambiente, uma importante tendência a ser considerada é a indústria 4.0 ou, como muitos preferem chamar, a quarta revolução industrial. Nunca tantas tecnologias contribuíram para a gestão de negócios. Hoje, é possível automatizar muitos processos empresariais.

Outro aspecto muito importante é a economia, que será tratada em outro tópico. O período de recessão abriu oportunidades para empresas antes impensadas, como negócios colaborativos.

Já no ambiente-tarefa, também chamado de microambiente, é importante destacar a crescente informatização dos consumidores brasileiros: 9 em cada 10 pessoas têm celular, o que facilita o acesso às informações e molda significativamente a jornada de compra.

Período de crise e reestruturação financeira

De acordo com Joseph Schumpeter, toda nação passa por um ciclo econômico composto por 4 principais etapas: boom, recessão, depressão e recuperação. Nos últimos anos, o Brasil passou por um dos mais longos períodos de depressão, mas hoje dá sinais de recuperação.

O período de crise foi significante para crivar os negócios que realmente têm propostas de valor aos clientes, bem como para despertar a criatividade dos empreendedores. Atualmente, é possível ver estabelecimentos com um viés colaborativo muito mais intenso, como: o aluguel de produtos, compartilhamento de meios de transporte e até de locais para trabalho.

Agora, com a reestruturação econômica, é possível que muitas pessoas sintam-se mais confiantes em voltar a empreender, inclusive pelas taxas de juros mais acessíveis praticadas pelos bancos. Porém, ainda assim, negócios de conserto, reforma e colaboração estarão em alta.

Dificuldades a serem vencidas no Brasil

Se já é possível ver um fim para a crise, ainda está muito distante de dizer o mesmo para a burocracia. O país é considerado um dos mais burocráticos. Apenas para abrir um negócio dura mais de 100 dias, enquanto em países mais desenvolvidos a média não passa de 5 dias.

De acordo com relatório do Banco Mundial, que considerou 190 países, o Brasil está na 125ª posição. Isso é reflexo de um elevado número de licenças e procedimentos que precisam ser obedecidos, bem como de custos com alvarás e liberações específicas.

Ainda é importante destacar a escassez de talentos, presente especialmente nas áreas técnicas. Dos 118 países avaliados na pesquisa de competitividade global de talentos, o Brasil amargou a 81ª posição, muito atrás de países como Suíça e Singapura, primeiro e segundo colocados.

Principais fontes de financiamento e ajuda governamental

Todavia, há coisas positivas a serem consideradas. O acesso às linhas de financiamento é cada vez mais fácil, e envolve taxas mais acessíveis. De um modo geral, ao iniciar ou expandir um negócio, é possível contar com as seguintes fontes de receita:

  • dinheiro próprio;
  • empréstimos bancários;
  • empréstimos de amigos ou familiares;
  • financiamento;
  • premiações e incentivos;
  • crowdfunding.

O financiamento é uma das modalidades mais indicadoras, afinal envolve prazos maiores e juros menores. No Brasil, é possível destacar entidades como o BNDES e o FINEP (Financiamento de Estudos e Projetos) que ajudam a subsidiar negócios.

Além disso, existe um crescente número de premiações que ajudam a tirar as ideias mais inovadoras do papel. Um ótimo exemplo é o InovaBra, desenvolvido pelo banco Bradesco e que oferece incentivos financeiros às startups mais inovadoras do mercado.

Características para um empreendedor brasileiro

Uma das principais características do brasileiro é a criatividade, e isso deve ser usado na hora de iniciar um negócio. Sem criatividade, mesmo que haja abundância de recursos, será muito difícil dar início a um projeto, e mais complexo ainda fazê-lo sobreviver em longo prazo.

Mas criatividade não basta, é preciso ter ousadia para tirar os sonhos do papel e começar a gerar resultados na prática: a isso dá-se o nome de inovação. É indispensável que o empreendedor brasileiro seja cada vez mais inovador, capaz de colocar a “mão na massa”.

A realidade é que adversidades sempre vão existir, mesmo nos países mais desenvolvidos. Por isso, o foco não deve estar na crise ou na burocracia, mas em como esses obstáculos serão contornados para criar negócios prósperos, inovadores e longevos.

Veja, agora você está por dentro do assunto! O cenário atual para empreender não é o dos mais animadores, mas é suficiente para que boas empresas sejam constituídas. Há um antigo ditado que diz “enquanto alguns choram, outros vendem lenços”. Pois bem, venda os lenços! Empreenda, apesar das adversidades, com foco em resultados reais.

Gostou do conteúdo? Entendeu como está o cenário do empreendedorismo no Brasil? Se você quer começar o seu negócio, o autoconhecimento pode ajudar. Faça o download gratuito do nosso e-book: “Autoconhecimento:
O fundamento para se desenvolver“.


19
Deixe um comentário

avatar
11 Comment threads
8 Thread replies
2 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
12 Comment authors
Giuliano SalesAlexsandra HallCremilda RodriguesAdnaDavi Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Cristiano Chequim
Visitante

Parabéns pelo conteúdo, gostei bastante…. e o Brasil agora com certeza está no processo de recuperação. Nossa esperança com a mudança de governo faz renascer a vontade de continuar lutando, pois com processo de depressão milhares de empreendedores estão perdendo a essência e estão entrando em um comodismo. Precisamos mudar isso, precisamos continuar inovando e fazendo mais do que o necessário, logo vamos colher os resultados do nosso esforço.

Clériston Fagundes Viana
Visitante
Clériston Fagundes Viana

muito bom

Diego Bini
Visitante

O povo brasileiro é tem muitas qualidades em termos de empreendedorismo, principalmente pela criatividade. Tenho amigo que trabalham fora e comentam que por exemplo na Irlanda eles adoram contratar brasileiros para trabalhar em empresas de marketing porque sabem do poder criativo que temos. Muito legal o post.

Giuliano Sales
Admin

Ei, Diego!
Verdade, né? Nós brasileiros sempre arranjamos alguma forma de empreender e inovar no mercado.
Essa capacidade e criatividade é algo incrível de acompanhar. Ficamos felizes que você gostou do conteúdo, continue acompanhando a gente! 🙂

Katlen
Visitante
Katlen

Gostei muito do conteúdo, bem escrito e organizado. Me ajudou muito a entender como vem funcionando o empreendedorismo no Brasil.

Samuel
Visitante
Samuel

Bom dia, essa é a atual configuração do empreendedorismo atualmente?

Giuliano Sales
Admin

Olá, Samuel. Tudo bem?
O empreendedorismo no Brasil está sempre em transformações, mas essa é uma configuração atual. 🙂

ivaldo
Visitante

artigo muito importante e ressalta a situação atual e a necessidade de interação do empreendedor com o empresário, pois é fundamental a informação para a tomada de decisão.

Giuliano Sales
Admin

Ei, Ivaldo. Tudo bem?
Verdade, essa interação é muito importante porque pode trazer muitas ideias e insights para o crescimento da economia nacional.
Muito obrigado pelo feedback, não deixe de conferir nossos conteúdos.
Abraços! 🙂

Katia Costa
Visitante

O Brasil está entrando em uma nova etapa de crescimento, e os empreendedores estão mais preparados para investir em suas idéias.

Giuliano Sales
Admin

Oi, Kátia. Tudo bem?
É muito importante seguir as oportunidades e buscar o crescimento sempre que possível! 🙂
Abraços

Davi
Visitante

Muitas vezes, somos movidos pelo entusiasmo e a ansiedade em ter nosso próprio negócio… Falo isso por experiência própria! Tudo acaba sendo um aprendizado! Quero parabenizar o artigo, que de uma maneira muito simples, esclarece o universo empreendedor no cenário brasileiro. Abraço!

Giuliano Sales
Admin

Ei, Davi. Tá joia?
Agradecemos demais o feedback, ele é fundamental para conseguirmos avançar e melhorarmos cada vez mais nossas abordagens e conteúdos.
Esperamos que você siga nos acompanhando.
Abraços.

Adna
Visitante
Adna

Conteúdo muito bom! Parabéns! Gostei demais!

Giuliano Sales
Admin

Ei, Adna. Tudo bem?
Agradecemos demais o feedback.
Esperamos conseguir mantendo o alto índice de qualidade para continuar te agradando.
Acompanhe nosso conteúdos.
Abraços.

Cremilda Rodrigues
Visitante
Cremilda Rodrigues

Parabéns, excelente matéria. Somos um povo que temos muita vontade de mudança, é uma pena que o incentivo seja tão precário.

Giuliano Sales
Admin

Ei, Cremilda. Tudo bem?
Sim, o povo brasileiro é extremamente criativo e tem uma alta capacidade de criação e mudança.
É importante e imprescindível manter esse poder criativo e juntar com a resiliência para conseguir sair bem no empreendedorismo.
Agradecemos demais o seu feedback.
Conte conosco!
Abraços.

Alexsandra Hall
Visitante
Alexsandra Hall

Quem é o autor do artigo?

Giuliano Sales
Admin

Ei, Alexsandra, tudo bem?
Nossos conteúdos são produzidos por uma variedade de autores.
É uma verdadeira equipe que elabora as produções, aprofunda as temáticas e redige os conteúdos.
Abraços.