Employer Branding: uma nova maneira de reter seus talentos

Tempo de leitura: 7 minutos

A dificuldade para reter talentos já é algo extremamente comum para as empresas que estão inseridas no mercado atual. Hoje em dia, a rotina fixa de trabalho é um dos fatores que mais assusta. Os trabalhadores se cansam da mesmice e buscam por inovação constante.

Essas mudanças nas atitudes e perspectivas dos colaboradores são ocasionadas por diversos fatores externos. Inicialmente, é importante lembrar que a força de trabalho da maioria dos países, atualmente, é composta majoritariamente pelos representantes da geração Millennials. Nos Estados Unidos isso já é uma realidade concreta. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center, em 2015, os Millennials ultrapassaram a Geração X e se tornaram maioria na força de trabalho do país.

É certo que essa mudança influencia na forma como esses trabalhadores lidam com o trabalho em si. A geração dos Millennials possui visões profissionais diferentes das gerações anteriores, sempre buscando por crescimento, desenvolvimento pessoal e, além de tudo, qualidade de vida. Certamente, isso impacta diretamente na forma como as empresas se organizam e, por isso, essas organizações precisam estar sempre se atualizando sobre tendências para descobrir a melhor maneira de atrair e reter os talentos no mercado moderno.

Em uma pesquisa realizada pela Bayt.com no Oriente Médio, 75,6% das pessoas que responderam, afirmaram que fazem pesquisas online sobre uma determinada empresa antes de considerarem uma oferta de trabalho. Para nós, isso pode parecer óbvio, no entanto, é aí que está o problema.

Se a maioria das pessoas fazem pesquisas online sobre uma determinada organização, já é possível saber o porquê de uma boa imagem e reputação ser essencial, não é mesmo? Por esse motivo, pela necessidade da manutenção de uma imagem atrativa de uma empresa como empregadora, é que trazemos à tona um tema tão importante como o Employer Branding.

Afinal, o que é Employer Branding?

Como já falamos de toda a dificuldade para atrair e reter os talentos dentro das empresas atuais, com o tempo, foi se tornando necessário pensar em alternativas e práticas para reverter esse cenário. Nesse contexto surgiu o Employer Branding.

Apesar do termo em inglês parecer complexo, de complexo não tem nada. Employer Branding significa “marca empregadora” e consiste em uma série de técnicas e práticas que visam um único objetivo final: garantir e exaltar a boa reputação da empresa como boa empregadora.

Você provavelmente já percebeu a exaltação de muitas empresas jovens em relação à qualidade do trabalho dentro da empresa. Essa é uma prova de que Employer Branding é uma prática que está totalmente em alta.

O que faz com que um funcionário escolha trabalhar em uma empresa específica e não em qualquer outra?

O salário é um fator importante, porém, não é o mais importante de todos. Em uma geração que prioriza o desenvolvimento pessoal e também fatores como inovação na rotina, qualidade de vida, o Employer Branding é um diferencial competitivo para essas organizações no momento de conquistas funcionários.

Estratégia de Employer Branding

Obviamente, para desenvolver uma estratégia de Employer Branding dentro de um negócio, é necessário que haja um conhecimento mais aprofundado sobre a essência da marca da empresa. Porém, existem algumas práticas um pouco mais superficiais que são como postulados do assunto.

Práticas como as que mencionaremos abaixo, podem servir de auxílio para a criação de uma estratégia mais completa de Employer Branding e, mais do que isso, podem oferecer alguns insights sobre o assunto. Dá uma olhada!

Tenha uma cultura organizacional definida

Ter uma cultura organizacional definida é a base para o desenvolvimento de diversos benefícios que surgem através dela. Essa cultura é a identidade da empresa, a digital dela. Ela é responsável por reunir todos os valores e crenças do negócio, transformando-os em uma marca registrada e única.

Ao planejar uma estratégia de Employer Branding, é necessário conhecer bem a sua marca. Caso a cultura organizacional da empresa seja fraca ou inexistente, esse é o momento de começar a investir nisso. Uma boa prática de Employer Branding exige uma presença de identidade forte para que isso seja ainda mais enaltecido e atraia pessoas para trabalhar na empresa.

Deixe que seus funcionários repliquem a sua mensagem

A partir do momento em que sua empresa possuir uma imagem e uma mensagem forte a ser passada, seus funcionários serão os responsáveis por tornar isso o público. É um processo quase espontâneo e faz parte de muitas estratégias de Employer Branding.

Vamos tomar como exemplo uma das empresas com uma das melhores estratégias de Employer Branding do mercado, o Google. Você provavelmente já ouviu falar que lá é um dos melhores lugares para se trabalhar, não é? Pois é. Por mais que isso seja verdade e que, de fato, a empresa ofereça condições incríveis para seus trabalhadores, grande parte desse marketing feito, vem dos próprios colaboradores da empresa.

Acontece que, funcionários satisfeitos são, de fato, uma prática de Employer Branding orgânica que contribui mais do que podemos imaginar.

Se a sua empresa tiver uma história interessante, compartilhe com todos dentro e fora dela

Muitas empresas começam com muito pouco e assumem uma posição considerável no mercado em pouco tempo. Outras começam muito cedo, demoram para se desenvolver, mas, em um momento, se transformam. Seja lá qual for a sua história, é importante tornar isso público, também como forma de reforçar a cultura organizacional.

Em muitas empresas modernas existem os Culture Code. Basicamente, se trata de um documento que reúne nele a história, as características, as crenças e os valores. Geralmente os Culture Code são distribuídos para os colaboradores assim que eles entram na empresa e também podem estar disponibilizados online. Esse tipo de documento faz com que a empresa consiga passar para seus colaboradores e possíveis candidatos, a imagem que ela desejar.

Saiba quais os canais de comunicação mais utilizados por quem você deseja contratar e estruture ações para eles

Geralmente os seus candidatos estão concentrados onde? Nas redes sociais? Facebook ou Linkedin? É importante você identificar de onde surgem as pessoas que você geralmente contrata e tornar esse meio o mais eficaz possível. Dessa forma, a imagem da sua empresa vai se tornar cada vez mais presente e, talvez, vire até uma espécie de referência.

Qual a importância dessa prática para a empresa e para o RH?

Provavelmente você já entendeu quais os benefícios trazidos para uma empresa quando o Employer Branding é empregado.

Como já mencionamos acima, grande parte das pessoas fazem buscas nos perfis online de uma empresa ao considerarem uma proposta de trabalho, reforçando a ideia de que a imagem a ser passada deve ser a mais interessante possível, principalmente no meio online. Quanto melhor a reputação de uma organização, maior a chance de que a empresa receba currículos interessantes.

Além da captação, ainda existem os benefícios adquiridos para a retenção de talentos que, como já foi dito, é um dos maiores desafios das empresas no mercado atual. Como as técnicas de Employer Branding eficazes fazem com que seus próprios colaboradores se tornem defensores da marca, isso vira um ciclo que reforça a marca constantemente.

Para um RH, essa situação é a ideal. Se o Employer Branding de uma empresa de fato conseguir atrair mais candidatos e, além disso, candidatos mais qualificados e que se identificam com a marca, o trabalho de recrutamento do departamento já se torna mais espontâneo e facilitado.

Obviamente, ao contratar pessoas que se parecem mais com a sua empresa, a chance de retenção é ainda maior. Esse fator é somado à qualidade do ambiente de trabalho, à essência da marca e ao orgulho de se trabalhar em um lugar como esse. Além disso, se o turnover diminui, além do capital poupado, o departamento de RH ainda poupa energia e tempo, bens preciosos nos dias atuais.

Você gostou do tema e quer aprender mais sobre o assunto? Não deixe de baixar o Kit Employer Branding:

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