Employee Experience: por que você deve adotar essa tendência

Tempo de leitura: 3 minutos

A cada ano que passa, surgem novas tendências no departamento de RH e elas possuem os mais variados objetivos. Engajamento, otimização do tempo dos profissionais, aumento de produtividade, enfim, as possibilidades são diversas. De uns tempos pra cá, mais uma tendência tem chamado a atenção dos profissionais desse ramo, a otimização da employee experience.

Employee experience é um termo derivado do inglês que significa, basicamente, experiência do colaborador. A utilização dessa expressão no cotidiano do RH começou quando esses profissionais passaram a enxergar a importância da experiência do colaborador como um todo para a valorização do capital humano de uma empresa e para o sucesso do negócio em geral

Através da employee experience, os profissionais de recursos humanos acompanham como os colaboradores estão se sentindo no trabalho, os problemas enfrentados, os níveis de satisfação e diversas outras variáveis que possam interferir de alguma forma. Esse acompanhamento permite, então, que o departamento otimize estratégias para melhorar o bem-estar desses colaboradores dentro da empresa.

Para tornar esses conceitos mais tangíveis, vamos explicar aqui alguns dos motivos mais importantes pelos quais você deve investir na employee experience no seu negócio!

Recrutando e retendo os melhores talentos

A employee experience começa no momento em que o profissional interage pela primeira vez com o seu negócio aplicando para uma vaga e vai até o momento em que ele sai da empresa.

Por esse motivo, uma boa experiência do colaborador também é responsável por atrair e captar grandes talentos, uma vez que esses profissionais se interessam pelas propostas do negócio e pelo relacionamento e preocupação que a organização tem com os funcionários.

No entanto, os benefícios não param por aí. Uma boa experiência do colaborador também é responsável pela retenção desses talentos, já que a satisfação é uma prioridade. Todo esse trabalho realizado pelos profissionais de RH visa a otimização da experiência de cada um, tornando o ambiente e a vida na organização agradável para todos.

Não precisamos nem mencionar os impactos positivos que tudo isso gera na rotatividade de um negócio, não é mesmo? Se você tiver curiosidade, temos uma calculadora de rotatividade que pode te dar uma noção do quanto isso custa para um negócio, basta clicar aqui para acessar.

cta-calculadora

Mantendo a produtividade em alta

Um dos pontos de maior influência na produtividade dos colaboradores de uma empresa é a forma como eles se sentem dentro da organização e como enxergam o negócio. É nesse momento que a employee experience entra para contribuir com a produtividade.

Colaboradores que não se sentem bem onde estão, que não gostam das tarefas que desempenham ou que não se relacionam bem com os demais colegas de trabalho, tendem a manter seus níveis de produtividade cada vez mais baixos.

Através de uma employee experience otimizada e de qualidade, o departamento de RH é capaz de engajar o colaborador de forma que ele produza mais e com maior qualidade. O impacto dessa produtividade em um negócio vem a longo prazo, porém, é extremamente significativo.

Para quem não sabe, employee experience é um termo muito aberto e que, na prática, engloba muitos outros assuntos que já abordamos aqui no blog, como por exemplo onboarding e employer branding. Como já podemos imaginar, todos eles também exercem um papel crucial para a produtividade desses profissionais e contribuem para tornar a experiência do colaborador excelente.

Se você quer aprender a aperfeiçoar ainda mais a employee experience dentro do seu negócio, que tal realizar uma gestão mais focada nas necessidades e características de cada um dos seus colaboradores?

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[…] de recursos humanos funciona como um ciclo. Recrutamentos pouco satisfatórios acarretam em profissionais pouco engajados e com baixa produtividade, o que acaba gerando altos níveis de […]

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[…] conceito é simples, mas origina de um termo estrangeiro: employee experience. O seu significado é promover a experiência do colaborador por meio de um conjunto de ações […]