Employee experience: o que é, quais as vantagens e como criar a jornada perfeita

Tempo de leitura: 5 minutos

Texto desenvolvido por Mayara Toyama, do time de Conteúdo da Revelo

A employee experience é o saldo final do relacionamento dos colaboradores com a sua empresa. 

Esse resultado pode ser positivo ou negativo, dependendo dos seus esforços em garantir uma boa experiência do colaborador.

Se o seu objetivo é atrair e reter talentos, é melhor começar a investir nesse processo, pois os profissionais estão cada vez mais exigentes com o ambiente de trabalho. 

Não à toa, a employee experience está em alta no universo do RH, e melhorar a vivência e percepções do colaborador está no topo das prioridades.

Neste artigo, você vai desvendar esse conceito e entender como criar a jornada perfeita para seus colaboradores.

Siga a leitura e descubra como conquistar seus talentos. 

O que é employee experience?

Employee Experience (EX), ou experiência do colaborador, é a soma de todas as percepções e sentimentos que os profissionais vivenciam nas interações com a empresa.

Ou seja: é o resultado de uma jornada que se inicia no primeiro contato com a organização, geralmente em um processo seletivo, e se estende até o desligamento. 

Dependendo do nível de engajamento no trabalho, cultura da empresa e clima organizacional, os colaboradores podem ter experiências positivas ou negativas.

O que define a qualidade dessa vivência são fatores como oportunidades de crescimento, apoio da liderança, autonomia para tomar decisões, entre outros critérios. 

Além disso, a employee experience é composta por vários pontos de contato e marcos importantes na relação com a empresa, tais como:

  • Processo seletivo;
  • Contratação;
  • Onboarding (processo de integração);
  • Treinamento e desenvolvimento;
  • Crescimento (promoções e avanços na carreira);
  • Outplacement (processo de demissão e recolocação).

Mesmo depois que o colaborador se desliga da empresa, ele pode manter um vínculo como ex-funcionário — principalmente se tiver uma boa experiência na memória. 

Quais os benefícios da promoção da employee experience?

Os inúmeros benefícios associados à employee experience tornaram esse conceito obrigatório no RH.

Confira as principais vantagens de investir na experiência do colaborador.

Atração e retenção de talentos

Um dos principais motivos para criar uma employee experience diferenciada é garantir a atração e retenção dos melhores talentos.

Hoje, os profissionais de alta performance estão mais disputados do que nunca, e somente uma experiência à altura é capaz de conquistá-los. 

Com as novas gerações entrando no mercado de trabalho, as exigências também mudaram: eles querem um trabalho com propósito, ambientes flexíveis e culturas inspiradoras.

Mais do que salário, você terá que oferecer uma vivência única, se pretende contar com grandes talentos no seu time. 

Aumento da produtividade

Não faltam evidências de que a experiência do colaborador está diretamente ligada aos níveis de produtividade na empresa.

De acordo com o relatório The Financial Impact of a Positive Employee Experience, publicado em 2018 pela IBM, as empresas com EX superior possuem o triplo de retorno sobre ativos (ROA) e o dobro de retorno sobre as vendas (RSV ou margem líquida). 

Esses dados confirmam a máxima “funcionário feliz é mais produtivo”, e provam que uma boa experiência é capaz de impactar os resultados do negócio. 

Melhora no clima organizacional

O clima organizacional é um dos termômetros da employee experience, pois revela o sentimento geral e estado de ânimo dos colaboradores.

Quando a relação com a empresa é satisfatória, o ambiente de trabalho gera motivação e engajamento nas pessoas, e toda a atmosfera da organização se transforma.

Promoção da marca empregadora

A marca empregadora, ou employer branding, é decisiva para atrair talentos e construir uma reputação sólida no mercado. 

Ao oferecer uma experiência do colaborador única, você promove sua empresa como um excelente lugar para se trabalhar e ganha credibilidade como empregador.

O resultado é um verdadeiro ímã de profissionais talentosos. 

Como criar sua employee experience

Para criar sua employee experience, você precisa garantir que seus colaboradores tenham bons momentos durante toda a trajetória na empresa. 

Siga o passo a passo e descubra como planejar essa jornada. 

1. Ouça a voz dos colaboradores

O primeiro passo para construir a experiência do colaborador é ouvir o público interessado.

Ou seja: você precisa dar voz aos colaboradores e permitir que participem ativamente do processo, priorizando suas opiniões e necessidades.

Para isso, é importante ter uma comunicação aberta e ferramentas que viabilizem a pesquisa direta com os funcionários. 

2. Mapeie a jornada do colaborador

Antes de definir suas estratégias de EX, você também precisa refazer os passos dos colaboradores e compreender sua jornada na empresa.

Para isso, considere todas as etapas que o funcionário atravessa, desde o recrutamento e seleção até a contratação, desenvolvimento e desligamento. 

Vale considerar os marcos importantes como a admissão, processo de onboarding, promoções, formações, etc. 

3. Crie um programa de EX

Se você sabe o que os colaboradores querem e como funciona sua jornada, já pode criar seu próprio programa de employee experience.

Esse plano deve conter ações para cada etapa, campanhas de incentivo, programas de reconhecimento, entre outras estratégias para aumentar a satisfação do seu pessoal.

4. Garanta oportunidades de crescimento

Um dos pontos centrais do programa de EX é oferecer oportunidades de crescimento para os colaboradores.

Logo, é importante que você inclua planos de cargos e salários, estratégias de treinamento, programas de coaching e mentoria, entre outras ações ligadas ao desenvolvimento profissional. 

5. Ofereça e solicite feedback

A experiência do colaborador não é um conceito estático, mas um processo em constante evolução, que exige atenção permanente.

Por isso, você precisa oferecer e solicitar feedback continuamente, usando as opiniões dos colaboradores para melhorar o programa. Então, se você quer criar uma experiência memorável, saiba que o trabalho não termina nunca — apenas se torna mais complexo.

Se você gostou de aprender sobre employee experience, veja nosso conteúdo completo sobre retenção de talentos!

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Giuliano SalesJorge Luiz Jesus da Silva Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Jorge Luiz Jesus da Silva
Visitante
Jorge Luiz Jesus da Silva

O colaborador precisa reconhecer, que o trabalho e a vontade de crescer na empresa, só depende dele, a empresa entra com o investimento, e o colaborador com o seu esforço. ( Talento individual )

Giuliano Sales
Editor

Oi, Jorge, tudo bem?
Muito obrigado pelo seu comentário. Nós enxergamos esse trabalho como algo compartilhado entre a empresa e os colaboradores. Cabe também a empresa proporcionar oportunidades de crescimento em um ambiente saudável e promissor, dessa forma, motivamos os colaboradores o seu máximo e, consequentemente, a empresa é beneficiada pela sua imagem junto ao mercado como uma empresa empregadora e como um lugar diferente para trabalhar. A experiência do colaborador é algo fundamental, impactando também na produtividade e na redução de prejuízos da empresa. 🙂
Abraços!