Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Em qual década o seu RH está?
O RH mudou muito ao longo dos anos, ganhando novas incumbências e deixando de lado algumas atribuições. Hoje em dia o setor está mais voltado para as pessoas e busca reter talentos, desenvolver colaboradores e estratégias. O Recursos Humanos agora é mais participativo e precisa entregar resultados positivos, já que é um pilar que sustenta a empresa.
Até os anos 70, os modelos de organização vigentes até a época mudaram em função da recessão e do ressurgimento do movimento operário, onde os sindicatos começaram a pressionar as empresas no sentido de assegurar maiores benefícios os trabalhadores, exigindo segurança e condições de trabalho especiais. A nova realidade dos anos 80 exigia uma postura nova das empresas em relação às práticas de recursos humanos.
Aos poucos, década por década, o RH foi ganhando a forma atual, deixando para trás aquele papel limitado que assumia desde o primeiro meado do século XX, para um papel mais proativo e de acordo com as novas realidades.
No entanto, nem toda organização possui um RH inovador, estratégico e integrador, logo, as formas encontradas para realizar as tarefas de Recursos Humanos podem ser bastante diferentes de uma empresa para a outra.
Por isso, fizemos um quiz para você descobrir quão atualizado está o seu setor. Será que ele é um RH dos anos 80, 90, 2000 ou 2010?
Faça o teste agora:
[viralQuiz id=6]
Brincadeiras à parte, o contexto atual requer que as empresas se atualizem, otimizando e aprimorando as práticas do RH a fim de valorizar o capital humano e minimizar os custos com gestão de pessoas. Para isso, é de extrema importância haver um planejamento por trás de cada ação, pois ele que definirá as diretrizes que farão parte das estratégias da empresa, prevendo riscos, calculando resultados e criando alternativas para as possíveis consequências.
Gostou de saber mais sobre o RH estratégico? Fique por dentro de outros conteúdos como esse e não perca nenhuma novidade no setor. Leia também Planejamento estratégico: como alavancar meu RH!
Deixe um comentário