Como os recursos humanos podem ajudar a melhorar a eficiência do recrutamento

Tempo de leitura: 8 minutos

Esse conteúdo foi originalmente desenvolvido pela equipe da Venngage. 

Encontrar o candidato certo para sua pequena ou média empresa pode ser, muitas vezes, uma tarefa difícil. O número de potenciais trabalhadores aumentou nos últimos anos, assim como as necessidades empresariais. A eficiência do recrutamento pode ser mensurada pela rotatividade da empresa.

Como resultado, as políticas de recrutamento tiveram que se adaptar para que as instituições conseguissem alcançar a combinação vencedora, capaz de unir a pessoa certa ao trabalho certo. 

Mas o que muitas empresas não percebem é que os recursos humanos e o recrutamento podem trabalhar juntos para obter os melhores candidatos. Vamos analisar como as melhores habilidades do departamento de recursos humanos podem ajudar a aumentar a eficiência do recrutamento.

Qual é a diferença entre RH e Recrutamento?

As funções do RH e do recrutamento costumam ser confundidas, mas, na realidade, representam dois lados da mesma moeda. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O RH está mais preocupado com a dinâmica interna, ou seja, com os funcionários que já estão trabalhando na organização. Eles gerenciam assuntos como remuneração, comunicação, usam ferramentas de incorporação para novos funcionários e realizam análises de desempenho e entrevistas de emprego.

Os recrutadores são responsáveis por trazer novos funcionários para a empresa. Eles analisam o mercado atual, grupos alvo, realizam promoções para conseguir candidatos, selecionam potenciais colaboradores e verificam referências.

Do ponto de vista de um funcionário, ele se reúne com recrutadores antes de trabalhar na empresa e, quando é efetivado, estabelece uma ligação com o RH. Como essas duas facetas podem trabalhar em conjunto para conseguir os melhores candidatos? Eis alguns métodos.

Compreendendo o público-alvo

Enquanto a equipe de recrutamento procura ativamente por candidatos, é o RH que define o que está sendo procurado. 

O RH é fundamental para a tarefa de encontrar a pessoa certa para o trabalho certo. Eles sabem quais são as funções da vaga, como a pessoa que ocupou o cargo anteriormente gerenciou sua carga de trabalho, bem como o que ela pôde ou não alcançar.

Além disso, o RH sabe que tipo de personalidade a empresa procura para a função — líder, trabalhador ou com grande espírito de equipe. O conhecimento que a equipe de RH tem nessa área é particularmente importante para empresas que trabalham com recrutadores externos. 

Porém, mesmo as equipes internas de recrutamento não conhecem tão bem as várias funções das vagas em comparação com o RH. É por isso que o conhecimento deles é tão essencial para atingir o público ideal.

Além disso, o RH tem uma melhor compreensão do plano de carreira dos funcionários na função específica para a qual a empresa está contratando. Isso ajudará os recrutadores a criarem um conteúdo que permita aos candidatos saber aonde sua função poderá levá-los a longo prazo.

Ao criar postagens e materiais relacionados com a posição, os recrutadores devem recorrer ao RH para obter informações sobre as exigências da função a fim de escolher o candidato perfeito com eficácia.

Defina a cultura da empresa

Uma das coisas mais importantes que os candidatos procuram saber ao se candidatar a empregos é se a cultura da empresa representa uma boa opção para eles. Se quiserem atrair candidatos, os recrutadores precisam mostrar uma profunda compreensão da cultura da empresa ao criarem o material de divulgação da vaga.

O RH devem ser o primeiro ponto de contato para entender formas de incorporar a cultura corporativa em materiais promocionais. Se sua empresa é descontraída e gosta de humor, o profissional de RH deve informar a equipe de recrutamento para ajustar suas postagens em conformidade (e talvez até compartilhar algumas fotos engraçadas dos funcionários como complemento).

Por outro lado, se a empresa for mais séria e focada no trabalho, o RH deverá aconselhar a equipe de recrutamento nesse sentido para que o material elaborado reflita essa cultura.

Qualquer que seja a filosofia da empresa, ela deve ficar óbvia para os candidatos em potencial. Através de uma estreita colaboração entre o RH e os recrutadores, o processo de compartilhar informações adequadas em postagens de divulgação de vagas fica mais fácil, o que possibilita canais de comunicação eficazes entre os candidatos e a empresa.

Branding e a imagem de marca

Intimamente relacionado à cultura corporativa está a imagem de marca ou branding da empresa. Para atrair potenciais funcionários, é importante se destacar da concorrência. Você precisa mostrar aos candidatos o que é a sua empresa e porque eles devem escolhê-la. A equipe de RH tem o know-how para conquistar isso.

A melhor maneira de atingir este objetivo é empregar a identidade da sua marca em vários canais. Ela deve estar clara no seu site e na publicidade de recrutamento, mas considere também os esforços de construção da marca nos canais de mídia social e newsletters por email.

A imagem da marca não significa apenas a logo e as cores que você usa, mas também o carácter e espírito da marca. Intrinsecamente ligada às responsabilidades do RH, está uma compreensão de como a empresa funciona e por quê. 

O RH pode conectar a equipe de recrutamento a funcionários estabelecidos capazes de fornecer uma melhor compreensão do que os candidatos precisam saber para que se sintam atraídos pela oportunidade de trabalhar na empresa.

Quando os recrutadores estão criando material promocional para alcançar os candidatos, eles podem aproveitar o conhecimento dos profissionais de RH da empresa para otimizar o texto, de forma que as mensagens sejam fortes e claras.

Recrutamento por meio da mídia social

A esfera digital é abrangente e a maioria dos recrutadores sabe que deve procurar candidatos nas redes sociais. Mas o trabalho não é feito simplesmente postando vagas de emprego em canais de mídia social — como LinkedIn, Facebook e Twitter. A empresa e seus funcionários precisam ter uma presença positiva nas redes a fim de atrair potenciais candidatos.

O departamento de RH está bem posicionado para pedir aos colaboradores que publiquem e tuítem sobre o trabalho que fazem. Isso não apenas mostra aos observadores casuais o que eles podem esperar da empresa, mas também promove uma cultura de comunicação aberta. 

Os candidatos que estão analisando como se sentem os funcionários da empresa, verão que eles estão tão confortáveis no local de trabalho que ficam felizes em falar sobre isso publicamente.

O RH também pode dar destaque aos funcionários nas páginas de mídia social, o que servirá como recompensa. Do ponto de vista do recrutamento, o reconhecimento público do funcionários promoverá o perfil da empresa junto aos novos candidatos, aumentando o número de recrutamentos.

As ferramentas certas

Os recrutadores estão na dianteira — são eles que entram em contato com candidatos, realizam triagens e entrevistas iniciais. Por outro lado, o RH tende a ficar muito mais nos bastidores. Mas eles têm acesso a ferramentas que ajudarão a conduzir o recrutamento.

As equipes de RH podem coletar informações sobre os funcionários usando comentários e compartilhar esses dados com a equipe de recrutamento para entender o que se espera dos possíveis candidatos. Veja como os dados coletados neste exemplo de modelo de análise de desempenho podem ser usados para aprimorar as unidades de recrutamento.

Eficiencia do recrutamento

O departamento de RH provavelmente também terá acesso ao software de rastreamento de candidatos, que pode automatizar grande parte do processo de recrutamento. Existem várias ferramentas online disponíveis que tornarão o processo de contratação mais rápido e eficiente, além de menos trabalhoso.

Os candidatos a emprego costumam visitar sites de opinião sobre empresas e empregadores, muitos dos quais o RH monitora. Responder a críticas e envolver-se com usuários da internet ajudará o processo de recrutamento, pois a maioria dos candidatos é atraída por empresas que são ativas no ambiente digital. Isso não apenas melhorará o perfil da empresa, mas também aumentará a eficiência do recrutamento.

Considerações finais

A equipe de RH é benéfica por entender uma função e saber quem eles gostariam de ver no cargo. Além disso, sua profunda compreensão da filosofia e da cultura corporativa os coloca em uma excelente posição para orientar os esforços da equipe de recrutamento.

O RH é capaz de informar o que deve ser incluído nos materiais promocionais e nas postagens de mídia social a fim de incentivar os candidatos a emprego a concorrem à vaga. Por fim, com ferramentas específicas, a equipe de RH será capaz de se conectar com os novos candidatos sem muito esforço.

A combinação do conhecimento do RH aos esforços da equipe de recrutamento não apenas aumentará a eficiência do recrutamento, mas também ajudará as empresas a obter os melhores candidatos para a função.

Aproveite a sua visita e faça o download gratuito do nosso e-book sobre “Como contratar a pessoa certa para uma vaga”.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of