E-recruitment: entenda o conceito e como fazer o R&S inteiramente pela internet

Tempo de leitura: 9 minutos

Uma das áreas que evoluiu com a inserção de novas tecnologias foi a de Recrutamento e Seleção, por exemplo, com o surgimento do E-recruitment. Afinal, o RH tecnológico já é uma realidade para muitas empresas do Brasil. E com ajuda das ferramentas certas, o departamento consegue otimizar diversas tarefas e garantir mais eficiência aos processos.

Se antes os candidatos precisavam entregar currículos presencialmente e visitar a empresa para diversas etapas do processo seletivo, hoje, a tendência é que tudo se torne digital, com a implementação do E-recruitment. Quer entender melhor esse conceito e descobrir como colocá-lo em prática no seu RH? Continue a leitura!

Como fazer o recrutamento online e contratar profissionais à distância de forma efetiva: Baixe nosso e-book gratuito!

O que é E-recruitment?

E-recruitment ou recrutamento online é o processo de recrutamento e seleção de colaboradores via internet, utilizando ferramentas e tecnologias para buscar e contatar candidatos.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O método já é bastante difundido no mercado e vem se tornando cada dia mais completo, graças às evoluções da tecnologia, como a aplicação do People Analytics.

Com o apoio das ferramentas certas, o RH consegue segmentar suas divulgações, filtrar candidatos e reduzir o número de etapas, tornando o processo de recrutamento muito mais ágil e eficiente, garantindo contratações efetivas, o que reduz os gastos com turnover.

Quais as vantagens do E-recruitment?

Ao aderir ao recrutamento online, as empresas conseguem otimizar diversas etapas dos processos seletivos, tornando o recrutamento muito mais vantajoso, tanto para a organização quanto para os candidatos. A seguir, explicamos a fundo algumas das principais vantagens do método.

Redução de custos

Optar pelo recrutamento digital é uma forma de reduzir custos e otimizar o tempo da equipe de RH. Isso porque, as ferramentas tecnológicas permitem uma melhor triagem de currículos, eliminando duplicidades e garantindo apenas candidatos compatíveis com o que a empresa deseja.

Além disso, não é necessário que os candidatos se desloquem até a empresa para etapas presenciais, o que não só agiliza os processos, mas também traz economia para quem está buscando a oportunidade.

Maior eficiência

Uma das principais características do E-recruitment é a eficiência nos processos. Por meio de um ambiente digital é possível ter uma comunicação bidirecional e impactar diretamente os candidatos mais alinhados com o perfil da vaga, otimizando todos os processos.

Além disso, a divulgação massiva aumenta as chances de acerto na hora da contratação, trazendo candidatos que partilham da cultura organizacional e reduzindo as taxas de turnover em contratações recentes.

Seleção mais ampla

Outra vantagem do recrutamento online é a possibilidade de encontrar candidatos, independentemente do local em que eles estejam, quebrando barreiras físicas que limitam a seleção. Dessa forma, a distância deixa de ser um requisito e a empresa pode realizar todas as etapas digitalmente, encontrando os melhores profissionais disponíveis.

Assim, a tecnologia também facilita a vida do recrutador, que não precisa mais ficar preso ao escritório e pode realizar entrevistas e testes apenas utilizando um celular ou notebook.

Criação de um banco de currículos

Com o E-recruitment, o RH não precisa mais arquivar currículos impressos e pode criar um banco de talentos digital, acessando-o sempre que surgirem novas oportunidades.

Desse modo, é possível tornar os processos seletivos ainda mais rápidos, uma vez que você já terá informações prévias sobre o profissional coletadas em processos passados. Assim, é possível encontrar, por exemplo, candidatos que já estejam engajados, tenham o perfil comportamental definido e já tenham passado por um teste de fit cultural.

Mais segurança e organização nos processos

Além de mais agilidade e eficiência, o recrutamento online também permite que o RH tenha mais controle de cada etapa, padronizando currículos e mantendo um histórico dos candidatos que já participaram de processos da empresa.

Ainda, com ferramentas tecnológicas, como softwares de recrutamento, é possível armazenar um grande volume de dados na nuvem, mantendo backups e garantindo mais segurança e praticidade no acesso às informações.

Como fazer o recrutamento digital?

O recrutamento digital pode ser feito com o auxílio de diversas ferramentas. No entanto, independentemente da tecnologia escolhida, é importante seguir alguns passos básicos, conforme veremos a seguir.

Tenha um planejamento estratégico

O primeiro passo do E-recruitment é o planejamento da vaga e das etapas que vão compor o processo seletivo. Assim, é preciso definir, por exemplo:

  • qual o escopo da vaga;
  • qual o perfil do profissional desejado;
  • onde é possível encontrar os candidatos;
  • como os candidatos ficarão sabendo da vaga;
  • o que será avaliado na primeira etapa;
  • quais os próximos passos após a triagem de currículos.

Defina os canais que serão utilizados

Os canais de atração utilizados devem ser definidos de acordo com o perfil do profissional desejado. Aqui, é importante observar, por exemplo, o grau de instrução, a experiência do candidato e a área em que ele atua.

Profissionais de TI, por exemplo, exigem uma abordagem ativa e, nesses casos, é possível utilizar sites e grupos especializados na área de TI, além de redes sociais, como o LinkedIn.

Analise os perfis

É importante que o RH monitore o perfil dos candidatos online para entender se eles são compatíveis com a cultura organizacional e como se comportam. As redes sociais são uma boa vitrine e nelas é possível verificar se a pessoa é instável nos empregos, se tem um bom comportamento ou se prejudica a imagem da empresa nas plataformas.

No LinkedIn, por exemplo, você pode conferir experiências anteriores e até mesmo recomendações de outros profissionais que já trabalharam com o candidato.

Aplique testes e faça entrevistas à distância

A maioria dos processos seletivos exige que o candidato passe por testes, seja para avaliar competências técnicas ou soft skills. Esse tipo de teste também precisa ser realizado em recrutamentos online. Para isso, a dica é optar por uma plataforma que permita personalizar as avaliações de acordo com o que a empresa necessita.

Mas é importante entender que, mesmo o processo seletivo sendo feito de forma digital, ele não deve ser realizado totalmente por inteligências artificiais. Nesse caso, é recomendado que o RH realize entrevistas por videoconferência para observar detalhes importantes, como comunicação, tom de fala e postura corporal.

como diminuir a rotatividade

Quais as ferramentas utilizadas no E-recruitment?

Para realizar um E-recruitment eficiente, é importante que o RH conheça diferentes ferramentas e avalie quais se encaixam melhor em seu processo seletivo. A seguir, listamos algumas das principais tecnologias que podem ser implementadas.

Plataformas online

As plataformas online são ferramentas bastante utilizadas para anunciar vagas em aberto e receber candidaturas. Por meio delas, é possível anunciar as oportunidades, definir filtros e requisitos e até mesmo realizar as primeiras etapas do processo seletivo.

Além disso, esse tipo de plataforma permite buscar profissionais de acordo com palavras-chave e convidar aqueles que estejam alinhados com a vaga para participar do processo.

Contudo, é válido destacar que nem todas as plataformas são iguais e oferecem os mesmos serviços. Algumas delas, por exemplo, são focadas em cargos gerenciais, enquanto outras são mais generalistas.

Redes sociais

Outra ferramenta que pode ser utilizada no E-recruitment para buscar candidatos são as redes sociais. A principal delas é o LinkedIn, que tem foco no mundo profissional e já atinge mais de 600 milhões de usuários ao redor do mundo.

Com a rede, é possível se conectar a diferentes profissionais, publicar vagas e currículos, gerar conteúdo, fazer networking e conferir recomendações. Além disso, ela conta com recursos exclusivos para recrutadores, que facilitam a busca por candidatos e garantem mais eficiência nos processos seletivos.

Ferramentas de videoconferência

Durante o processo de recrutamento online, é preciso que o RH tire um momento para realizar entrevistas e dinâmicas de grupo. Para tanto, é fundamental contar com ferramentas de videoconferência, que permitam a realização de reuniões à distância, independentemente da localização do candidato.

Como a tecnologia pode ajudar no E-recruitment?

Além das ferramentas citadas, outras tecnologias mais complexas também são grandes aliadas do RH na hora do recrutamento online, é o caso do People Analytics e da inteligência artificial.

O People Analytics é um método de coleta e análise de dados que ajuda o departamento a conhecer profundamente seus colaboradores, identificando competências e características importantes para criar um “candidato ideal”.

Já a inteligência artificial possibilita que as máquinas aprendam a tomar decisões por conta própria, agilizando o processo seletivo ainda mais. Com essa tecnologia, consegue-se, por exemplo, automatizar a análise de respostas e dos candidatos, seguindo critérios como expressão facial, linguagem corporal e velocidade da fala.

Esse tipo de tecnologia pode ser encontrado na ferramenta de Recrutamento e Seleção da Sólides. Trata-se de uma plataforma que associa inteligência artificial, People Analytics e gestão comportamental em um único sistema, auxiliando o RH no recrutamento e seleção dos melhores talentos.

Por meio dela, é possível realizar todas as etapas do processo seletivo de forma online e de maneira prática, encontrando candidatos que contam com um maior percentual de aderência à vaga, a partir dos requisitos comportamentais e técnicos previamente definidos.

Além disso, o RH pode acompanhar as métricas mais importantes através de relatórios completos com informações sobre o processo seletivo.

Concluindo, E-recruitment é o nome dado ao processo de recrutamento e seleção que ocorre de modo online. Esse tipo de recrutamento é bastante vantajoso para as empresas, uma vez que possibilita uma contratação mais efetiva e ágil.

Quer aprender como fazer o recrutamento online e contratar profissionais à distância de forma realmente efetiva? Baixe nosso e-book gratuito e confira tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

E-recruitment
0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments