DP ou RH: como simplificar processos e separar funções?

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DP ou RH, você sabe qual é a rotina de cada um dos departamentos? Muitas vezes, esses dois setores acabam se confundindo dentro da empresa, gerando profissionais sobrecarregados e com dificuldades na gestão do tempo. Mas você sabia que é possível simplificar os processos dessas duas funções? 

Neste post, vamos explicar como a tecnologia pode ajudar sua empresa a separar funções e trazer mais otimização para o Departamento Pessoal ou RH. Confira a leitura na íntegra e entenda como isso pode ser feito. 

Como funciona o RH e DP nas PMEs?

RH e DP são departamentos distintos, mas que compartilham do mesmo cerne, as pessoas. Enquanto o Departamento Pessoal é o responsável pelas tarefas mais burocráticas e processos administrativos relacionados aos colaboradores, o RH trabalha para potencializar, reter e engajar o capital humano. 

São, portanto, dois setores que se completam e podem sim, atuar juntos. Isso, inclusive, é muito comum em pequenas e médias empresas que contam com times enxutos. O problema de unir dois setores, contudo, é que as atividades acabam se confundindo e tomando um tempo crucial dos profissionais, fazendo com que eles estejam sempre sobrecarregados. 

É aí que a tecnologia vem para auxiliar. Os softwares específicos de DP ou RH ajudam os profissionais dessas áreas a realizarem suas funções de forma otimizada e automatizada, o que  garante mais tempo e recursos para pensar de forma estratégica e assegurar mais qualidade aos processos

Saiba mais: Como o RH pode otimizar o seu tempo com a Sólides

Como simplificar processos no RH?

A digitalização do RH é a forma mais efetiva para simplificar processos. Por meio de ferramentas tecnológicas, é possível automatizar tarefas que, antes, eram feitas manualmente. Isso é vantajoso, principalmente, em organizações que não contam com um time grande de profissionais de RH.

Imagine, por exemplo, um processo seletivo. Sem as ferramentas tecnológicas, todo o processo de triagem de currículos precisaria ser feito de forma manual, o que não só tomaria tempo dos profissionais, como também exigiria um espaço maior para arquivamento de documentos. 

Com as ferramentas, todo esse processo se torna automatizado e pode ser feito de acordo com requisitos pré-definidos pelo próprio RH. Além disso, as informações são armazenadas na nuvem, com muito mais segurança e praticidade. 

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Izabel Cerqueira
Izabel atua como Coordenadora de Departamento Pessoal na Sólides. Formada em Gestão Financeira pela Uninter e Pós-graduada em MBA em Gestão e desenvolvimento de pessoas na Una. Há mais de 15 anos atuando na área de Departamento Pessoal, Especialista Folha de Pagamento, Encargos, E-Social e processos de internalização de Folha de pagamento.
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