O downsizing, em português "achatamento", é uma ferramenta de gestão que surgiu no final da década de 1970, com o objetivo de promover a redução de custos nas empresas para, assim, torná-las mais competitivas. Quando chegou ao Brasil, dez anos depois, o downsizing estava aprimorado e focado em promover uma reestruturação profunda nas organizações.
Este artigo esclarecerá o conceito de downsizing, apontará vantagens e desvantagens de sua aplicação e ainda, listará formas de implementar essa ferramenta na sua empresa. Ao final, esperamos que o conteúdo ajude a reestruturar as organizações para que conquistem mais e melhores resultados.
O que é downsizing?
Conhece aquela ideia de que “menos é mais”? Essa máxima tem relação com o conceito de downsizing e tem foco direto no departamento de RH e nos colaboradores. Ainda, consiste em reduzir e, muitas vezes, eliminar todos os processos ou pessoas/cargos desnecessários ou obsoletos na empresa.
São eles que acabam engessando as rotinas e causando impacto negativo diante da tomada de decisão e tornando os processos internos menos ágeis. Nesse sentido, o downsizing promove a reestruturação da empresa, usando um conjunto de técnicas administrativas que buscam:
- Reduzir custos;
- Eliminar processos desnecessários;
- Aumentar a eficiência produtiva.
O conceito fica ainda mais fácil de entender quando analisamos o termo downsizing. Na tradução do inglês, a palavra significa redução, diminuição, achatamento.
Como resultado, a aplicação da técnica traz menos burocracia, menos etapas e melhor performance, além de mais resultados, qualidade nas entregas e mais foco nas necessidades dos clientes.
Podemos comparar o downsizing com uma mudança para um apartamento menor. Primeiro, reduzimos os móveis, descartando o que não é utilizado. Depois, limpamos e organizamos a casa nova. Na última etapa, compramos a mobília que se encaixa no espaço reduzido.
Por isso, muitos gestores de RH costumam afirmar que o downsizing enxuga agora, no presente, para buscar a expansão da empresa no futuro.
Quai são os objetivos do downsizing?
De maneira ampla, o objetivo do downsizing é enxugar a empresa, reduzindo custos e mantendo os talentos para garantir o alto desempenho e, consequentemente, alcançar resultados. Além disso, a técnica busca:
- redução de custos;
- suprimir rotinas burocráticas;
- eliminar hierarquias e cargos desnecessários;
- tornar a comunicação interna mais transparente e rápida;
- dar agilidade à tomada de decisão;
- dar respostas rápidas às ações da concorrência;
- focar nas necessidades reais dos clientes e do mercado;
- agir com menos tempo de análise e maior assertividade;
- aumento da sinergia entre as equipes;
- melhora da imagem da empresa e da produtividade em geral.
Como implementar o downsizing?
Inicialmente, para implementar qualquer mudança na empresa, é imprescindível que as lideranças conheçam e compreendam o contexto interno e externo do negócio. Com o downsizing não é diferente.
Para ter êxito no processo de reduzir custos, pessoas ou processos e, assim, aumentar a eficiência produtiva da organização, a implantação deve ser bem realizada e assertiva. Agora, veja um conjunto de boas práticas que podem ser seguidas para que o processo de downsizing resulte somente em vantagens.
Pessoas são o maior capital
Nunca se esqueça dessa condição: são os colaboradores que garantem o sucesso e o crescimento das empresas. Por incrível que pareça, muitos gestores não são sensíveis a essa questão.
Assim, em situações de crise, não pensam em valorizar, nem em investir nos colaboradores. Por isso, ao implementar cortes, tente reter os talentos e os profissionais que apresentam alta performance na empresa.
Planeje bem as ações
Antes de aplicar cortes, planeje cada movimento e etapa do downsizing. Ainda, avalie quais custos precisam ser reduzidos ou suprimidos e quais processos estão em desuso ou precisam ser otimizados.
Analise a causa dos baixos resultados organizacionais
Procure investigar as razões por trás de resultados ruins. Eles podem estar ligados ao apoio inadequado aos clientes, à qualidade inferior de produtos e serviços diante da concorrência? Ou são consequências de uma crise na economia?
Entender o cenário da empresa é fundamental antes de aplicar métodos que podem repercutir em cortes.
Motive os colaboradores que continuam no time
Não deixe de incentivar e motivar aqueles profissionais que passaram pelo processo de downsizing, mas não foram impactados diretamente por ele. Dê suporte às equipes para que compreendam as decisões tomadas e fiquem alinhados à gestão durante o período de mudanças.
Coloque em prática um plano de ações
Estabeleça novos processos na empresa, revise e aprimore a cultura organizacional. Faça com que seu time “vista a camisa” do negócio e atualize os procedimentos de mercado, de produtos e serviços.
Pense em ações a longo prazo
Mesmo durante a implementação do downsizing, pense em ações para serem aplicadas mais adiante, como novos processos de recrutamento para atrair talentos alinhados com o novo momento da organização.
Invista na ampliação e na modernização
Não tenha medo de buscar formas de ampliação e modernização da empresa. Lembre-se que os cortes do presente representam o crescimento no futuro.
Aposte na reestruturação organizacional
Às vezes, tudo o que uma organização precisa é se reestruturar e assumir uma nova postura empresarial, principalmente diante das instabilidades econômicas. Por isso, acredite no downsizing como uma alternativa viável e necessária para simplificar e otimizar os processos.
Confira, a seguir, outras dicas práticas para implementar o downsizing de maneira eficiente e segura:
- analise os custos operacionais e de produção da empresa, elencando-os em grau de importância;
- substitua ou elimine os custos que não são significativos para os processos e objetivos gerais da empresa;
- simplifique a estrutura organizacional, diminuindo a quantidade de cargos e níveis hierárquicos onde for possível;
- corte cargos e postos de trabalho que não contribuem o suficiente para o desenvolvimento eficaz do negócio;
- aproxime os líderes das equipes para a tornar horizontal os processos internos de tomada de decisão;
- distribua responsabilidades entre o maior número de colaboradores possível para integrar processos e equipes;
- adote métricas de produtividade no trabalho e avaliações de desempenho para monitorar a performance dos colaboradores. Assim, a empresa os ajuda a atingir seu potencial máximo;
- se possível, terceirize serviços que não são diretamente relacionados às atividades-fim do negócio, como contabilidade, zeladoria, segurança, entre outros;
- invista em tecnologia para agilizar processos internos que podem ser geridos com mais facilidade e de maneira mais econômica.
Vantagens e desvantagens
No início do conteúdo, você leu que o downsizing consiste na redução, inclusive de pessoas. De maneira simplista, há o entendimento equivocado de que a técnica é negativa por aplicar cortes.
Como todo método, o downsizing tem suas vantagens e desvantagens. Por essa razão as empresas precisam estudar o cenário com cautela para aplicá-lo.
Vantagens
A aplicação correta da técnica de downsizing acarreta consequências positivas para a empresa, como:
- aumento do valor agregado da empresa;
- aumento da eficiência operacional;
- redução de custos e despesas operacionais da empresa;
- maior agilidade para tomar decisões;
- avaliações de desempenho mais eficientes;
- otimização da cadeia produtiva;
- operações em escala;
- foco nas necessidades reais do cliente;
- transparência na comunicação interna e externa;
- reavaliação e revitalização de processos.
Desvantagens
Por outro lado, quando mal planejado ou mal-executado, o downsizing pode trazer problemas para a organização. Entre as consequências negativas estão:
- diminuição dos lucros;
- perda de capital humano qualificado e especializado, principalmente quando há desligamentos precipitados;
- desmotivação dos colaboradores remanescentes, devido a potenciais desligamentos que o downsizing pode promover;
- queda inicial da produtividade interna com a diminuição do quadro de funcionários;
- queda na qualidade de produtos e serviços prestados, principalmente quando há terceirização de processos essenciais para o negócio;
- gastos com verbas rescisórias de funcionários demitidos;
- prejuízos para a imagem da organização, caso as lideranças não se manifestem clara e objetivamente a respeito de todo o processo de corte nas burocracias internas.
Dicas para cuidar do clima organizacional depois do downsizing
Mesmo diante das vantagens, a aplicação do downsizing na empresa pode abalar o clima organizacional. O motivo são as possíveis demissões em massa e a extinção de funções, cargos ou níveis hierárquicos. A consequência disso costuma desestabilizar o emocional dos colaboradores.
Assim, para essa transição em busca do “menos é mais” proposto pelo downsizing, é fundamental manter o clima organizacional em alta. Caso contrário, os gestores poderão ter problemas. Mas como cuidar do ambiente profissional e minimizar os impactos causados pelos cortes e mudanças?
Antes de tudo, aposte na transparência de todos os processos. A comunicação clara e sem ruídos pode ser o melhor caminho para que o downsizing atinja os objetivos, sem melindrar ou frustrar expectativas.
Paralelamente, não deixe de buscar estratégias para a manutenção constante da motivação dos profissionais. Nesse ponto, o departamento de Recursos Humanos tem papel fundamental e decisivo.
Logo, planeje e desenvolva campanhas internas para apresentar às equipes cada etapa do downsizing. Além disso, mostre as vantagens reais que serão conquistadas, não somente para a empresa, mas também para os funcionários.
O mais importante é garantir o bem-estar no ambiente profissional. E, para isso, é importante que a organização não meça esforços. Dessa maneira, os colaboradores perceberão que as mudanças serão positivas e ficará mais fácil lidar com elas e com os desafios impostos.
Como você viu ao longo do artigo, a técnica de downsizing é uma ferramenta de gestão complexa. Por esse motivo, ela não deve ser aplicada com o objetivo simplista de apenas reduzir custos.
Ainda, o downsizing exige planejamento minucioso do início ao fim. Sua implementação demanda estratégia, análise e acompanhamento. Quando os gestores tomam esse cuidado, os impactos podem ser significativos.
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