Dinâmicas de Grupo Online: Entenda as vantagens, cuidados e como fazer

Tempo de leitura: 6 minutos

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração deste artigo. Aperte o play!

As dinâmicas de grupo online já eram utilizadas, mas com a necessidade do distanciamento social, elas ficaram ainda mais em alta. Portanto, é um processo que muitas empresas precisaram rever em suas ações.

Assim como as dinâmicas tradicionais, as virtuais têm o objetivo de analisar a reação do candidato quando o mesmo está em uma situação de conflito. Ainda, como se comporta em grupo. A partir da análise, o RH tem em suas mãos uma base para selecionar o melhor profissional.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Para ajudar a sua empresa a se adaptar ao modelo de dinâmica em grupo online, preparamos este post. Aqui, você terá ideias de como aplicar esse processo em sua instituição e se adaptar de acordo com as suas necessidades. Vamos lá? Boa leitura!

O que deve ser avaliado em uma dinâmica de grupo online?

Muitos profissionais de RH ainda têm dúvidas sobre o que avaliar em uma dinâmica online. Normalmente, é por meio desse processo que o recrutador vai avaliar se o candidato tem o perfil para a vaga ou não. 

Portanto, nesse momento, o que vale a pena ser avaliado é:

  • empatia;
  • produtividade;
  • comunicação;
  • proatividade;
  • raciocínio lógico;
  • perfil profissional;
  • agilidade.

Logicamente, essa lista é uma base, então, você pode adaptá-la de acordo com a necessidade de cada vaga. 

Mas nos processos seletivos com gestões mais modernas, outras habilidades contam bastante. As chamadas Soft skills, que abrangem as capacidades comportamentais e habilidades subjetivas que podem ser analisadas. Aqui, o líder identifica pontos como:

  • senso de liderança;
  • pensamento crítico;
  • níveis de entusiasmo;
  • motivação;
  • resiliência.

No entanto, além dos itens citados acima, outras atitudes são observadas em uma dinâmica de grupo online. Portanto, a equipe de RH deve se atentar a pontos que podem ser considerados eliminatórios, como;

  • falta de comprometimento com o horário agendado;
  • erros grotescos de português;
  • desconhecimento sobre a empresa;
  • conversas paralelas;
  • não atendimento aos comandos solicitados;
  • excesso de nervosismo;
  • excesso de gírias e palavrões;
  • falta de educação com os recrutadores.

A realização de dinâmica de grupo online é feita por meio de aplicativos ou plataformas de reunião virtual. Para tanto, é possível usar o Skype ou Hangouts do Gmail. Mas há outras ferramentas, como Zoom Meetings e o Microsoft Teams.

Soft Skills

Exemplos de dinâmicas de grupo online

Antes de iniciar esse processo seletivo de forma online, é preciso organizar também o fit cultural da empresa. Afinal, uma instituição que não está acostumada com esse procedimento, pode ter dificuldades no início. Mas calma, isso é simples e mais prático do que você imagina!

Primeiramente, é necessário conferir se a conexão está boa para não falhar no meio do processo. Ainda, verifique câmeras e microfones. Mas os candidatos também precisam se preocupar com esses pontos. Por isso, que tal enviar um e-mail antes, pedindo a eles para não se esquecerem de checar esses itens?

Por fim, precisamos ressaltar que nem sempre será possível usar as mesmas ferramentas de uma dinâmica presencial. Mas algumas ações podem ser desenvolvidas com eficiência. A seguir, veja exemplos para você aplicar em sua empresa, de acordo com sua cultura

Teste online

Além dos processos seletivos, os testes online podem ser incorporados também às dinâmicas remotas de grupo. Assim, ao criar os testes, é possível incluir todas as perguntas e situações que seriam propostas na dinâmica presencial, por exemplo. As respostas podem ser avaliadas da mesma maneira, com o adicional de estarem documentadas para consultas posteriores.

Por meio dos testes online, o recrutador consegue avaliar o comportamento do candidato, seu comprometimento com o processo, conhecimento sobre a atuação da empresa, habilidades, competências e dificuldades.

Ao final da dinâmica, os testes podem ser anexados aos demais documentos do processo seletivo, a fim de que gestores e líderes conheçam os candidatos para o cargo, antes das entrevistas posteriores.

Uma ferramenta interessante para a aplicação de testes em dinâmicas online é o Google Forms. Com ele, é possível personalizar os formulários e compartilhá-los com facilidade a todos os candidatos. Ainda, permite que o candidato receba uma cópia de suas respostas.

Aplicar cases por meio de vídeos 

Os cases semi-fictícios são muito utilizados nas dinâmicas presenciais. No ambiente online, também é possível aplicá-los, bastam algumas adaptações. Em vez do recrutador propor o desafio ao vivo, uma boa dica é criar um briefing completo com a tarefa, com um prazo para conclusão, e enviá-lo antecipadamente aos candidatos. 

Uma vez concluído, os participantes gravam suas considerações via vídeo e as enviam para o recrutador. Este, por sua vez, fará as análises necessárias e pertinentes à vaga, bem como o cumprimento dos requisitos e respeito aos prazos.

Nos cases por vídeo, é fundamental que haja um tempo pré-definido para a duração de cada gravação. Dessa forma, todos os candidatos terão a mesma oportunidade e, consequentemente, não serão prejudicados ou beneficiados.

Debates online sobre a vaga pretendida

Para processos realizados em pequenos grupos, as discussões online e ao vivo são boas estratégias de dinâmicas na internet. Com um número reduzido de participantes, o recrutador tem mais controle na troca de informações, garantindo espaço igual de explanação de ideias para cada candidato.

Nesse modelo, o ideal é ilustrar situações rotineiras da empresa. Assim, o recrutador tem uma visão concreta de como o candidato solucionará os obstáculos aos quais for submetido. Ainda, como as reuniões são ao vivo, é válido ter um roteiro definido. Dessa forma, o recrutador vai direto ao ponto e os candidatos têm tempo hábil para trocar experiências.

Outra dica importante vale para os processos com vários candidatos. Para manter a organização e a coesão, vale dividir as dinâmicas em turmas reduzidas, mesmo que o processo seletivo se torne um pouco mais extenso.

Banner-ProcessoSeletivo

Plus: você conhece as fases da jornada de seleção para o candidato?

Um aspecto crucial para o bom andamento de qualquer processo seletivo é compreender quais etapas o candidato percorre, desde a pesquisa da vaga até a contratação. Assim, é possível planejar toda a trajetória e identificar as necessidades dele em cada etapa.

Então, na jornada do candidato, temos as seguintes fases:

  • descoberta, quando o candidato conhece a vaga e suas características;
  • interesse, que é o momento em que o candidato reconhece sua afinidade com a oportunidade;
  • candidatura, momento em que o candidato demonstra interesse pela vaga;
  • seleção, fase na qual o candidato participa das etapas do processo seletivo;
  • contratação, quando há a conclusão do processo e contratação do candidato.

Unindo a jornada do candidato às dinâmicas de grupo online e entrevistas individuais, o gestor consegue formar um time alinhado às expectativas da empresa, bem como aos seus valores e missão.

E então, gostou do artigo? Quer conhecer mais sobre o Recrutamento Online da Sólides? Preparamos um e-book com muita informação valiosa para você. 

3 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments