Dinâmica de grupo: veja 7 exemplos para aplicar no processo seletivo

Tempo de leitura: 6 minutos

Sem tempo para ler sobre dinâmica de grupo? Aperte o play abaixo e ouça o conteúdo!

Ao preencher seu e-mail você concorda com a Política de Privacidade da Sólides.

A dinâmica de grupo é uma das etapas mais importantes no processo seletivo. Junto a outras fases do funil de recrutamento, como a entrevista e a análise comportamental, esse método promove uma tomada de decisão mais adequada às necessidades da sua empresa.

Existem diferentes tipos de dinâmica em grupo para processo seletivo, que servem para observar características específicas de cada candidato. Por isso, preparamos um conteúdo para ajudar você a entender o objetivo dessa etapa e as maneiras de aplicá-la no processo de R&S. Confira!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que é dinâmica de grupo e para que ela serve?

Afinal, o que é dinâmica em grupo e qual é o objetivo dela? Essa é uma atividade que promove o engajamento entre os participantes de um processo de seleção. Ela serve para entender qual candidato tem maior afinidade com a cultura organizacional e os requisitos da vaga.

Durante a fase de recrutamento e seleção, ela é indispensável para saber se o futuro colaborador é comunicativo, proativo, empático e objetivo. Além disso, é aqui que as soft skills são avaliadas, definindo capacidades comportamentais e competências subjetivas, como:

  • liderança;
  • pensamento crítico;
  • entusiasmo;
  • otimismo;
  • trabalho em equipe;
  • ética;
  • resiliência.

5 tipos de dinâmica em grupo para processos seletivos

Existem vários tipos de dinâmica em grupo e, para escolher qual deles será aplicado no processo seletivo, é necessário definir seus objetivos com essa etapa. Para isso, faça um planejamento e identifique o que será preciso descobrir sobre os candidatos e quais competências são essenciais para o preenchimento da vaga.

A partir disso, você tem mais clareza sobre qual tipo de dinâmica é mais adequada para o processo seletivo. Confira alguns exemplos de como fazer dinâmica em grupo a seguir:

1. Dinâmica de entrosamento

Bastante comum no começo do processo seletivo, essa dinâmica serve para os candidatos mostrarem quem são. Entregue uma folha para cada participante e peça para escreverem algo sobre si mesmos. 

Você pode questionar sobre hobbies, gostos pessoais, além de questões básicas, como nome, idade, estado civil, entre outras perguntas para dinâmica em grupo. Dê em torno de dez minutos para responderem, recolha as folhas, misture-as e devolva-as aos participantes. 

Eles terão que ler e tentar descobrir de quem é o papel que pegaram. Assim, os candidatos ficam mais entrosados e relaxados, conseguindo mostrar quem são e que habilidades técnicas e comportamentais têm.

2. Dinâmica de iniciativa

As dinâmicas de iniciativa são ótimas para avaliar a capacidade de trabalhar em equipe, a proatividade e a comunicação dos candidatos. Um bom exemplo é a iniciativa do caos.

Nela, os candidatos saem da sala e, nesse tempo, você desorganiza todo o local, deixando objetos espalhados, mudando a posição dos móveis e jogando itens no chão. Ao voltarem, os participantes terão que decidir o que farão. 

Alguns podem começar a arrumar imediatamente, outros podem organizar o grupo em equipes para dividir as tarefas e há, ainda, quem não fará nada. Com essa dinâmica de grupo, você observará a iniciativa de cada candidato.

banner para baixar ebook sobre Guia completo do recrutamento e seleção: conceito e técnicas-dinâmica de grupo

3. Dinâmica da ilha deserta

A dinâmica da ilha deserta é uma boa opção para a contratação de um líder. Coloque um tapete no chão e diga aos candidatos que ali é uma ilha. Fale que eles não têm comida e precisam pensar em estratégias para sair dali.

Deixe que interajam por 15 minutos e, depois, converse sobre o que o grupo decidiu: veja se surgiu algum tipo de estratégia e se alguém se tornou líder da atividade. Isso ajuda você a perceber pontos relacionados às competências para a liderança. 

4. Dinâmica do desafio

Esse exercício é interessante para avaliar como os participantes lidam com a pressão diária. Para isso, pegue uma pequena “caixa misteriosa”, coloque uma música e peça que eles passem o objeto uns aos outros. Fique de costas para o grupo, para não enxergar com quem está a peça.

Quando a música parar, use seu poder para colocar pressão no jogo. Faça perguntas como: “tem certeza de que abrirá?”, “se você abrir, realizará tudo o que está descrito?”, “se você tiver que eliminar alguém da dinâmica, será capaz?” e “se a caixa pedir para você sair da dinâmica, você sairá?”.

O participante terá que decidir se abre ou não a caixa. Caso ele não abra, o jogo continua. Essa dinâmica ajuda a entender quanto eles são influenciados por pressões externas e como agem para superá-las.

5. Dinâmica do mural criativo

Essa é uma das dinâmicas de grupo mais conhecidas. Divida o pessoal em grupos distintos, separe canetas, tintas, recortes de jornal e cartolina. Escolha um tema para cada equipe apresentar de forma criativa e lúdica, com linguagem simples e beleza estética.

Ao fim, os grupos terão que apresentar os próprios murais e os participantes terão que discutir qual time apresentou o tema de forma mais criativa. Dica: evite discussões polêmicas para não causar um clima pesado no processo seletivo.

Leitura recomendada: Dinâmicas de grupo online: Entenda as vantagens, cuidados e como fazer!

Plus: 2 tipos de dinâmica em grupo online para home office

Com a expansão do trabalho híbrido e remoto em muitas empresas, uma solução é aplicar dinâmica em grupo online. Veja dois exemplos a seguir:

1. Cases em vídeo

Os cases são muito utilizados em dinâmicas presenciais, mas podem ser adaptados para o digital. Crie um briefing completo para a tarefa, com prazo de conclusão, e envie aos candidatos. Os participantes gravam as próprias considerações por vídeo e as enviam para o recrutador, que deve fazer as análises pertinentes à vaga.

2. Debates online

Outra ideia para dinâmica de grupo online é o debate virtual. Nesse modelo, é interessante ilustrar situações rotineiras da empresa para visualizar como o candidato solucionará os obstáculos aos quais for submetido.

Saiba mais sobre Atração de Talentos!

Gostou desse conteúdo? Então que tal continuar aprendendo como tornar os processos de contratação da sua empresa mais ágeis e eficientes? Leia o nosso Guia de Atração de Talentos: tudo que você precisa saber para atrair os melhores.

A Sólides é a HR Tech líder no Brasil para pequenas e médias empresas. Oferece uma  plataforma completa com tudo o que o RH precisa para otimizar a rotina e ganhar mais eficiência nos processos do setor.

4.5 22 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paschoal

Muito bom. A dinâmica do entrosamento será aplicada em nossa empresa. Parabéns e obrigado pela ajuda

Lêida da Silva Theophilo

Excelente! Adaptarei para conhecer meus alunos no 1º dia de aula!

Aldon Menezes dos Santos

Muito bom !!!

[…] reduzido por conta das pré-seleções realizadas anteriormente. Assim, você pode preparar as dinâmicas para conhecer os profissionais e ver como cada um se […]

Márcia

Muito rico o conteúdo, parabéns!!

Giuliano Sales

Oi, Márcia. Tudo bem?
Ficamos felizes com o seu feedback!
Muito obrigado por nos ajudar a buscar sempre a melhorar nossa qualidade.
Continue a acompanhar o nosso blog. 🙂

Abraços.

Silvia

Gostei do conteúdo desta pagina . Claro é muito objetivo .Esta me ajudando bastante .

Giuliano Sales

Oi, Silvia, tudo bem?
Agradecemos o seu feedback.
Esperamos continuar oferecendo conteúdos de qualidade para ajudá-la.

Abraços.

Lucilena Sabino Scamardi

achei as dinâmicas muito interessantes , estou pesquisando para aplicar num processo seletivo , a dinâmica ajuda muito para separar os melhores candidatos.