Como diminuir a rotatividade de funcionários da sua empresa com a Sólides?

BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

Você sabia que o Brasil lidera o índice mundial de rotatividade? O índice  do país é de 56%, segundo um estudo realizado pela Robert Half, através dos dados da CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). 

A rotatividade brasileira está muito acima dos indicadores de alguns países que já são considerados altos, como, por exemplo, a do Reino Unido (43%), França (51%) e Bélgica (45%). O curioso é que o país também se destaca pela alta rotatividade voluntária, ou seja, quando o próprio colaborador pede desligamento.

Controlar essa rotatividade é um dos maiores desafios das corporações e ter um bom indicador é crucial para manter a empresa saudável. Neste texto, vou mostrar de forma breve como é possível diminuir a rotatividade de funcionários da sua empresa com a Sólides.

O que define a rotatividade de uma empresa?

A rotatividade, ou turnover, é definida pela porcentagem entre admissões e demissões de funcionários dentro da empresa. Quando uma empresa tem um número alto de rotatividade, isso gera um impacto negativo, como:

  • Altas despesas com demissão e novas contratações;
  • Necessidade de investir em recrutamento e seleção de novos colaboradores;
  • Gastos com cursos e treinamentos;
  • Perda de interação entre os colaboradores;
  • Clima organizacional fica deteriorado;
  • Quebra de relacionamento com o cliente;
  • Queda na produtividade;

Mas como evitar todos esses problemas? A seguir você vai encontra algumas formas de diminuir a rotatividade da sua empresa. 

Tenha um processo de Recrutamento e Seleção mais assertivo

O processo de retenção de talentos se inicia desde o processo seletivo. Contratar a pessoa certa para o cargo é o primeiro passo para haver uma relação duradoura e de sucesso entre colaborador e empresa. 

A plataforma da Sólides traz diversos elementos para que essa contratação seja assertiva. Além de personalizar o site de vagas da sua empresa, é possível fazer uma análise mais ágil através do nível de compatibilidade dos requisitos técnicos necessários para cada cargo.

Com a Sólides você também consegue criar etapa de provas para testar o nível de conhecimento dos candidatos, programar entrevistas através do Chatbot, fazer a análise comportamental usando o Profiler e filtrar os candidatos para tornar a captação mais ágil.

Use uma ferramenta de mapeamento comportamental

O Profiler é uma ferramenta de mapeamento comportamental, desenvolvida pela Sólides e permite em poucos minutos você ter acesso a mais de 50 informações a respeito de uma pessoa. Por meio dessa ferramenta, é possível traçar os perfis comportamentais e identificar qualidades e dificuldades que possam impactar diretamente no clima organizacional e no ambiente de trabalho. 

É importante saber como cada colaborador se adapta e como trabalhá-lo, pois cada um tem um perfil comportamental diferente do outro. Esses perfis impactam, inclusive, no estilo de liderança que cada gestor assume.

Quanto mais você conhece o seu colaborador, maior embasamento terá para a tomada de decisões estratégicas. O Profiler tem o objetivo de gerar um autoconhecimento para o colaborador e também direcionar a liderança para uma gestão mais eficaz. 

A assertividade na comunicação interna também é um grande fator que auxilia na retenção dos talentos da sua organização. 

Os perfis comportamentais são: Comunicador, Executor, Planejador o e Analista. Na imagem a seguir você encontra algumas informações sobre cada um deles.

Perfis comportamentais Sólides

?Conheça mais sobre as aplicações do Profiler na Gestão de Pessoas

Tenha a estrutura dos cargos bem definidas

A definição das atribuições, responsabilidades e deveres, junto de seus respectivos salários, são parte estratégica na retenção de talentos. O principal intuito é levar mais transparência para os colaboradores, que podem ver com mais clareza como a organização valoriza cada posição ocupada em relação ao que se espera das entregas.

Além da estrutura técnica do cargo, a plataforma da Sólides possibilita a criação da engenharia comportamental do cargo, que define as principais competências esperadas para cada função. 

A plataforma traz o comparativo detalhadamente através do Sólides Matcher. Com a  ferramenta, é possível fazer a comparação do perfil comportamental entre o candidato e o cargo, além de facilitar o direcionamento no desenvolvimento dos colaboradores de forma assertiva.

Identifique os motivos para a saída dos funcionários

Com o People Analytics é possível ter acesso a gráficos e explicações que contribuem para uma análise mais aprofundada dos times, além de auxiliar no desenvolvimento de estratégias para aperfeiçoamento da performance.

O resultado são colaboradores mais satisfeitos e produtivos, além de uma baixa rotatividade dentro da empresa. 

Saiba como prever a rotatividade da sua empresa

O Radar de Rotatividade é uma ferramenta desenvolvida pelo time de inovação da Sólides. Ele traz dados para o RH e liderança sobre o engajamento dos colaboradores, auxiliando na criação de estratégias para reter os talentos da sua empresa. 

Através de dados do Profiler, é possível metrificar a probabilidade de saída e permanência dos colaboradores. O Radar é a ferramenta ideal para agir com antecedência e desenvolver formatos de retenção individual ou em grupo.

Faça o controle dos treinamentos internos e veja o que pode ser melhorado

Os treinamentos refletem na qualidade do clima organizacional. Engajar e capacitar seus colaboradores por meio de treinamentos, melhora a qualidade dos processos e capacita os profissionais a terem mais responsabilidade e facilidade na tomada de decisões por parte dos mesmos.

Investir em treinamentos fará com que os colaboradores se sintam valorizados e, dificilmente, procurem por oportunidade em outras empresas.

Ofereça benefícios corporativos atraentes

A Sólides possui um cartão exclusivo de benefícios. Aceito em mais de 4 milhões de estabelecimentos ao redor do Brasil e do mundo, ele dá flexibilidade aos seus colaboradores para usá-lo em supermercados, restaurantes, farmácias, postos de gasolina, e até para gastos do lar como luz, água e internet;

Proponha a cultura do feedback

Ter transparência e clareza do que é esperado entre líder, liderado e pares, em uma empresa é crucial para o sucesso da organização. A cultura do feedback proporciona uma relação de confiança entre os profissionais. Tanto para alertar e corrigir, quanto para elogiar e reconhecer, ele auxilia no processo de melhora no desempenho e no fortalecimento do engajamento.

Através do Aplicativo da Sólides, é possível enviar e receber feedbacks, aumentando ainda mais o engajamento entre os colaboradores. 

Nova call to action

Crie um plano de desenvolvimento individual - PDI

O PDI é uma ferramenta para desenvolver as competências dos colaboradores. Através dele, é possível aumentar o engajamento e a motivação de profissionais, melhorar a performance do seu time, e até mesmo preparar colaboradores para assumir futuras posições de liderança na empresa. 

Através da plataforma da Sólides, é possível estabelecer metas e prazos para cada competência a ser trabalhada no PDI, definindo onde o colaborador deseja chegar. Ele também permite cruzar informações das competências esperadas da Engenharia de Cargo e das competências levantadas na  Avaliação de Desempenho (AVD).

O Aplicativo da Sólides também permite que o colaborador possa acompanhar as metas e o avanço que está obtendo nelas.

Realize Pesquisas de Clima Organizacional de forma periódica

A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta poderosa que possibilita visualizar o panorama das percepções dos colaboradores sobre a companhia para criar uma estratégia de RH mais eficaz. 

A plataforma traz a opção de criar a Pesquisa de Clima de uma forma simples e prática. As possibilidades de envio das pesquisas são através do e-mail, link e no Aplicativo da Sólides. Também é possível disponibilizá-las no formato de respostas anônimas ou identificadas.

➡️ Agora que você já sabe todos os detalhes de como a Sólides pode te ajudar, e muito, a diminuir a rotatividade dos funcionários na sua empresa, chegou a hora de contar com todas essas soluções! Agende uma conversa gratuita com um dos nossos especialistas.

Amanda Silva
Amanda Silva
Psicóloga, com MBA em Gestão de Recursos Humanos, atuo há mais de 7 anos com recrutamento e seleção, grande bagagem em empresas de tecnologia, com definição de estratégias para atração e seleção de talentos. Hoje está como Supervisora do time de Talent Acquisition da Sólides.
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima