3 problemas do RH que todo gestor deveria ter superado

Tempo de leitura: 3 minutos

Assim como os demais setores de uma organização, o departamento de RH passa por constantes desafios que, apesar de difíceis, são responsáveis por grande parte do aprendizado dos profissionais inseridos nesse setor. Alguns problemas do RH são comuns e já deveria ter sido superados.

As origens dessas dificuldades enfrentadas por esses profissionais podem ser as mais variadas. Isso porque se trata de um setor que tem vivido mudanças grandes na atualidade e que também tem que lidar com a instabilidade de se trabalhar diretamente com os colaboradores.

Apesar de comuns, a existência de algumas dessas dificuldades pode ser extremamente maléfica para um negócio. Por isso, listamos aqui alguns problemas do RH mais comuns que já deveriam ter sido superadas pelos gestores. Acompanhe!

1. Mudança do operacional para o estratégico

Não precisamos nem citar a quantidade de gestores de RH que passa por grandes obstáculos durante a transição do departamento do operacional para o estratégico. Isso acontece porque infelizmente poucos são os profissionais de RH com conhecimentos necessários para fazer essa transição.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

A entrada do RH estratégico no mercado ainda é recente porém extremamente necessária. As empresas que abandonaram o operacional, atualmente possuem um grande diferencial competitivo no mercado uma vez que o departamento de RH passou a fazer parte da estratégia do negócio.

Dessa forma, os departamento de recursos humanos ainda puramente operacionais estão cada vez mais em desvantagem, podendo comprometer todo o sucesso da organização.

Apesar de tudo isso, não existe segredo. A transição do RH operacional para o RH estratégico não é nada fácil e exige trabalho duro. Para que ela seja bem feita é necessário que o departamento realize diversas pesquisas, treinamentos, capacitação de profissionais e até novas contratações, caso seja necessário.

O maior problema de se ainda possuir essa dificuldade é que ela compromete todo o futuro de um negócio, visto que o RH estratégico não é mais uma opção e sim um requisito. Por essa razão, os gestores de RH devem trabalhar muito para superá-la.

2. Interpretação de dados e acompanhamento de métricas

A interpretação de dados e acompanhamento de métricas vem como um aliado às estratégias do departamento de recursos humanos. São esses os responsáveis pelo funcionamento de um RH estratégico de sucesso.

Após uma transição de um departamento operacional para o estratégico, os profissionais de RH utilizam algumas ferramentas que facilitam a gestão gerando dados importantes. Esses dados podem ser os mais diversos como índice de rotatividade, níveis de engajamento, produtividade, clima organizacional, etc. Dessa forma, o segredo da manutenção de uma boa gestão se encontra no acompanhamento e interpretação desses dados para o planejamento de estratégias futuras.

Um gestor que tem dificuldades de interpretação de dados e não acompanha as métricas do departamento é incapaz de realizar uma gestão eficiente. Por essa razão, essa dificuldade já deveria ter sido superada por esses profissionais. Caso não tenha sido, corra atrás do prejuízo e bote a mão na massa!

Desenvolvimento de liderança e desenvolvimento de equipes

Sabemos que um dos requisitos importantes para o desenvolvimento de equipes dentro de uma empresa é uma liderança competente. Isso significa que o desenvolvimento de equipes depende de alguma forma do desenvolvimento da liderança e esta depende da ajuda de um departamento de RH capaz para se aprimorar.

Os benefícios desse desenvolvimento são, na maioria dos casos, percebidos apenas a longo prazo. No entanto, são extremamente significantes para o crescimento de qualquer negócio.

Por esse motivo, um gestor de RH com dificuldades de desenvolvimento de liderança e equipes acaba prejudicando o bom funcionamento de todo o sistema de uma organização. A boa notícia é que nunca é tarde para superar obstáculos. Então, pesquise, busque conhecimento e aprenda para tornar o seu RH cada vez mais eficaz.

Gostou do nosso conteúdo? Aprenda mais sobre estratégia de recursos humanos com o nosso e-book “Planejamento Estratégico: como alavancar meu RH“!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of