Quais as diferenças entre departamento pessoal e RH?

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabe realmente quais as diferenças entre departamento pessoal e RH? Esse é um tema que gera vários questionamentos, afinal, muitos pensam que as duas áreas exercem a mesma função. Mas isso é um grande engano!

Primeiramente, há uma diferença bem simples, o RH é o coração da empresa, enquanto o departamento pessoal é a razão. Assim, fica mais fácil de entender quais são as principais diferenças entre esses setores. Porém, que fique claro, eles devem trabalhar em parceria.

Para esclarecer melhor as dúvidas, criamos este post, para mostrar as diferenças entre departamento pessoal e RH. Por isso, continue acompanhando e saiba mais sobre as funções desses importantes setores. Boa leitura!

Afinal, o que é o departamento pessoal e o RH das empresas?

Antes de falarmos das diferenças entre as áreas, precisamos mostrar um pouco sobre cada uma — saber o que significam é muito importante.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O departamento pessoal é o setor da empresa que fica responsável pelas tarefas e atividades específicas. Logo, a contratação de novos colaboradores, pagamento de salários, transporte, férias, licença médica ou maternidade, 13º salário, organizar horários e rescisão contratual dos profissionais são funções dessa área.

Já o RH ou Recursos Humanos, é um setor que reúne habilidades, metodologias, políticas, técnicas e práticas definidas com o intuito de administrar o comportamento dos colaboradores e sentir o clima corporativo como um todo. Além disso, ele tem a tarefa de potencializar o capital humano.

As principais atribuições do RH são recrutar e selecionar novos candidatos, avaliar o desempenho dos colaboradores de forma individual e em equipe, proporcionar treinamentos e desenvolver a pessoa para fazer suas atividades com mais assertividade e produtividade. Além de medir todos os indicadores. A ideia básica é alinhar as políticas do setor com as estratégias da empresa.

Quais as principais características de RH e departamento pessoal?

Agora que você já sabe a definição de cada setor, conseguiu entender o porquê de um ser a razão e o outro o coração? O RH é a área mais humanizada, enquanto o departamento pessoal precisa agir mais com o seu lado racional. Afinal, na hora de desligar um colaborador, não tem como deixar a emoção falar mais alto, não é mesmo?

Para mostrar ainda mais as diferenças entre departamento pessoal e RH, veja agora algumas características desses setores.

Profissionais especializados

Os profissionais de RH devem ser especialistas em lidar com pessoas, o que é uma arte bastante difícil. Isso independentemente da sua formação, pois é necessário ter empatia para atuar nesse setor. Portanto, é importante que as empresas tenham a descrição do cargo bastante definida, assim é possível fazer a seleção de talentos adequadamente.

As diferentes funções

O RH é o setor responsável pela valorização e mediação entre o departamento pessoal e a empresa. Embora essas áreas tenham o costume de dividir a mesma sala, elas têm funções diferentes. Por isso, o ideal é que cada departamento tenha seu espaço.

Para mostrar as diferentes atividades, o RH é o responsável por selecionar o candidato interessado em uma vaga de emprego. Quando for selecionado, ele irá para o departamento pessoal preencher o contrato admissional, portanto, o DP fica com a função de cuidar de toda a parte burocrática. 

Depois, o RH será o responsável por realizar a integração desse novo colaborador, bem como providenciar todos os treinamentos que ele necessita para atender suas demandas com excelência.

Outra distinção de funções é: quando um profissional tem dúvida sobre o seu contracheque, ele deve procurar o departamento pessoal e não o RH.

Relação com os colaboradores da empresa

O RH tem a missão de ser um facilitador entre a empresa e o colaborador. Logo, precisa fazer com que os profissionais sejam atendidos em suas necessidades, por exemplo, ao terem todos os recursos que precisam para desenvolver a sua função. É uma forma de manter o colaborador trabalhando com motivação, de maneira organizada e com bom relacionamento entre todos.

O departamento pessoal cuida dos benefícios e salário dos colaboradores para que eles sejam pagos em dia. Assim, eles sabem que poderão trabalhar com tranquilidade e que terão todo o mês o seu pagamento sem nenhum atraso.

Quais os benefícios de separar cada setor?

Como você viu,  RH e departamento pessoal se completam, mas não são a mesma coisa, ou seja, têm funções e objetivos diferentes, mas com o propósito de melhorar a vida corporativa de cada talento da empresa.

Assim, o ideal é que os setores sejam separados dentro da organização. Cada área deve ter a sua sala e profissionais capacitados para exercer essas funções. Afinal, as pessoas que trabalham no RH não tem a missão de cuidar dos benefícios financeiros oferecidos aos colaboradores. Além disso, o DP não tem o feeling de cuidar de pessoas como o RH tem.

Portanto, ter um setor de departamento pessoal fará com que os processos administrativos que envolvem a gestão do colaborador sejam executados com excelência. Além disso, terá profissionais com a responsabilidade de fazer com que a empresa cumpra com as leis e normas trabalhistas, evitando assim as multas e processos.

Já o RH será capaz de cuidar com maestria da gestão do clima organizacional da instituição, no planejamento estratégico, para que os cargos e salários, bem como a política de benefícios dos colaboradores. Portanto, cuidará da capacitação de cada talento, mas também de se certificará que todos os direitos deles estão sendo respeitados para que o ambiente corporativo se torne mais saudável.

Ao longo do texto você viu que das diferenças entre departamento pessoal e RH a principal delas é que o primeiro cuida da parte administrativa e burocrática que dizem respeito ao empregador e ao empregado. Já o segundo, lida diretamente com a gestão de pessoas. Ainda, que eles podem e devem trabalhar em parceria para assegurar que os interesses dos talentos e da empresa estão sendo atendidos. 

Mas é essencial que cada setor faça a sua função com excelência para que tudo funcione perfeitamente. Além disso, é necessário deixar claro para o colaborador que, por exemplo, questões de erro salarial é com o DP, mas se o que ele precisa é de um treinamento em especial, pode ver essa possibilidade com o RH.

Muitas pessoas realmente confundem esses dois setores. Portanto, para não ficar nenhum tipo de dúvida, não deixe de conferir também tudo sobre a rotina de departamento pessoal.

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments