Pode parecer que os termos “funcionário satisfeito” e “funcionário engajado” remetam, basicamente, à mesma coisa. No entanto, por mais que sejam termos semelhantes, existe uma diferença crucial entre eles que é responsável pelo sucesso ou pelo fracasso de diversas organizações. Essa confusão, ainda existe até mesmo dentro do departamento de recursos humanos. A satisfação e o engajamento são, de fato, interligados e extremamente importantes por si só. Porém, o problema está quando a empresa enxerga esses dois fatores como iguais e acredita que, esses funcionários que estão satisfeitos, estão também engajados, quando na realidade, não é bem assim.
Ofereça visibilidade Esse tópico pode ser dividido em dois aspectos. Em primeiro lugar pensamos no aspecto de acessibilidade que os colaboradores têm quando o assunto é a gestão da empresa. A sua empresa possui uma gestão muito vertical onde os gestores são apenas nomes para os funcionários? Ou ela é é mais aberta e horizontal, oferecendo um contato maior entre a gestão geral e as equipes? É importante pensar sobre isso pois é muito provável que os colaboradores da empresa não sejam estimulados ao engajamento se forem enxergados pela gestão apenas como meros números. O outro aspecto da visibilidade é mais interno. Você reconhece as conquistas dos seus colaboradores? As pessoas ficam sabendo quando ele fez algo bom para a empresa como um todo? Se a resposta for negativa, talvez seja o momento de rever a maneira que você dá os feedbacks. Todo colaborador quer ser reconhecido pelo que faz. Mostre pra ele o quanto ele é essencial dentro da empresa, sempre, ok?
- dezembro 5, 2023
- Engajamento e Retenção
- por Sanny Vasconcelos
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