Diferença entre chefe e líder: principais características e como identificar

Ainda que os termos sejam confundidos e interpretados como sendo a mesma coisa, há diferença entre chefe e líder. Saiba quais são elas!
diferença entre chefe e líder
BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

Apesar de haver confusão entre os termos, há diferença entre chefe e líder e eles não significam a mesma coisa. Compreender o que cada termo representa pode ajudar a empresa na criação de um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo. 

Para ajudar com isso, elaboramos um conteúdo para explicar o que é um chefe, um líder e qual o papel de cada um com a equipe. Portanto, para saber mais sobre o assunto, continue sua leitura!

Qual é a diferença entre líder e chefe?

Em geral, a figura do chefe é autoritária, que trata os colaboradores como subordinados e não valoriza o bem-estar dos mesmos. Já um líder é uma pessoa inspiradora para a equipe, que influencia bons resultados e tem conhecimento de como despertar a melhor performance em cada membro do time, estimulando o trabalho em conjunto.

Sendo assim, o chefe é uma pessoa que possui autoridade na instituição e que cuida ativamente do gerenciamento e supervisão de atividades. Para chefiar, é necessário alto conhecimento do setor e de seus processos, bem como capacidade para cumprir prazos. 

Por isso, o chefe costuma ser rigoroso com as regras da empresa e não observa a necessidade dos funcionários. Ou seja, ele exerce poder autocrático com seus funcionários. Ele manda, eles obedecem. 

E, como responsável pelo setor ou equipe, ele leva o crédito pelo trabalho de todos, não havendo reconhecimento da participação de cada colaborador.

O líder, por sua vez, não precisa ter autoridade na instituição para ser querido e respeitado pelos colaboradores. Então, independentemente da posição que ele ocupa na hierarquia, ele se faz ouvido pelo time. Isso porque ele constrói sua autoridade com base na confiança que os colaboradores têm nele. 

A partir de suas habilidades de liderança, ele consegue, também, gerenciar setores e suas atividades, mas, por sua proximidade com seu time, ele atende as necessidades de sua equipe. E, quando fazem um bom trabalho, cada um recebe o devido reconhecimento por sua participação.

Portanto, a diferença entre chefe e líder é que o primeiro exerce controle sobre seu time devido à sua posição na empresa, o segundo promove o engajamento dos colaboradores pelo respeito conquistado por ele.

Receba os melhores conteúdos sobre Gestão de Pessoas e fique sempre atualizado!

Inscreva-se na nossa Newsletter e receba informações exclusivamente no seu e-mail 📩

Quais são as características de um chefe?

Como ficou claro, o chefe tem o foco na execução do trabalho e não nas pessoas. Dessa forma, ele é autoritário e não se preocupa com o bem-estar das pessoas, mas com alcançar os objetivos propostos

Além disso, quando há alguma decisão importante, ele não costuma perguntar a opinião de seus subordinados, sendo o único que direciona os projetos. 

Por causa dessas características, os colaboradores tendem a não tentar conversar com o chefe ou expor as suas ideias. Assim, a comunicação entre eles costuma ser de cima para baixo, com o chefe dando ordens e seus subordinados cumprindo.  

Dessa forma, o chefe costuma ser distante da sua equipe, evitando envolvimento pessoal e a demonstração de qualquer interesse pela vida dos membros da equipe.

Pode-se concluir que a equipe obedece o chefe pelo medo que tem dele. Contudo, esse medo pode levar a má vontade na realização de tarefas e na dificuldade de fazer com que a equipe ouça e cumpra o que foi determinado. 

Qual o comportamento de um líder?

O líder é aquele que sabe se comunicar de forma inteligente e tem consciência de suas emoções, para gerenciá-las e não perder o controle em tempos de estresse. 

A comunicação é fundamental para um bom líder porque, através dela, ele se fará ouvido e transmitirá mensagens com transparência. Além disso, é fundamental que ele saiba solucionar conflitos no ambiente de trabalho, assim como imprevistos que prejudiquem o time. 

Com seus conhecimentos, ele consegue manter a tranquilidade de todos e aplicar estratégias eficientes para contornar os problemas. 

O líder é aquele que cuida da sua equipe, busca aproximação com todos e entende que seu bem-estar impacta diretamente nos resultados do trabalho. 

Ele inspira sua equipe e é respeitado por quem é e pela proximidade que busca com os membros do time. Ele procura fazer conexões verdadeiras com o time, incluí-lo nas decisões e atender às necessidades individuais de cada colaborador. 

Além disso, ele mantém as pessoas motivadas no trabalho, incentivando que cada um dê o seu melhor. Os trabalhadores não têm medo de falar com ele, dar ideias ou expressar sua opinião, o que faz com que se sintam parte de um time

E é assim, com foco no trabalho em equipe, que o líder consegue os melhores resultados. Por isso, a geração Z, que vem redefinindo os padrões tradicionais de trabalho, busca colaborar com líderes e não obedecer a chefes. 

Material gratuito: 10 dicas para gerenciar o comportamento dos colaboradores

Preencha o formulário e receba o material grátis no seu e-mail 📩

Como identificar as diferenças entre chefe e líder?

Agora você compreendeu a diferença entre chefe e líder e já pode identificar como cada um deles age, na prática. Conheça mais sobre a postura de cada uma dessas figuras:

Líder ou chefe?

As atitudes de um líder são:

  • É menos autoritário e mais influente;
  • Tem a confiança da equipe;
  • Reconhece quando erra;
  • Divide os créditos de bons resultados com o time;
  • Entende como o bem-estar de cada um influencia no trabalho;
  • Trabalha em equipe;
  • Dá o exemplo trabalhando junto;
  • É respeitado porque também respeita;
  • Se preocupa em manter a motivação e o engajamento da equipe;
  • Aprende junto com a equipe, enquanto a direciona;
  • Colabora no que pode, auxiliando os colaboradores em suas atividades;
  • Apesar de ter alta capacidade técnica, não sabe lidar com pessoas.

Já as atitudes de um chefe podem ser descritas como:

  • É mais autoritário e exige obediência;
  • A equipe o obedece por medo;
  • Quando erra, coloca a culpa no trabalho de todos;
  • Assume os créditos pelo resultado, por ter direcionado a equipe;
  • Se preocupa apenas com prazos e resultados;
  • Exige que cada um faça sua função e não se dispõe a ajudar;
  • Não escuta seu time;
  • Apenas delega, mas não atua junto nos projetos;
  • Não entende as necessidades do seu time como parte do seu trabalho;
  • É inacessível ao time, mesmo que ele sinta dificuldades no trabalho;
  • Apesar de ter alta capacidade técnica, não sabe lidar com pessoas.

Então? Identificou alguma dessas atitudes em você ou em algum colega? Se sim, esta é a hora de trabalhar o autoconhecimento e entender mais sobre como um verdadeiro líder impacta sua equipe positivamente.

⭐ Faça o curso gratuito: Autoconhecimento profissional

Qual a função de um líder?

Ter um líder na equipe é essencial para que ela seja direcionada e se sinta amparada, quando precisar. O líder motiva cada um do time, mostrando-lhes seus pontos fortes e o que seu trabalho tem de positivo. 

Assim, os colaboradores sentem que estão realmente contribuindo e têm mais confiança em si, impulsionando mais produtividade e otimizando resultados. 

Além disso, é o líder que busca construir um ambiente de trabalho colaborativo e tranquilo, com solução rápida de conflitos internos. 

Ele deve ser alguém em quem os colaboradores vão se inspirar e que os ajudará a crescer. Ou seja, ele tem uma boa relação com as pessoas, mas também auxilia no desenvolvimento da empresa

Por preocupar-se com todos, o líder também evita casos de burnout, burnon e diminui a saída de funcionários, colaborando para a retenção de talentos.

Os colaboradores se sentem melhor perto deles e podendo contar com sua orientação. Ao se comprometer com as pessoas, o líder consegue que elas se comprometam com suas atividades e criam ambientes saudáveis e motivadores.

Deste modo, é importante que a empresa trabalhe com líderes, para obter sucesso nos negócios. Eles são agentes de mudanças e mexem diretamente na dinâmica de grupo das equipes, impulsionando cada pessoa a promover uma alta performance

💡 Saiba também:

Como desenvolver as características de um líder?

Para ser um bom líder, é preciso conhecer sua equipe para identificar os conhecimentos e habilidades de cada um. Apenas assim é possível delegar tarefas conforme o que fazem de melhor, deixando os colaboradores mais felizes e a empresa mais produtiva. 

Além disso, uma característica muito importante de quem lidera é saber ouvir e considerar os feedbacks que chegam. Essa é uma forma de identificar problemas nos projetos e necessidades dos funcionários que precisam ser supridas. 

Também é importante que o líder seja parte da equipe e aja como tal, sendo exemplo para seu time. Por isso, é preciso disposição para ensinar, tirar dúvidas e fazer junto. 

Mais uma diferença entre chefe e líder, que é fundamental para aquele que deseja liderar, é a empatia que um líder tem. Ele precisa se fazer acessível para que as pessoas sintam que podem contar com ele e não tenham medo de fazê-lo. 

Ainda, é preciso que o líder confie em sua equipe para que cada um tome as decisões que julgar necessárias e assuma responsabilidades referentes a sua função. Do contrário, sua presença será sempre requerida e os projetos não andarão no prazo esperado. 

Também é preciso que um líder seja aberto a novas ideias, escute seu time e faça tentativas considerando novas perspectivas. Dessa forma, ele valoriza as contribuições das pessoas e as torna mais confiantes.fee

E, claro, mantenha contato com grandes líderes do mercado e faça networking com pessoas inspiradoras!

São muitas características e é possível listá-las, mas não as aplicar de imediato. Isso porque, para desenvolvê-las, é preciso interesse, conhecimento, tempo e prática. Abaixo, você encontra uma lista com os melhores livros, cursos e filmes sobre liderança, para iniciar sua jornada a caminho de ser um bom líder!

Participe!

15 livros, cursos e filmes sobre liderança

Para quem gosta de ler, daremos as dicas com livros com bons conteúdos focados na liderança. Aqueles que gostam de aplicações práticas das informações gostarão dos cursos indicados. E quem é fã de histórias e tira delas as melhores lições, gostará dos filmes apresentados.

Livros

São bons livros para estudar sobre liderança:

  • "Decisões de Alto Impacto: Como Decidir com Mais Consciência e Segurança na Carreira e nos Negócios", de Uranio Bonoldi. Ensina a tomar decisões mais conscientes e seguras para um impacto positivo na carreira e nos negócios.
  • "Como fazer amigos e influenciar pessoas", de Dale Carnegie. Oferece estratégias práticas para melhorar habilidades interpessoais e influenciar positivamente os outros.
  • "O monge e o executivo: Uma história sobre a essência da liderança", de James C. Hunter. Explora a liderança servidora através de uma narrativa envolvente, destacando a importância da empatia e do serviço.
  • "De volta ao mosteiro: O monge e o executivo falam de liderança e trabalho em equipe", de James C. Hunter. Complementa o primeiro livro com foco em liderança eficaz e construção de equipes coesas.
  • "A coragem para liderar: Trabalho duro, conversas difíceis, corações plenos", de Brené Brown. Enfatiza a importância da vulnerabilidade e autenticidade para liderar com coragem e eficácia.

Cursos

Você sabia que a Sólides tem uma plataforma completa de ensino voltada à Gestão de Pessoas, com cursos gratuitos? Para você avançar no seu desenvolvimento de liderança, separamos algumas indicações:

Filmes

Por fim, os filmes que contém lições sobre liderança:

  • “A Grande Virada” (2010), filme estrelado por Ben Affleck, Tommy Lee Jones e Kevin Costner, conta com uma série de lições necessárias a um líder, como resiliência e adaptabilidade, empatia e trabalho em equipe, dentre outros.
  • “O Método (2005)” é um filme que aborda a tomada de decisão sob pressão e habilidades de comunicação, além de trazer dilemas éticos e morais, para reflexão.
  • “Steve Jobs (2015)”, estrelado por Michael Fassbender, Kate Winslet e Seth Rogen, mostra a potência da visão, inovação e perseverança. Ele também aborda a importância da atenção aos detalhes e da adaptabilidade.
  • “Jerry Maguire” – A Grande Virada” (1996), estrelado por Tom Cruise, é um filme que retrata como princípios e valores são importantes e ajudam na construção de relações autênticas, dentre outras lições.
  • “Moneyball – O Homem que Mudou o Jogo” (2011), estrelado por Brad Pitt é um filme que foca na inovação e coragem de aplicar novas ideias, mostrando como é possível fazer isso com recursos limitados, repensando sua distribuição. A boa gestão também é uma questão abordada no filme, bem como a delegação de tarefas.

Como um líder influencia a performance da equipe?

A diferença entre chefe e líder é que este último influencia a carreira dos colaboradores, incentivando seu desenvolvimento profissional

Isso é possível porque ele aplica inteligência comportamental com seu time, possibilitando que as pessoas escolham que caminho seguir. Dessa forma, ele as ensina a pensar e valoriza a contribuição delas nos projetos.

Além disso, ele as direciona para que conheçam e utilizem suas habilidades e talentos e as ajuda a identificar as áreas em que precisam de aprimoramento. Portanto, o líder estimula o autoconhecimento de cada um do time.

Baixe grátis!

Como o RH pode ajudar os líderes a se desenvolverem?

Um RH estratégico trabalha para identificar quais são as necessidades dos colaboradores e busca meios de atendê-las. 

É possível fazer isso por meio de programas de treinamento e desenvolvimento, que ajudarão a preencher lacunas de conhecimento e habilidades que os profissionais precisam.

Não é diferente com os líderes: as lideranças também têm seu ponto forte e fraco e precisam de estímulo para se desenvolverem. Isso pode ser conseguido com um plano de desenvolvimento de líderes focado em promover conhecimento e ensinar novas habilidades às lideranças. 

Para descobrir o que deve compor este plano, é preciso fazer o mapeamento das lideranças da empresa, definindo seus pontos fortes e fracos. Em seguida, é preciso registrar quais são as necessidades da empresa, para cruzar com essas informações.

Neste artigo você viu a diferença entre chefe e líder e percebeu que, enquanto o chefe precisa de uma posição formal acima de seu time, o líder é respeitado e seguido, independentemente do cargo que ocupa. O chefe tem conhecimentos técnicos, o líder, habilidades sociais.

Por isso, é importante que a empresa tenha mais que chefes, líderes, para guiar e motivar os colaboradores, criando bom clima no ambiente de trabalho e incentivando a produtividade.

Para saber como é possível estimular o crescimento dos líderes, sugerimos que você confira a solução completa de RH e DP da Sólides, a única integrada com inteligência comportamental! A partir de um mapeamento assertivo sobre seus colaboradores, você saberá como promover os melhores programas de desenvolvimento e obter os resultados necessários!

Agende uma demonstração grátis

Sabrina Siqueira
Sabrina Siqueira
Sou apaixonada por Gestão de Pessoas desde sempre! Me tornei especialista em Gestão Comportamental, cursei administração com Ênfase em Comercio exterior (UNA), fiz Pós Graduação em Gestão Comercial e Vendas. Atualmente também sou facilitadora da Formação Analista Comportamental Profiler e Sales Enablement do time de New MRR da Sólides
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima