Diferença entre chefe e líder: 5 atitudes que fazem a diferença

Tempo de leitura: 4 minutos

Não é difícil encontrar quem frequentemente associe o ato de chefiar com liderar, não é mesmo? Muitos, inclusive, acreditam que as duas coisas são sinônimas e, por conta disso, não sabem dizer nenhuma diferença entre chefe e líder. Porém, a verdade é que a liderança vai muito além de estar em uma posição superior aos demais.

Ser um líder é criar um canal de diálogo com os outros, pensar na satisfação profissional e como isso impacta a produtividade geral, desafiar a si mesmo e aos liderados e sempre promover o crescimento profissional de cada indivíduo da equipe.

Para exemplificar ainda mais esse contraste, nós listamos algumas atitudes que fazem a diferença entre ambos. Confira!

1. Saber ouvir e dar feedback

A primeira diferença entre chefe e líder é que este último não apenas entende a importância de saber ouvir e dar feedback, como adota essa postura de forma recorrente no trabalho. Afinal, não se trata de fazer críticas ou apontar os defeitos dos demais.

Ao contrário, significa valorizar o trabalho que está sendo feito pelos colaboradores e buscar caminhos alternativos para aqueles que não acompanham os colegas ou apresentam desempenho aquém do esperado. Além disso, o líder tem um retorno sobre a própria postura e o que pode melhorar para ter uma equipe mais coesa e motivada.

2. Não deixar de investir nas habilidades dos liderados

Um líder nunca se dá por contente apenas com um ambiente de trabalho satisfatório e metas batidas. A razão disso, é que ele entende que uma rotina laboral sem desafios e sem desenvolvimento individual cria uma realidade que engessa e deixa a equipe sem prospecção — como se estivesse em modo automático.

É por esse motivo, que ele investe e proporciona um espaço para que cada funcionário possa evoluir e aperfeiçoar as habilidades que tem. Como isso ocorre? Por meio de novos projetos, plano de carreira e oportunidade constante de aprendizado para todos.

3. Saber delegar tarefas

Outra grande diferença é que, além de sempre investir no desenvolvimento das habilidades dos liderados, um líder sabe da necessidade de delegar tarefas.

Isso porque enquanto um chefe assume para si toda a responsabilidade e a autoria dos projetos, sobrecarregando-se e deixando a equipe apenas com a função de exercer ordens, aquele que lidera dá autonomia aos demais e divide com eles a responsabilidade do crescimento e sucesso do setor.

Ou seja, ele cria oportunidades para que os funcionários com quem trabalha possam crescer e se aprimorar, enquanto ele assume o papel de orientador e guia nessa trajetória.

4. Compartilhar as conquistas

O setor foi bem e trouxe o resultado mensal esperado pela empresa? Então, o chefe comemora e notifica a equipe a respeito. Contudo, quando é um líder que tem a confirmação dessa notícia, ele faz questão de compartilhar a boa nova e reconhecer que ela só foi possível por conta do desempenho, esforço e proatividade de todos.

A razão disso é que quem lidera faz questão de demonstrar a importância da sintonia e integração do grupo e o valor de cada liderado. Dessa forma, cria-se um ambiente de trabalho autoestimulante e que gera satisfação e realização profissional a todos, sem exceção.

5. Limitar e solucionar conflitos internos

Por último, mas não menos importante, enquanto um chefe toma ciência de conflitos internos entre membros da equipe e nada faz a respeito, um líder age ativamente para sanar a questão. Ele propõe, por exemplo, reuniões que gerem uma abertura de diálogo e o restabelecimento da harmonia no time.

Afinal, quando as relações profissionais (e pessoais) ficam estremecidas entre dois ou mais liderados, isso impacta negativamente o clima organizacional e, principalmente, a produtividade. Isso porque cria-se atritos por conta do aumento da competitividade, falta de comunicação e até mesmo falta de motivação generalizada.

Como você leu, a diferença entre chefe e líder não se restringe à gestão do ambiente de trabalho, pois também engloba as relações interpessoais, a satisfação profissional de cada indivíduo e a mobilização geral em prol de se desenvolverem e, com isso, conquistarem, cada vez mais, bons resultados.

Gostou de ler mais sobre o assunto? Então, não deixe de nos seguir no FacebookLinkedInTwitter YouTube para aprender como ser um excelente líder!

resultados-cta-blog

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
clarisse Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
clarisse
Visitante
clarisse

Ótima explicação. Parabéns.