Conheça as dicas para oferecer qualidade de vida no trabalho

Tempo de leitura: 7 minutos

O mundo está em constante evolução e, especificamente no mercado de trabalho, as empresas já perceberam que, quanto mais motivados e satisfeitos, mais os funcionários produzem e têm mais chance de crescer junto à organização.

Para isso, não basta oferecer um bom salário e benefícios atrativos. É preciso proporcionar qualidade de vida no trabalho, conceito que passa pelo dia a dia da empresa em si e também pelas relações com os colegas, o bem-estar e a saúde física e mental de todos.

Esse conceito também passa pela possibilidade que o trabalhador tem de conseguir conciliar sua vida profissional à pessoal, tendo a oportunidade de resolver suas demandas mais íntimas e ter tempo para descansar e estar com a família e os amigos.

Nesse sentido, o Tangerino – controle de ponto digital traz neste artigo detalhes sobre o conceito de qualidade de vida no trabalho e algumas dicas de como as empresas podem investir para oferecê-la aos seus colaboradores.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que é qualidade de vida no trabalho?

Durante muito tempo, funcionou bem, especialmente para as empresas e seus donos, o modelo de trabalho em que o funcionário cumpria sua jornada de trabalho e suas tarefas, de forma mecânica, sem que para isso fosse preciso oferecer algo a mais para motivá-lo. Apenas as condições de salário e benefícios, como vale-transporte e vale-refeição, por exemplo, bastavam.

Hoje, porém, com o aumento da competitividade no mercado, as empresas precisaram se reorganizar e mudar sua forma de tratar os colaboradores, passando a oferecer diferenciais não apenas para seus clientes e investidores, mas para seu público interno também, ou seja, os funcionários.

Esse diferencial é uma junção de fatores: começou com melhores salários e mais benefícios atrativos e, atualmente, diz respeito, principalmente, à qualidade de vida no trabalho, o ambiente físico da empresa, as relações sociais e a saúde física e mental das pessoas.

Diz respeito também à vida do colaborador fora da empresa, principalmente porque, na maioria das vezes, as pessoas passam mais tempo trabalhando, geralmente fora de casa, e deixam de lado suas vontades pessoais, por falta de tempo. 

De maneira específica, a qualidade de vida no trabalho tem a ver com:

  • conseguir conciliar o lado profissional ao pessoal, em termos de tempo e prioridades;
  • sentir-se bem, emocional e fisicamente, para cumprir suas tarefas profissionais;
  • viver e conviver em um ambiente com pessoas que têm boa interação social, se respeitam e conseguem exercer um bom trabalho de equipe;
  • sentir-se valorizado e reconhecido, atuando no lugar em que deveria estar, dentro da empresa, e poder vislumbrar crescimento profissional;
  • trabalhar em um ambiente físico de qualidade e acessível, com espaço para realizar suas tarefas com conforto, concentração e segurança.

Para conseguir proporcionar esses benefícios aos seus colaboradores, as empresas podem e devem investir em projetos, ações e estratégias que permitam essa realidade. 

guia completo gestão de pessoas

Veja 6 dicas para sua empresa promover qualidade de vida no trabalho

Agora, que você já sabe o que quer dizer qualidade de vida no trabalho, abaixo estão listadas 6 dicas para que a sua empresa comece a praticar esse conceito tão importante para ambas as partes:

1. Fortalecer a cultura organizacional

Criar condições para um ambiente de trabalho saudável é uma ação que precisa da participação de todas as partes envolvidas. Desde os donos e diretores até os funcionários que exercem cargos operacionais.

Da parte da empresa, criar e fortalecer uma cultura organizacional forte é deixar claras as regras e procedimentos da empresa, falar da história da organização e reforçar as diretrizes estratégicas, como missão, visão e valores.

Além disso, é conhecer bem as características da empresa, as rotinas e a forma como os processos são conduzidos no dia a dia e repassar esse conhecimento para todos. Reforçar a cultura organizacional ajuda a criar sensação de pertencimento e reconhecimento por parte dos funcionários.

2. Trabalhar a comunicação interna

Uma comunicação interna bem feita é um dos fatores que mais favorecem a qualidade de vida no trabalho. 

Isso significa que a empresa deve ser transparente e ágil no repasse das informações de interesse de todos, manter os funcionários atualizados sobre a rotina e alterações que forem feitas, por exemplo, como uma mudança de procedimento ou realização de obras na empresa, além de manter um diálogo sempre aberto, o que significa permitir que o funcionário ouça e que ele seja ouvido também.

A comunicação falha dentro da organização favorece a fofoca, os mal entendidos e desavenças, por isso, investir nessa parte é fundamental no processo.

3. Incentivar a participação e o crescimento dos colaboradores

Como já mencionado, salários e benefícios bons, por si só, não oferecem qualidade de vida no trabalho.

Por isso, a empresa deve investir em projetos e programas que favoreçam a participação dos funcionários, incentivando que eles contribuam com novas ideias e soluções, e que essa participação seja premiada e reconhecida, publicamente. 

Outra possibilidade é criar um plano de cargos e salários, com metas e promoções internas por merecimento. Valorizar os funcionários é acreditar na capacidade deles. Cabe à empresa oferecer ao funcionário valores compatíveis com a função que exerce e com o mercado, já que, afinal, a parte financeira é também muito importante na relação trabalhista. 

4. Investir no ambiente físico da empresa

Sem dúvidas, um ambiente físico bem estruturado interfere, diretamente, na qualidade de vida no trabalho. 

Investir no ambiente físico significa cuidar para que a iluminação, o clima, a acessibilidade, o conforto dos móveis, como cadeira e mesa, estejam de acordo com as regras de ergonomia e atendam os funcionários e as tarefas que eles precisam realizar.

É dar condições físicas de trabalho para gerar conforto, tranquilidade e concentração.

5. Cuidar da saúde física e mental dos funcionários

Qualidade de vida está diretamente relacionada à boa saúde, física e mental. E a empresa tem um papel importante nesse contexto, não apenas na oferta de plano de saúde empresarial, por exemplo, mas na genuína preocupação com as pessoas.

Trabalho excessivo, pressões e discussões internas são situações que podem ocorrer nas empresas. Mas é importante que a empresa, especialmente o setor de Recursos Humanos, estejam atentos às questões físicas e comportamentais dos funcionários.

ebook sobre saúde mental e cuidados com os colaboradores

6. Oferecer flexibilidade no trabalho

A flexibilidade no trabalho é outro fator que interfere bastante na qualidade de vida, retornando para a empresa na forma de produtividade e engajamento do funcionário.

Além disso, favorece ao colaborador benefícios como cuidar de demandas pessoais, a possibilidade de resolver assuntos próprios em horário comercial e até evitar trânsito em horários de pico.

Para oferecer flexibilidade, a empresa pode optar pela adoção do modelo de trabalho híbrido, alternando o home office com a jornada de trabalho presencial.

Nos últimos meses, com a pandemia do coronavírus, as empresas puderem comprovar como adotar o trabalho remoto é possível e positivo. Além disso, com as ferramentas de home office, fazer a gestão dos funcionários que estão distantes ficou muito mais fácil.

É o caso de soluções como o controle de ponto digital, em que o registro da jornada de trabalho pode ser feito por meio de um aplicativo, mesmo com colaborador não estando presente na sede da empresa.

Após conhecer essas dicas, você consegue avaliar se a sua empresa oferece qualidade de vida no trabalho? Observe e contribua para que essa seja a realidade do seu negócio ou da organização onde você trabalha. Funcionários motivados e satisfeitos, com boa saúde, crescem e ajudam a empresa a crescer.

5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lisley

Muito bom!