Dicas para o RH: Confira como vender uma ideia dentro da sua empresa

Tempo de leitura: 7 minutos

Com a automatização cada vez mais presente na área de RH, sobra muito mais tempo para o setor trabalhar estratégias e ações focadas no desenvolvimento do capital humano da empresa. Assim, é possível transformar a organização em um local onde os melhores talentos queiram trabalhar. Mas, você, como membro do RH, sabe como vender uma ideia para sua liderança?

Em um mundo onde a inteligência de dados está revolucionando a forma como lidamos com tudo ao nosso redor, mais do que ter boas ideias, é necessário utilizar informações sólidas para vendê-las e também apresentá-las de modo claro para seus gestores e líderes. 

Assim, você será estratégico e eficiente ao apresentar suas convicções e, ainda, se mostrará um profissional que está antenado às tendências do mercado. Para ajudar nessa tarefa, preparamos este post, com algumas dicas de como vender uma boa ideia dentro da sua empresa. Então, continue acompanhando!

Qual a importância de compartilhar ideias dentro da organização?

O sucesso empresarial e o incentivo no compartilhamento e execução de novas ideias caminham lado a lado. Isso porque, em um mercado globalizado e cada vez mais competitivo, a criação de novos produtos, serviços, processos e estratégias tem se mostrado um grande diferencial ao proporcionar uma vantagem competitiva entre as empresas. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Logo, quando você não só compartilha uma ideia, mas também busca formas de vendê-la dentro da organização, não está contribuindo apenas para o seu próprio crescimento profissional, mas, também, para o da empresa como um todo.

Além disso, quando compartilha conhecimento e ideias, você também encoraja os demais colegas de trabalho a apresentarem e compartilharem seus pensamentos com sua liderança. Assim, o time se torna mais conectado e engajado a contribuir com novas melhorias para o ambiente organizacional.

Como o RH pode vender uma ideia dentro da empresa?

Um bom profissional de RH sabe que a tecnologia tem agregado para o desenvolvimento humano dentro de pequenas e grandes empresas. Logo, é fundamental saber demonstrar que uma boa gestão de pessoas motiva o Recursos Humanos a buscar conhecimento para auxiliar a organização em suas contratações e tomadas de decisões. 

Mas nem sempre é fácil aplicar, por exemplo, o RH digital dentro da empresa, principalmente se ela tiver uma cultura organizacional mais tradicional. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para fazer com que seus gestores acreditem nas suas ideias e invistam no seu trabalho!

Apresente dados sólidos

Quando você apresenta dados convincentes sobre a sua ideia, demonstra autoridade no assunto. E nessa tarefa, um software de RH tende a ser seu principal aliado. Por meio da inteligência de dados, é possível provar ao seu gestor que o RH pode ser mais estratégico, levantando informações já no momento do recrutamento e seleção. 

Assim, consegue-se contratar, direcionar e desenvolver talentos que se identificam com a cultura da empresa, melhorando a motivação, o engajamento, o clima organizacional, além de muitas outras vantagens. 

Além disso, é preciso demonstrar que, por meio de uma plataforma de gestão com mapeamento de perfis comportamentais, pode-se reconhecer e comparar as competências de profissionais de alta e baixa performance da empresa, facilitando a identificação de lideranças.

Por fim, não deixe de mostrar na prática que um software de RH também apresenta as principais métricas que um gestor precisa acompanhar. Dessa forma, gestores e líderes podem identificar os níveis de produtividade e rotatividade atuais da empresa, convertendo até mesmo em capital financeiro.

Foque nos benefícios que sua ideia oferece

Ao vender suas ideias, é importante ressaltar que um software de RH com perfil comportamental vai muito além de auxiliar com as rotinas administrativas de um departamento de Recursos Humanos. 

Isso porque, ele conta com muitas outras vantagens, como identificar o profissional que melhor se encaixa em determinada vaga, bem como reagir diante de determinados cenários — além de proporcionar um melhor entendimento da equipe, já que a ferramenta auxilia na compreensão dos perfis ideais para cada setor. 

Com esses dados, sua empresa demonstrará que coloca seu capital humano sempre em primeiro lugar, proporcionando um clima organizacional saudável. Portanto, enfatize com seu gestor que essa estratégia é um dos primeiros passos para cultivar a qualidade de vida do trabalhador, sua evolução profissional e, consequentemente, o crescimento da empresa.

capital humano

Traga as tendências do mercado para a mesa

O constante avanço da tecnologia permite que transações comerciais, financeiras e empresariais sejam realizadas por inúmeras estratégias online, o que reduz custos, facilita os processos e ainda projeta uma imagem de modernização ao negócio. 

Afinal, a geração millennials, que representa os nascidos entre o período da década de 80 até o começo dos anos 2000, é fortemente impactada pelo avanço da internet e, como consequência, pelo consumo virtual. 

Dessa forma, esses profissionais não querem ter que se adaptar ao ambiente corporativo. O novo profissional do mercado acredita que são as empresas que devem se moldar ao seu estilo de trabalho. Logo, para essa geração, é importante que a tecnologia esteja relacionada aos processos da organização.

Então, apresente ideias como: treinamentos online, mais conhecidos como e-learning, permitindo o aprendizado e a qualificação de um modo mais dinâmico e interativo. Ainda, não deixe de apresentar o employer branding, um conceito que é uma forte tendência do mercado de trabalho atual. 

Trata-se de um conjunto de técnicas com o objetivo de criar uma imagem positiva da organização no mercado. Essa ideia pode ser fomentada alimentando as redes sociais da empresa com vídeos sobre o ambiente organizacional, depoimentos de colaboradores e artigos sobre o meio — organização de feira de talentos e workshops para o público externo, onde pessoas de fora terão a oportunidade de conhecer e dialogar com a organização. Tudo isso são estratégias que mostram o diferencial da empresa no mercado. 

Faça uma apresentação eficaz

Realizar uma boa apresentação de RH pode parecer um desafio para o profissional de recursos humanos. Isso porque, esse é o momento definitivo para vender suas ideias para os gestores e líderes. 

Primeiramente, é importante ter em mente que uma boa apresentação tem que ser dinâmica. Entenda que a utilização de slides cheios de textos já não é algo usual. Então, saiba dominar o assunto e coloque somente dados sólidos e indicadores de desempenho no conteúdo da apresentação. 

Ainda, analise quais indicadores estão mais relacionados aos objetivos da sua ideia e enfatize seus benefícios e quais resultados ela trará ao negócio. Foque também nesses principais tópicos:

  • organize o conteúdo;
  • conheça seu público;
  • seja simples;
  • siga uma ordem lógica;
  • revise sua apresentação;
  • ensaie.

Quanto ao visual, nem sempre a empresa contará com um profissional de design gráfico para elaborar o power point. Nesse caso, procure optar por um design mais limpo e agradável de visualizar. Hoje, também existem vários softwares com modelos prontos e gratuitos que podem auxiliar nessa tarefa. 

RH 4.0

Agora você já sabe como vender uma ideia dentro da sua empresa

Seguindo essas dicas, ficará mais fácil para o RH saber como vender uma ideia dentro da empresa. Com o setor de recursos humanos se tornando cada vez mais estratégico dentro das organizações, não será um problema demonstrar o quanto a gestão de pessoas proporcionará desenvolvimento para os colaboradores e também para o negócio.

Por isso, amadureça suas ideias, analise os dados, tome decisões estratégicas e não perca a chance de ser o protagonista no sucesso da sua organização. Aproveite o momento também para baixar nosso e-book sobre como fazer o RH ser valorizado na empresa!

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