5 dicas para melhorar clima organizacional

Tempo de leitura: 6 minutos

Já se foi aquele tempo em que o principal interesse dos colaboradores se resumia em receber um salário adequado no início de cada mês. Um bom ambiente de trabalho tem feito cada vez mais a diferença na hora de atrair profissionais. Por isso, contar com dicas para melhorar o clima organizacional na empresa é fundamental.

Além disso, um local de trabalho adequado é essencial para otimizar as tarefas desempenhadas pelas equipes e para alcançar os resultados de cada setor, por isso se torna essencial para o equilíbrio interno. Se você quer saber como pode melhorar a percepção dos colaboradores na sua empresa, continue a leitura!

O que é clima organizacional?

É a percepção coletiva que os colaboradores têm de uma empresa. É sentida por meio da política interna, pelos valores que a instituição passa para funcionários e clientes, pela estrutura oferecida, pelos processos e sistemas utilizados, dentre outros aspectos.

Um clima ruim dentro de uma companhia pode impactar a produtividade de cada um, aumentar a taxa de rotatividade e de absenteísmo, além de prejudicar o relacionamento interno entre gestores e equipe. Ou seja, a organização deve facilitar e elaborar estratégias eficientes para que a atmosfera seja a mais agradável possível.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

A pesquisa de clima é uma dessas estratégias, sendo também o primeiro passo a ser dado para enxergar pontos de melhoria — assim como os positivos — para propor uma série de ações efetivas para adaptar o clima organizacional

Mesmo que a percepção dos gestores e da equipe de Recursos Humanos seja de que empresa oferece boas condições para o trabalho — que tratam das condições físicas do ambiente como estrutura, salário e benefícios — talvez na concepção dos colaboradores seja o contrário. Daí a necessidade da realização da pesquisa de clima.

O que é a pesquisa de clima?

A pesquisa de clima é um instrumento utilizado para identificar e entender quais são os pensamentos e sentimentos internos em relação à empresa. Essa é uma ferramenta que permite detectar as insatisfações de cada um, entender o motivo dos pedidos de demissão — quando eles acontecem —, detectar e corrigir problemas, assim como saber quais são os pontos positivos na visão dos funcionários.

Um ponto favorável da pesquisa de clima já começa na percepção interna de que a empresa, por realizar esse tipo de atividade, se mostra interessada em propor melhorias de acordo com as sugestões individuais. Mas de nada adianta realizar uma averiguação bem completa e com riqueza de detalhes se não for realmente colocada em prática, concorda?

Quais as 5 dicas para melhorar clima organizacional?

Após realizar a pesquisa organizacional, detectar acertos e falhas, é hora de colocar em prática atitudes que contribuem para a satisfação dos colaboradores. São medidas que devem ser analisadas de acordo com o perfil de cada empresa, mas geralmente apresentam bons resultados. Acompanhe!

1. Invista no bem-estar de cada um

Para realizar atividades corriqueiras do trabalho nada melhor do que contar com o conforto e ergonomia necessários para evitar dores nas costas, nos punhos, nas pernas e demais locais os quais podem acontecer esforço demais no decorrer do dia. Parece simples, mas pequenos detalhes fazem uma grande diferença e ganham pontos com os funcionários.

Além disso, o acesso a planos de saúde e odontológicos pode ser facilitado aos profissionais. Se a sua empresa ainda não disponibiliza esse benefício, saiba que essa é uma estratégia muito positiva e que serve para ajudar na motivação e bem-estar. 

2. Ofereça treinamentos de excelência para as equipes

O treinamento interno visa a melhoria das atividades e pode ser realizado desde o momento da contratação até as reciclagens. O novo colaborador já chega, muitas vezes, com energia para mostrar serviço, estando bastante engajado. Essa é uma excelente oportunidade para mostrar que ele está no local certo e como ele desempenhará seu trabalho.

Para os funcionários mais antigos de casa, é importante realizar encontros de equipes frequentes. Pode ser fora do ambiente corporativo, treinamentos duas vezes por ano em um hotel ou pousada reservados para a empresa, por exemplo. Esses são momentos para sair da rotina, respirar novos ares e renovar as energias de cada um.

3. Incentive a formação contínua 

Além das reciclagens em grupo, há a capacitação individual do colaborador que não deve ser esquecida. A companhia pode oferecer plataformas de cursos e formações voltadas para a área de atuação e promover recompensas para aqueles que buscam o aperfeiçoamento constante. 

Outra boa medida dentro desse contexto é investir em programas e em parcerias com instituições de graduação e pós-graduação com descontos, facilidades de pagamento ou investimento por conta da empresa. Assim, a organização estará mostrando que valoriza a educação contínua dos seus colaboradores, incentivando-os a buscarem novos conhecimentos.

4. Flexibilize os horários  

Uma das coisas que certamente motiva os funcionários é quando têm flexibilidade para realizar atividades pessoais ou ter mais tempo com a família, por exemplo. Ter um horário rígido não é garantia de entrega de resultados. Isso, muitas vezes, até os limitam e desmotivam, pois outros fatores em sua vida pessoal podem estar mal resolvidos.

Para isso, é fundamental estabelecer uma relação de confiança entre equipe e gestores. O comprometimento é essencial, todos devem entender que há metas que devem ser cumpridas, independente do horário da chegada e saída, o foco é conseguir cumprir com as entregas e com os prazo estipulados.

Flexibilização no trabalho

5. Promova a melhor experiência

Esse conceito é simples, mas origina de um termo estrangeiro: employee experience. O seu significado é promover a experiência do colaborador por meio de um conjunto de ações elaboradas pela instituição para oferecer uma vivência que faça sentido para o funcionário durante o seu tempo dentro da empresa.

Diversas ações podem ser propostas a fim de garantir essa boa experiência, como inspirar a liderança e a autonomia, oferecer tarefas que mais combinem com cada perfil, assim como promover uma forte cultura interna e o crescimento individualizado na empresa.

Existem diversas práticas que podem proporcionar um bom clima organizacional entre os colaboradores, mas a mais determinante e importante delas é a realização da pesquisa de clima. Por meio dessa ferramenta de gestão, você conseguirá traçar metas reais para aprimorar a boa percepção dentro da sua empresa.

Agora que você conferiu dicas para melhorar o clima organizacional, veja o que as respostas da pesquisa de clima podem significar!

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Resende Santos
1 ano atrás

Ótimo artigo está contribuindo em muito em meus estudos de Pós- Graduação.

Giuliano Sales
Admin
1 ano atrás

Excelente saber disso, Carlos!
Esperamos continuar ajudando o seu desenvolvimento.
Assine nossa newsletter, caso tenha interesse, e não perca nenhuma das nossas atualizações! 🙂

josias
josias
7 meses atrás
Reply to  Giuliano Sales

Quem é o autor do artigo?

Giuliano Sales
Admin
6 meses atrás
Reply to  josias

Ei, Josias.
Nossos conteúdos são gerados pela nossa equipe.
São redatores freelas e alguns da própria Sólides para gerar conteúdos.

Abraços.

trackback

[…] As boas empresas se empenham constantemente em oferecer condições adequadas de trabalho para os seus colaboradores. Seja em aspectos físicos, como ergonomia e estrutura ou os que tratam do relacionamento interno. Um desses recursos e que determina a qualidade de vida no trabalho é o investimento em um bom clima organizacional. […]

trackback

[…] Vamos mostrar os tipos de absenteísmo, falar sobre presenteísmo, suas taxas e indicadores de clima organizacional para ajudar sua empresa a alavancar os lucros. Boa […]

trackback

[…] A diferença entre os dois conceitos é simples: absenteísmo é quando o colaborador não está presente na empresa. Presenteísmo é quando ele está, mas não consegue produzir e entregar os resultados esperados, gerando prejuízos tanto para si mesmo como para a organização, sejam eles financeiros ou de clima organizacional. […]

trackback

[…] dentro da sua empresa. Além disso, você torna o ambiente de trabalho mais amigável e com um clima agradável para […]

trackback

[…] deve ser agradável a ponto de proporcionar satisfação aos colaboradores. Por isso, invista no clima organizacional e dê um passo além na retenção de talentos na […]