10 dicas para preparar entrevista online no processo seletivo

mulher se preparando para uma entrevista online
BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

Em um mundo em constante evolução, as práticas de recrutamento se adaptaram às novas realidades, com entrevistas online se tornando a norma. Como entrevistador, é essencial estar preparado para conduzir entrevistas online de maneira eficaz. Afinal, a tela do computador é agora o palco principal para avaliar candidatos em potencial.

Neste conteúdo, apresentaremos 10 dicas práticas para preparar entrevistas online, que vão te ajudar conduzir o processo com confiança e eficiência. Independentemente da sua experiência como entrevistador virtual, essas orientações o ajudarão a selecionar os melhores candidatos em qualquer processo seletivo.

➡️ Material grátis sobre entrevistas: baixe agora o guia sobre entrevistas, testes e dinâmicas que preparamos para você.

Guia completo sobre entrevistas, testes e dinâmicas

Preencha o formulário e receba o guia de entrevistas, testes e dinâmicas grátis no seu e-mail 📩

Como preparar uma entrevista online?

O processo de recrutamento pela internet pode começar antes mesmo da entrevista. Nesse contexto, a empresa divulga vagas e oportunidades em sites especializados e recebe currículos por e-mail para serem analisados

Depois da triagem, o próximo passo é preparar a entrevista online. Dessa maneira, tudo é realizado em ambiente virtual, até mesmo a entrega da documentação. E o novo colaborar só deverá comparecer presencialmente na empresa ao começar a trabalhar de fato. 

Confira nossas dicas e saiba como preparar uma seleção online. Mas lembre-se: a entrevista a distância não substituiu o encontro presencial. No entanto, essa modalidade deve ser uma alternativa para as empresas daqui para a frente. 

1. Faça testes prévios

As entrevistas online são realizadas via plataformas, como Google Hangouts, Skype ou similares, que oferecem ambientes para reuniões pela internet. Antes do encontro, confira a luminosidade do local e verifique equipamentos de áudio e vídeo. 

2. Siga um roteiro

Assim como na entrevista presencial, a online também deve seguir um roteiro. Isso facilita para otimizar o tempo e ser objetivo na condução da mesma. 

3. Garanta uma boa conexão com a internet

Faça testes também com a internet. É fundamental que os participantes possam ver e ouvir com qualidade. Uma comunicação fluida pode ser decisiva para o entendimento e avaliação do candidato. 

4. Mantenha o clima agradável

Entrevistas de emprego costumam gerar ansiedade nos candidatos. Por acontecerem em um ambiente diferente, como o virtual, os efeitos psicológicos podem ficar mais intensos. O papel do entrevistador nesses casos é favorecer um clima agradável, com empatia e cordialidade. Para tanto, seja claro e objetivo, mantendo a calma para conduzir a entrevista. 

➡️ Curso grátis: Aprenda com a especialista em Gestão de Pessoas Fabiane Vareira a conduzir um processo seletivo humanizado para gerar resultados por meio das pessoas com ética e responsabilidade!

5. Escolha o local adequado

A entrevista é online, então, qualquer lugar serve, certo? Errado. Preocupe-se com o ambiente onde você estará e escolha locais luminosos, organizados, silenciosos e livres de interrupções.

6. Acerte o seu enquadramento

A câmera de vídeo deve ser uma aliada na hora da entrevista online. Logo, procure o melhor enquadramento e tenha um equipamento de qualidade. Ainda, olhe diretamente para a lente e demonstre que está interessado no que o candidato tem a dizer.

7. Pense no seu visual

Assim como o ambiente deve ser cuidadosamente escolhido, suas roupas, acessórios, barba e cabelo também são importantes. Apresente-se bem diante da câmera, sem desleixo. Lembre-se que se uma boa impressão é importante na entrevista presencial, na online não deve ser diferente. 

Veja também:
Ferramenta gratuita: Planilha de Triagem e Funil de R&S

8. Desative outras plataformas e feche abas extras

Na quinta dica falamos sobre ambientes silenciosos e livres de interrupções. Isso vale também para as notificações das redes sociais. Por isso, feche todos os programas ou abas do navegador que não estiverem sendo utilizados para evitar ruídos e distrações. E não se esqueça de silenciar o seu telefone. 

9. Não se esqueça de anotar

Em um processo complexo como uma entrevista de emprego, é fundamental fazer anotações sobre detalhes que não podem ser desconsiderados. Portanto, sempre tenha caneta e papel a mão. Ainda, por mais que seja tentador abrir um documento e digitar as respostas do candidato, isso pode distraí-lo e prejudicar a entrevista online. 

10. Cuidado com o delay 

A tecnologia é maravilhosa, mas invariavelmente oferece falhas. O delay é uma delas, principalmente nas entrevistas por vídeo. Assim, para evitar o desencontro de áudio, procure falar pausadamente e dê tempo ao entrevistado para que responda com tranquilidade. Saiba falar e ouvir com calma e segurança. 

Pronto! Seguindo essas dicas, certamente, será mais fácil preparar entrevista online.

O conteúdo foi útil? Então, continue aprofundando seus conhecimentos sobre recrutamento e seleção

Amanda Silva
Amanda Silva
Psicóloga, com MBA em Gestão de Recursos Humanos, atuo há mais de 7 anos com recrutamento e seleção, grande bagagem em empresas de tecnologia, com definição de estratégias para atração e seleção de talentos. Hoje está como Supervisora do time de Talent Acquisition da Sólides.
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima