4 dicas para aprender como reter talentos na organização

dois homens apertando as mãos para a representação da retenção de talentos
Baixe agora o seu calendário!

Aqui você encontra:

Diretrizes de como reter talentos deve fazer parte do planejamento estratégico das empresas para engajar e motivar colaboradores.

Para isso, é preciso investimento em atitudes e dedicação constante, começando já no recrutamento e seleção.

Quer saber como? Veja a seguir 4 dicas para ajudar o seu RH a melhorar a retenção de talentos!

Por que é importante reter talentos?

É importante saber que a retenção de talentos tem impactos positivos na vida financeira de uma organização

Quando você conquista seus melhores colaboradores para que eles continuem trabalhando na sua empresa, você diminui custos demissionais e admissionais, sem contar na economia de investimentos em capacitação, necessários a novos colaboradores.

Além disso elas, a retenção contribui para a formação de equipes mais engajadas e a atração de novos talentos interessados em trabalhar na companhia.

Para reter talentos em uma organização é necessário implantar um conjunto de ações que possibilitem a permanência daqueles profissionais mais capacitados e com melhores expertises. Confira dicas!

4 dicas de como reter talentos na prática

Como vimos, trabalhar para manter talentos resulta em inúmeras vantagens para a empresa. Mas como reter talentos na prática? Confira 4 dicas!

1. Investir na gestão de pessoas

A gestão de pessoas eficiente gera resultados positivos. Muitas empresas já entenderam que o setor de RH exerce um papel estratégico dentro de uma organização.

Vale lembrar que a área está sempre em desenvolvimento e procura inovar na metodologia para acompanhar as mudanças de comportamento e os perfis dos novos profissionais. 

Por isso, o setor de recursos humanos enfrenta desafios na gestão de pessoas a todo instante. Essa é uma área dinâmica e deve receber constantes investimentos — e não estamos falando somente de investimentos financeiros — para auxiliar na retenção de talentos. 

2. Oferecer plano de carreira e benefícios para além do salário

Alguns gestores acreditam que um bom salário é suficiente para manter profissionais altamente qualificados em uma empresa. A remuneração atrai, mas é preciso mais. Por isso, não cometa o erro de oferecer remunerações diferentes como estratégia de retenção de talentos.

Um exemplo são os benefícios oferecidos às equipes. São aqueles itens que, aos olhos do colaborador, representam “recompensas” pelo bom trabalho desenvolvido. Mas também são vistos como estímulo para continuar se dedicando à empresa

O raciocínio do seu colaborador deve ser: “Se a empresa se preocupa comigo, por que eu vou sair daqui?” O resultado para a organização é a retenção dos seus melhores talentos, além de produtividade e rentabilidade. 

Antes de pensar somente em altos salários, lembre-se de oferecer benefícios como:

  • Parcerias com instituições de ensino;
  • Convênios com academias ou clubes de lazer;
  • Invista em sistemas de recompensas, bonificações e prêmios;
  • Ofereça auxílio-creche ou plano de saúde familiar

Além dos benefícios, não deixe de fomentar um plano de carreira possível e bem estruturado. Ao vislumbrar onde poderá chegar e como fazer para alcançar seus objetivos, o colaborador se sente parte da empresa e continuar nela é tudo o que ele deseja. 

3. Desenvolver um ambiente de trabalho agradável, humano e acolhedor

Investir em uma cultura positiva no local de trabalho traz resultados. Estudos mostram que empresas que se atentaram a isso conseguiram aumentar significativamente suas receitas em um curto período, bem mais do que aquelas que não fizeram esse tipo de investimento.

O ambiente de trabalho deve ser agradável a ponto de proporcionar satisfação aos colaboradores. Por isso, invista em melhorar o clima organizacional e dê um passo além na retenção de talentos na empresa. 

4. Investir na comunicação clara, objetiva e com feedback

A liberdade de emitir opiniões no ambiente de trabalho é salutar e faz com que o colaborador se sinta valorizado. 

Portanto, é importante investir na comunicação entre as equipes, criando espaços de interação e de diálogo. Isso sem esquecer da oportunidade de feedback, que é o ponto de partida para o desenvolvimento pessoal e profissional. 

Tenha em mente que a ausência de feedback pode gerar impactos negativos na organização como um todo. Seguir as dicas para retenção de talentos impacta positivamente a produtividade e pode trazer outros benefícios.

Gostou das nossas dicas? Aproveite para entender como a tecnologia pode auxiliar na retenção de talentos na sua empresa.

Compartilhe:
Aproveite agora!

Você também vai gostar!

Rolar para cima