16 dicas de liderança: O guia completo para novos líderes

Tempo de leitura: 7 minutos

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração deste artigo. Aperte o play!

Liderar indivíduos não é uma tarefa fácil. Um bom líder está em constante aprendizado, pois isso significa ter que lidar com pessoas, administrar tarefas, mediar situações turbulentas etc. Pensando nisso, preparamos este texto, que apresenta 16 dicas de liderança.

Este conteúdo é para você que está em busca de um cargo de gestão e também para quem já atua nessa área, mas está disposto a saber mais informações de como fazer um bom gerenciamento de pessoas e de seu ambiente organizacional. Confira nossas dicas de liderança!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Dicas de liderança: O que fazer?

1. Empatia 

Empatia é uma palavra muito popular — até meio clichê, mas seu significado é de extrema importância quando citamos dicas de liderança. Colocar-se no lugar do outro possibilita um melhor entendimento de situações interpessoais. Portanto, essa é uma competência fundamental para um líder.

2. Percepção generalista

Estando em uma posição de liderança, você precisa ficar atento a tudo, entender o quadro geral, ou seja, perceber e prever as consequências de ações efetuadas por você e pelos seus liderados. Um líder deve estar ligado aos impactos das suas decisões, tanto dentro quanto fora do time.

3. Equilíbrio emocional

Ter equilíbrio emocional não significa não sentir ou não transparecer emoções, nem mesmo se colocar em um lugar de indiferença. Um líder equilibrado emocionalmente é aquele que não exagera em seus sentimentos positivos e negativos. Pelo contrário, ele se envolve, mostra-se interessado, participa das conquistas e fracassos dos seus liderados, mas consegue se manter estável em todas essas situações.

4. Conhecer a si mesmo

Independentemente do tipo de liderança que você exerce, é fundamental que tenha autoconhecimento. Saber quais são os seus pontos fortes ajuda a aproveitar o que você tem de melhor para gerenciar seu time. Ainda, saber dos seus pontos fracos o faz encontrar formas de lidar com eles e não deixar que atrapalhem na sua liderança.

5. Ser honesto e transparente

Não apenas enquanto líder, mas na qualidade de profissional que faz parte de um time: seja honesto e transparente. Agindo dessa forma, você transmite confiança, ganha a lealdade dos seus parceiros na empresa, mostra que não está se colocando acima de ninguém e tem respaldo para todo e qualquer questionamento futuro.

6. Capacidade de delegar

Algumas pessoas têm dificuldade na hora de distribuir tarefas. Muitos líderes pecam nessa questão, entendendo que conseguem fazer tudo, mas isso pode ser muito prejudicial. O papel do líder, entre tantos outros, é justamente gerenciar, administrar uma equipe e delegar a cada um funções a serem desempenhadas, de acordo com suas habilidades.

7. Desenvolver a comunicação

Um dos maiores desafios internos de uma empresa é ter uma comunicação eficiente. Quando as informações não são claramente entendidas, problemas e tensões certamente virão. Por isso, é importante que o líder use métodos para desenvolver conversas abertas, fluidas e honestas. 

8. Ser exemplo

Muitas vezes, a cobrança vem da liderança, por exemplo, de afazeres cotidianos, como entrega de demandas no prazo. Entretanto, se um líder não tem o hábito de fazer as coisas que exige, inevitavelmente, ele não terá grande credibilidade. Sendo assim, a melhor solução é ser um bom exemplo, para que seja visto como alguém legitimado para tal cobrança.

9. Manter uma postura positiva

Ser otimista é fundamental. Mas você não precisa ignorar todos os problemas e só ver o lado positivo de tudo, e sim manter uma postura esperançosa e confiante nas pessoas. É isso que muda muito a forma com que o trabalho acontece.

Inclusive, é cabível fazer uma pesquisa de clima organizacional para identificar quais são as deficiências da sua equipe, o que deixa os colaboradores insatisfeitos, para que esses problemas sejam identificados e você consiga proporcionar um ambiente agradável e mais positivo em seu setor. 

O líder deve ser um agente motivador para o seu time e, para isso, ele precisa manter uma energia positiva e otimista.

10. Saber ouvir

Ouvir feedback, importar-se com o que os demais membros do time acham de determinado assunto é muito importante. Embora a posição de líder exija a responsabilidade de tomar decisões, a participação dos membros do seu grupo de trabalho faz toda a diferença. 

Além de obter diferentes pontos de vista sobre um determinado assunto, agindo assim, você também gera nas pessoas um sentimento de pertencimento. 

11. Conhecer a equipe

Essa é uma das mais importantes dicas de liderança. Conheça as pessoas que estão sob sua liderança. Assim, você consegue administrar as habilidades de cada um e sabe lidar com as diferentes personalidades. Além disso, um bom líder deve identificar nas pessoas possíveis sucessores

Isso porque, pode ser que em algum momento você precise passar o bastão para alguém ou, até mesmo, em momentos de ausência, é conveniente ter alguém pronto para assumir algumas responsabilidades. 

O que não fazer?

12. Impor sua vontade como a única certa 

Não use sua posição de liderança para impor decisões. Por mais que você esteja em um lugar de maior responsabilidade, é mais apropriado não se aproveitar disso para aplicar um poder desnecessário. Como citado anteriormente, é importante ouvir e envolver a equipe nas questões cabíveis ao time.

13. Criticar publicamente

Algo que jamais deve acontecer é uma correção pública. Certamente, haverá momentos em que, como líder, você precisará corrigir, orientar e instruir pessoas. Mas isso deve ser feito de forma discreta e com ponderação, para não causar constrangimentos em seus liderados.

14. Adiar tomadas de decisão

Por mais que seu time seja participativo no dia a dia, algumas vezes, você precisará estabelecer coisas sozinho. Nessas horas, quanto mais ágil for, melhor será visto como um líder eficiente. Já que demorar para tomar decisões indica um ar de desinteresse para a tarefa em questão e isso pode provocar um grande desconforto na equipe.

15. Ficar excessivamente preso às regras

Antes de mais nada, essa não é uma sugestão para quebrar regras da empresa. Entretanto, às vezes, ficamos tão presos a alguns protocolos que eles acabam sendo impedimentos para que o trabalho flua livremente. 

Por isso, é possível rever alguns processos dentro do time, reformular metodologias utilizadas, criar novas formas de trabalhar. Cada equipe pode ter suas próprias diretrizes, logo, não significa que elas devem permanecer sempre no mesmo formato.

16. Propor metas inatingíveis 

Metas são importantes. Estabelecer objetivos e criar estratégias para atingi-los é muito funcional. Mas como líder, não estabeleça metas impossíveis. Porque isso trará frustração, quando a meta não for atingida, uma pressão desnecessária no time para chegar naquele lugar utópico e muito desgastante. 

Entenda que é interessante ter metas ousadas, quando você percebe que isso faz sentido para o seu time, mas se isso causa mais malefícios do que benefícios, o escopo deve ser revisto.

Então, gostou das nossas dicas de liderança? Como vimos, algumas dicas foram de coisas que não devemos fazer. Logo, é preciso ter bastante atenção. Se o conteúdo foi útil e você deseja se aprofundar ainda mais no tema gestão de pessoas, confira o e-book que preparamos sobre o tema.

4 5 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Andréia Ungaratti
Andréia Ungaratti
1 mês atrás

Gratidão por compartilhar