Diagnóstico de RH: Conheça a Calculadora de Maturidade para um RH estratégico e preditivo

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você pudesse dar uma nota de 1 a 10 para o seu RH, qual seria? Conhecer a fundo os processos realizados pelo setor e entender se a atuação está ou não sendo estratégica no negócio, é essencial para garantir mais qualidade e eficiência na gestão de pessoas.

Muitas empresas, no entanto, não têm noção sobre como está o cenário atual do departamento e quais possibilidades e ferramentas podem auxiliar no desenvolvimento da gestão. Nesses casos, a dica é realizar uma reflexão sobre o cenário e buscar auxílio de especialistas, que poderão realizar um diagnóstico de RH completo das operações.

Mas você sabia que agora existe uma forma muito mais rápida e prática para obter essa consultoria? Já ouviu falar da Calculadora de Maturidade?

Neste post, vamos apresentar uma nova ferramenta da Sólides, que utiliza inteligência artificial para calcular a maturidade do seu RH e oferecer dicas importantes para torná-lo mais estratégico e preditivo. Quer entender como a solução funciona e como você pode utilizá-la? Então, continue a leitura.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Qual a importância de conhecer a maturidade do seu RH?

Entender o grau de maturidade do RH de sua empresa é fundamental para garantir mais eficiência e produtividade ao setor.

Por meio de um diagnóstico completo, o departamento consegue analisar se sua atuação é mais operacional ou mais estratégica, o que ajuda na tomada de decisões e na implementação de novas ferramentas e tecnologias.

Além disso, conhecer o grau de maturidade ajuda o setor a desenvolver estratégias corporativas adaptadas à realidade da empresa, identificando pontos de atenção e mantendo iniciativas que estão dando bons resultados.

Como realizar um diagnóstico de RH?

Para entender o grau de maturidade do RH, a empresa precisa refletir sobre seus processos e decisões, avaliando diferentes aspectos do setor, como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, gestão de pessoas e retenção de talentos.

Outro ponto válido é observar a atuação de outras empresas, comparando níveis de maturidade e entendendo quais estratégias podem ser absorvidas pela sua equipe, melhorando pontos que estão defasados.

Por fim, é possível contar com um time de profissionais especialistas para realizar o diagnóstico da sua empresa. Além disso, com a nova ferramenta da Sólides, você descobre, em poucos minutos, tudo o que precisa para ter uma gestão mais eficiente e corrigir falhas.

Conheça a Calculadora de Maturidade da Sólides

Recentemente, a Sólides lançou uma nova ferramenta voltada para auxiliar os profissionais de RH no diagnóstico do setor. A solução utiliza inteligência artificial para analisar o grau de maturidade do departamento, mostrando o desempenho geral e pontos de melhoria nos principais pilares.

Por meio do machine learning e das análises preditivas, a solução traz dicas importantes para melhorar a estratégia e alcançar resultados cada vez mais positivos no seu RH.

Como funciona a Calculadora de Maturidade?

Em apenas 5 minutos, a calculadora da Sólides descobre tudo o que você precisa para ter uma gestão de pessoas mais eficiente. O processo é bastante simples e basta que você responda de 10 a 13 perguntas sobre os principais pilares e como as coisas funcionam em sua empresa.

Ao final do questionário, você recebe a nota geral do diagnóstico de sua situação atual e notas para cada um dos itens avaliados. Além disso, a ferramenta também fornece dicas práticas e estratégias que podem ser implementadas para garantir mais otimização e eficiência em cada um dos processos.

Quais são os pilares analisados?

O diagnóstico de RH é feito com base em 4 pilares principais. A seguir, veremos melhor cada um deles.

Atração de talentos

Em relação à atração de talentos, a ferramenta analisa a situação atual com base em fatores como ferramentas e métodos utilizados, funil de contratação e employer branding.

Ao final da análise, é possível entender quais ferramentas e estratégias são indicadas e como começar a mudança. Além disso, a inteligência artificial recomenda alguns conteúdos interessantes para o gestor aumentar ainda mais o seu conhecimento sobre o assunto.

Gestão de talentos

Quanto à gestão de pessoas, são questionados alguns pontos em relação à coleta e análise de dados, sistemas de organização e gestão de desempenho, para entender o grau de maturidade das estratégias e a possibilidade de escalabilidade do negócio.

Além disso, a ferramenta analisa a experiência do setor em utilizar dados para embasar a tomada de decisões, melhorando aspectos relacionados a turnover, produtividade e engajamento.

Desenvolvimento e performance

Essa é a parte que a ferramenta ajuda o RH a refletir sobre suas avaliações de desempenho e planos de desenvolvimento individual, realizando um diagnóstico completo da situação atual do setor e propondo novas estratégias para avaliar e desenvolver talentos.

Engajamento e retenção

Por fim, o último pilar diagnosticado pela Calculadora de Maturidade é o engajamento e retenção de talentos. Nessa parte, são avaliadas as estratégias do setor para mensurar o clima organizacional e a motivação dos colaboradores.

Além disso, a ferramenta propõe novas práticas e ferramentas que podem ser utilizadas para elevar o nível da organização nesse aspecto, melhorando a retenção de talentos e diminuindo a baixa motivação e as taxas de turnover.

ebook gestão de talentos

A Calculadora de Maturidade é segura?

A ferramenta de diagnóstico de RH foi desenvolvida pela Sólides, uma empresa responsável e que conta com um time de especialistas preparados para auxiliar empresas dos mais variados portes e segmentos de mercado.

Ademais, os dados preenchidos na calculadora são 100% sigilosos e estão totalmente protegidos, conforme a política de privacidade da empresa. Dessa forma, é possível realizar um diagnóstico completo e totalmente seguro para entender o grau de maturidade do seu RH comparado com outras empresas.

Caso note a necessidade, você pode optar ainda por um diagnóstico mais completo, com análise preliminar e acompanhamento periódico feito por especialistas em gestão comportamental.

Concluindo, ter um diagnóstico de RH é essencial para entender quais pontos precisam de melhoria e em quais estratégias você deve investir para garantir uma melhor gestão de pessoas. Para realizar essa análise, conte com a Calculadora de Maturidade, uma ferramenta desenvolvida pela Sólides que utiliza a inteligência artificial para entender a realidade atual do setor em sua empresa e propor ações preditivas

Quer conferir seus resultados na prática e elaborar um plano para tornar seu RH muito mais estratégico dentro do negócio? Separe 5 minutos e comece agora mesmo o seu diagnóstico.

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments