12 ideias de endomarketing para o Dia dos Pais na empresa

Confira dicas de ações de endomarketing para o dia dos pais
GARANTA SUA VAGA

Aqui você encontra:

Provavelmente, muitos dos colaboradores da sua organização são pais. Então por que não aproveitar o mês de agosto para pensar em ações de dia dos pais na empresa? Essa pode ser uma data importante para valorizar e reconhecer talentos, garantindo mais engajamento e motivação ao time. 

Gostou da ideia, mas não sabe como fazer isso? Neste conteúdo, listamos 12 dicas de ações de endomarketing que podem ser aplicadas em empresas de todos os portes. Confira nossa lista a seguir. 

Por que celebrar o Dia dos Pais na empresa?

As datas comemorativas são sempre boas oportunidades para fortalecer o marketing interno e estimular o sentimento de pertencimento nos colaboradores. Exatamente por isso, vale a pena pensar em ações e estratégias para celebrar o Dia dos Pais na empresa. 

Essa é uma forma de mostrar que a organização enxerga cada colaborador e que eles são mais do que apenas recursos de trabalho. Ainda hoje, é comum que algumas empresas e gestões acabem sugando seus profissionais e fazendo com que eles fiquem esgotados. 

Lembrar de datas importantes como essa, portanto, permite que você mostre que valoriza o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e que se importa com o bem-estar de cada um.  

12 ideias para comemorar o dia dos pais na empresa

Na hora de pensar em ações e campanhas, é válido usar a criatividade e se colocar no lugar do colaborador que é pai. O que você gostaria de ver na empresa nesta data? Refletir sobre isso pode ajudar o RH a tomar boas decisões na hora de criar uma programação focada. 

É possível pensar em várias ações durante o mês de agosto ou programações pontuais na semana do Dia dos Pais. Está sem ideias? Listamos a seguir 12 dicas que você pode utilizar na empresa para fortalecer seu endomarketing nesta data.

1. Reconhecimento personalizado

Uma boa dica é pensar em mensagens personalizadas que mostrem o reconhecimento e a importância dos colaboradores dentro da empresa, destacando suas contribuições e o valor da família.

Uma dica interessante é levantar no banco de dados da empresa todos os profissionais que são pais e solicitar aos familiares que enviem uma carta ou desenho feito pelo filhos. A solicitação pode ser feita por WhatsApp e a mensagem pode ser colocada na mesa de cada colaborador ou em um mural. 

2. Presentes simbólicos

Os presentes e mimos também são uma forma de demonstrar carinho e consideração nesta data e não deixá-la passar em branco. Aqui, vale pensar em opções personalizadas e não apenas com o logotipo da empresa. Algumas ideias interessantes são:

  • Canecas;
  • Chaveiros;
  • Camisetas personalizadas;
  • Garrafinhas;
  • Kit de ferramentas;
  • Chocolate;
  • Cesta de café da manhã;
  • Porta-retrato com foto dos filhos. 

Além dos presentes físicos, oferecer experiências também é interessante. Assim, é válido avaliar a viabilidade de presentear com ingressos para o cinema ou para uma partida esportiva, por exemplo.

3. Vídeo homenagem

Essa é uma ação que não exige um grande investimento financeiro da empresa, mas pode trazer um efeito bastante positivo na moral do time. Aqui, a ideia é pedir que os filhos gravem uma mensagem rápida de carinho aos pais. A gravação pode ser feita pelo celular mesmo. 

Ao receber todas as mensagens, o time de marketing pode criar um vídeo completo e ou soltar como pequenas pílulas nos canais de comunicação internos da empresa.  No caso de crianças, é importante pedir autorização para a mãe ou outro responsável na hora de exibir a imagem dos pequenos. 

4. Mural de fotos e histórias

Na mesma pegada da dica anterior, é possível pedir às famílias e aos próprios colaboradores que mandem fotos com os filhos, para compor um mural visual

Além das fotos, é possível incluir histórias e causos e juntar as imagens com mensagens de Dia dos Pais direcionadas a equipe. O mural pode ser exibido nas áreas comuns da empresa, ficando exposto durante toda a semana. 

5. Momentos especiais

Outra dica é planejar eventos e momentos de confraternização no ambiente de trabalho. A empresa pode fornecer, por exemplo, um café da manhã ou um almoço temático para celebrar a data e promover a integração entre os colaboradores. 

Uma dica legal é criar um "Dia dos filhos no trabalho", permitindo que os colaboradores levem as crianças para que elas participem junto com eles da confraternização. 

6. Palestras e workshops

O RH também pode pensar em uma programação de palestras e workshops relacionados à paternidade, educação dos filhos, equilíbrio entre trabalho e família e outros temas relevantes. Esses recursos podem ajudar os pais a adquirirem conhecimento, compartilharem experiências e criarem uma maior proximidade com seus pares.

7. Atividades lúdicas

As comemorações também podem ser feitas por meio de atividades lúdicas, como jogos e competições, que envolvam pais e filhos. Esse tipo de ação cria momentos de descontração e interação, o que pode melhorar a motivação, o engajamento e a retenção da equipe. 

Uma dica de atividade é pedir aos pais que enviem uma foto dos filhos e criar dinâmicas para que os demais colaboradores tentem adivinhar quem é o pai de quem. O vencedor da disputa pode ser presenteado com um brinde ao fim da brincadeira. 

8. Flexibilidade na rotina

O Dia dos Pais é um excelente momento para mostrar seus reconhecimento e uma forma de fazer isso é oferecer mais flexibilidade na rotina dos pais, permitindo que eles passem mais tempo com seus filhos. Para isso, é possível permitir que os colaboradores saiam mais cedo ou tenham um horário diferenciado na data. 

Isso não precisa acontecer só durante a celebração. Dar flexibilidade para que os profissionais consigam acompanhar seus filhos no médico ou em reuniões escolares, por exemplo, é um diferencial importante para melhorar a satisfação no trabalho e o employer branding. 

9. Promoção da saúde e bem-estar masculino

Essa também é uma oportunidade para promover ações voltadas para a saúde e bem-estar do homem, com palestras sobre o tema e experiências como exercícios de relaxamento e ginástica laboral. 

Aproveite a data para incentivar os colaboradores a pensarem melhor na saúde e se cuidarem. Uma dica é oferecer vouchers em barbearias, academias e outros estabelecimentos voltados à beleza e ao bem-estar. 

10. Programas de mentoria

Essa é uma ideia que pode ajudar seus colaboradores que foram pais recentemente. A dica é criar programas de mentoria entre pais mais experientes com aqueles que estão tendo sua primeira experiência com a paternidade. 

O programa pode ajudar os novos papais com orientações sobre paternidade, dicas e conselhos para que eles consigam equilibrar melhor a vida pessoal e a profissional

11. Campanha interna

Depois de pensar nas ações de endomarketing para o dia dos pais na empresa, é interessante divulgá-las para a equipe, garantindo que todos os colaboradores estejam por dentro de tudo o que vai acontecer

Para isso, você pode utilizar a intranet, murais, e-mails, redes sociais corporativas e outros canais de comunicação interna. 

12. Reconhecimento público

Além de divulgar as ações do RH, é importante mostrar publicamente o reconhecimento aos pais colaboradores e a gratidão por suas conquistas. Isso pode ser feito na newsletter interna, nas redes sociais da empresa e até mesmo em reuniões de equipe. 

? Pensar em ações para o Dia dos Pais na empresa é uma excelente forma de fortalecer o marketing interno e demonstrar reconhecimento e valorização aos colaboradores. Por isso, vale a pena se esforçar para não deixar a data passar em branco. 

Quer melhorar o endomarketing e a comunicação interna da sua empresa? Baixe nosso material gratuito e revolucione suas estratégias para engajar os colaboradores.

Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima