Dia do Trabalho: origem, importância e ações que o RH pode fazer

O Dia do Trabalho é uma celebração das histórias de luta e conquistas dos trabalhadores. Veja como o RH pode fazer ações valorizar a data!
dia do trabalhador
BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

O Dia do Trabalho, celebrado em 1º de maio, é uma data importante para relembrar as conquistas trabalhistas alcançadas ao longo dos anos e mostrar aos colaboradores a importância deles para o sucesso da empresa. Mais do que um feriado, essa é uma oportunidade importante para o RH pensar em ações de endomarketing, reconhecendo o poder do capital humano e garantindo ainda mais engajamento ao time. 

E sua empresa, já está se preparando para a data? Neste post, a gente explica um pouco mais sobre como ela surgiu, sua importância na sociedade e ações o RH pode fazer para aumentar a visibilidade do Dia do Trabalho. Confira na leitura! 

O que comemoramos no Dia do Trabalho?

O Dia do Trabalho, também conhecido como Dia Internacional dos Trabalhadores ou Primeiro de Maio, é uma data comemorativa destinada a celebrar as conquistas obtidas pelos trabalhadores ao longo da história e refletir sobre direitos e legislações trabalhistas. 

A data é comemorada em cerca de 80 países ao redor do mundo e homenageia o esforço, a dedicação e a importância do capital humano em empresas, organizações e setores públicos.

Por que é comemorado no dia 1° de maio?

O dia 1º de maio tornou-se a data para celebrar o trabalhador após uma onda de manifestação nos Estados Unidos. Em 1º de maio de 1886, os norte-americanos foram às ruas das maiores cidades do país para reivindicar a redução da carga horária máxima de trabalho por dia.

O ato teve sucesso, ajudando no bem-estar dos trabalhadores que chegavam a completar 100 horas de trabalho semanal — aproximadamente 17 horas para cada seis dias de ocupação.

Após as manifestações, a jornada de trabalho diminuiu para 8 horas diárias. Essa carga é padrão, atualmente, pela maioria dos países e órgãos de regulamentação das profissões.

A luta norte-americana foi reconhecida em 1890 pela Europa, que fixou o primeiro dia do mês de maio como o “Dia do Trabalhador” ou “Dia do Trabalho". A data tem como marco cerimônias e comemorações que, aos poucos, foram difundidas por todo o mundo. 

Diversos países de todos os continentes celebram o Dia do Trabalho desde 1925. Curiosamente, nos Estados Unidos, o dia da comemoração acontece em outra ocasião: na primeira segunda-feira do mês de setembro.

BAIXE GRÁTIS!

O Dia do Trabalho é feriado?

O Dia do Trabalho é feriado nacional em diversos países, inclusive no Brasil. A data foi instituída pela Lei nº 662 de 1949 e, consta na nova redação da lei (Lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002):

“Art. 1º São feriados nacionais os dias 1º de janeiro, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro.”

Como surgiu o Dia do Trabalho?

“Oito horas diárias sem redução no salário” era o slogan dos manifestantes que foram às ruas de Nova Iorque, Detroit, Chicago, Milwaukee e outras cidades dos Estados Unidos. A passeata foi um marco importante para a greve geral realizada no dia 1º de maio de 1886.

Na cidade de Chicago, a greve teve uma forte repressão policial, o que impulsionou ainda mais manifestações nos dias seguintes. No dia 04, na praça Haymarket, 2.500 trabalhadores reunidos em assembleia, sofreram com tiros e repressão da polícia local. 

Assim, na confusão, quatro manifestantes e sete policiais morreram. Além disso, mais de 130 pessoas ficaram feridas. Em consequência a esse ato, os sindicatos de dezenas de cidades ocuparam as sedes da polícia. 

Essa série de eventos, desencadeados a partir de 1º de maio, tornaram-se um símbolo da luta pelos direitos trabalhistas

Como a data chegou ao Brasil? 

Pensando no Brasil, a valorização do dia 1º de maio teve início na década de 1890. Nesse período histórico, a indústria brasileira vivenciava um processo acentuado de desenvolvimento. Entretanto, foi apenas em 1924 que a data foi decretada como “Dia do trabalhador”. 

O crescimento industrial fez com que fossem formados os primeiros movimentos de trabalhadores organizados, principalmente nas maiores cidades da época: São Paulo e Rio de Janeiro. 

Dessa forma, em 1917, São Paulo foi protagonista de uma das maiores greves gerais já registradas no país. A força do movimento trabalhista foi crescendo cada vez mais. Em 1924, o presidente Arthur Bernardes resolveu acatar o movimento internacional e transformou o dia 1º de maio como feriado nacional para celebrar o trabalhador.

A valorização da data cresceu principalmente na época do Estado Novo varguista. Com uma política popular, Getúlio Vargas organizou em seu governo uma série de leis  trabalhistas, aproveitando o dia primeiro para promover eventos de autopromoção do governo, com festas para os trabalhadores.

Foi no governo de Vargas que foram estabelecidas as regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sendo fixados os direitos básicos como salário mínimo e duração da jornada de trabalho.

Material gratuito: 9 planilhas de RH em um só lugar!

Preencha o formulário e receba grátis o kit de planilhas para RH no seu email📩

O correto é Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador?

Dia do Trabalhador, Dia do Trabalho ou Festa do Trabalho, as denominações da data variam de acordo com os países, dessa forma, não existe certo ou errado

É importante analisar, no entanto, que cada expressão pode carregar pequenas diferenças semânticas. No Brasil, a data era chamada de “Dia do Trabalhador” desde a sua instauração em 1924 — durante a gestão do presidente Artur Bernardes. 

Alguns anos mais tarde, segundo historiadores, o presidente Getúlio Vargas, sem alterar o decreto original, mudou o protagonismo da celebração: trocando o “Dia do Trabalhador” para “Dia do Trabalho". Sobre a mudança, o historiador, sociólogo e antropólogo Cláudio Bertolli Filho, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), explicou um uma matéria à BBC News Brasil:

"No projeto getulista, a manifestação que era dos trabalhadores, revolucionários, para exigir direitos, se transformou em uma festa do trabalho, na qual se homenageia não exatamente o trabalhador mas sim a categoria básica do mundo capitalista e do estado autoritário de Vargas: o trabalho"

Qual a importância do Dia do Trabalho?

Como podemos ver, a criação do Dia do Trabalhador está relacionada diretamente às lutas e manifestações por mais direitos e regras bem estabelecidas. Se hoje, os trabalhadores têm direito a uma jornada justa, férias remuneradas e bem-estar no trabalho, isso é graças aos profissionais que vieram antes e exigiram mudanças. 

Contudo, a data não apresenta apenas uma importância histórica. Ela carrega um peso considerável e pode ajudar as empresas a reconhecer talentos e a força do capital humano. 

Cada vez mais, as organizações estão mais conscientes de que as pessoas são o principal valor e fonte de crescimento e expansão para um negócio. 

Portanto, em vários países, a data é um momento de reflexão da força de trabalho sobre o seu papel dentro das organizações. Por esse motivo, diversos países a celebram com manifestações nas ruas e passeatas. 

Para as organizações, essa é uma importante oportunidade para reconhecer e valorizar os trabalhadores, fortalecendo a cultura e o clima organizacional e garantindo um maior senso de pertencimento. 

➡️ Leia também:

12 ações para comemorar o Dia do Trabalho na empresa

É importante que o RH não deixe a data passar em branco. O Dia do Trabalhador pode ser o momento ideal para a elaboração de campanhas de engajamento dos colaboradores. Por isso, é interessante estabelecer atividades que garantam o sentimento de pertencimento.

Pensando nisso, listamos algumas dicas de ações que o RH pode promover na empresa durante o dia do trabalhador.

1. Ações personalizadas

Um passo importante para o sentimento de pertencimento dos colaboradores é fazê-los entender que a empresa os conhece. É fundamental que o nome de cada um deles esteja expresso em todas as atividades que forem feitas: envio de e-mail, cartões, brindes etc.

Quando os colaboradores entendem que não são apenas mais um número para a empresa, mas sim pessoas, com histórias, particularidades e sentimentos, a relação só se torna mais forte.

Esse tratamento também é importante para a organização, pois fortalece o employer branding e a atração e retenção de talentos.

2. Oportunidades de desenvolvimento

Oferecer oportunidades para o crescimento dos colaboradores é uma forma positiva de comemorar o dia do trabalho. Além dos treinamentos constantes, a empresa pode aproveitar a data comemorativa para fazer uma atividade especial.

É possível convidar, por exemplo, alguma referência na área para ministrar uma palestra motivacional que seja capaz de envolver todos os setores. Uma vantagem dessa ação é que ela pode acontecer digitalmente, abrangendo até aos trabalhadores em home office.

Baixe gratuitamente!

3. Mimos e brindes especiais

Outra ação que pode ser bastante positiva é a entrega de um brinde especial. Não precisa ser algo muito elaborado ou difícil, mas que seja capaz de transmitir o sentimento de valorização.

A organização pode encaminhar o presente para a casa dos trabalhadores ou entregar pessoalmente na empresa. Alguns exemplos de brindes são: itens para escritórios, canecas, canudos de inox, chocolates, cerveja artesanal, bolsa térmica, carteira etc.

4. Concursos culturais

O concurso cultural é uma ação de baixo custo, mas que pode envolver e engajar os colaboradores. A atividade pode ser promovida com uma simples interação com o time, pedindo para completar alguma frase, dar uma ideia ou responder uma pergunta. 

Dessa forma, o RH estimula a criatividade dos funcionários e fortalece os canais de comunicação. Além disso, o prêmio pode ser a divulgação da melhor frase em todos os canais de redes sociais da empresa combinado com um brinde.

5. Premiações e reconhecimento

O dia 1º de maio também pode ser utilizado para premiar talentos e equipes que se destacaram no alcance de metas ou eleger os funcionários do mês. Isso pode ser feito com base nas percepções das lideranças, avaliações de desempenho ou mesmo contando com o voto do restante da equipe. 

Sendo assim, as premiações ser por meio de vale-compras, cursos, folgas, ingressos ou mesmo créditos livres no cartão de benefícios. 

6. Eventos e atividades de integração

Os eventos de integração tem como objetivo aproximar os colaboradores e incentivá-los a interagir fora do ambiente de trabalho e da rotina profissional. A ideia é promover momentos de descontração, em que o time se sinta confortável para trocar ideias. 

Dessa forma, a empresa pode aproveitar a data para programar gincanas, campeonatos, brincadeiras e happy hours, unindo profissionais de todos os setores. 

7. Promoção da saúde e bem-estar

As ações de endomarketing também podem abranger a promoção do bem-estar e saúde dos colaboradores, por exemplo, com aulas de ginástica e alongamento, avaliações nutricionais e massagens.

Então, uma ideia é organizar palestras e workshops focados em autocuidado, com técnicas de gerenciamento de estresse, dicas de alimentação, cuidados com o sono e outros temas relacionados.

8. Ações de responsabilidade social

Outra dica para engajar os colaboradores nesta data é propor ações de responsabilidade social, como voluntariado, campanhas de doação de sangue ou visita às instituições da cidade. 

Assim, a empresa também pode se engajar no Dia do Trabalhador é pensar em feiras de negócios ou estágios, com vagas destinadas à população carente. 

9. Pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação são uma forma de mostrar aos colaboradores que a organização valoriza suas opiniões e percepções, pensando em estratégias para suprir pontos de melhoria e potencializar qualidades. 

Assim, essa é uma ação interessante para empoderar o time no Dia do Trabalho. Dessa forma, a dica é estruturar pesquisas completas, com perguntas sobre diferentes aspectos da empresa. Portanto, para deixar os colaboradores mais à vontade e garantir respostas sinceras, você pode implementar uma pesquisa anônima. 

Materiais gratuitos: aprenda tudo pesquisa de clima! Ebook, planilha e modelo de pesquisa

Preencha o formulário e receba o kit grátis no seu e-mail 📩

10. Café da manhã ou almoço especial

Mais uma ação simbólica, que reconhece e valoriza os esforços dos trabalhadores para o sucesso da empresa. Aqui, não é preciso organizar algo muito complexo, o que vale é proporcionar um momento de confraternização e agradecimento pela dedicação deles. 

11. Reconhecimento nas redes sociais

Além de mensagens diretas nos meios de comunicação interna, o RH também pode utilizar as redes sociais para tornar o reconhecimento público. As publicações podem acontecer utilizando fotos de todo o time reunido. Para empresas maiores, vale pensar em um álbum com imagens das equipes de cada departamento. 

Portanto, lembre-se de adicionar, também, uma mensagem de agradecimento, como as que listamos acima. 

12. Feedback reverso

Por fim, que tal propor um Dia do Feedback Reverso? Essa pode ser uma campanha especial para que os colaboradores tenham a oportunidade de dar feedbacks construtivos às lideranças e à empresa, contribuindo para melhorias e fortalecendo a cultura de transparência e comunicação aberta.

12 ideias de mensagens para o Dia do Trabalhador

As mensagens para o Dia do Trabalhador podem fazer parte da comunicação interna da empresa de diferentes formas. Está sem ideias? Listamos 15 opções para utilizar nesta data comemorativa:

  • Neste Dia do Trabalhador, celebramos a dedicação incansável de todos aqueles que, com esforço e comprometimento, contribuem diariamente para o progressoda nossa sociedade;
  • É com admiração e gratidão que homenageamos todos os trabalhadores, que através de seu talento e esforço, transformam desafios em oportunidades, inspirando-nos a seguir em frente com determinação;
  • Unidos pelo trabalho, transformamos realidades;
  • No Dia do Trabalhador, renovamos nosso compromisso em valorizar e promover um ambiente de trabalho justo, onde cada indivíduo possa prosperar e contribuir para um mundo mais solidário e próspero;
  • Agradecemos a todos que tornam o trabalho uma fonte de orgulho;
  • Hoje celebramos não apenas o trabalho em si, mas também a ética, o comprometimento que cada trabalhador dedica a suas atividades!;
  • Reconhecemos a importância de quem move o mundo;
  • Trabalhar é criar, inovar e transformar. Feliz Dia do Trabalhador!;
  • O Dia do Trabalhador é uma ocasião especial para refletirmos sobre a importância do trabalho digno e valorizarmos os esforços de todos aqueles impulsionam o progresso e a inovação em nossa sociedade;
  • Cada indivíduo que se dedica ao trabalho diário não apenas sustenta a economia, mas também alimenta os sonhos e as aspirações de uma sociedade que busca o bem-estar de todos;
  • A celebração do Dia do Trabalhador é um lembrete poderoso de que o trabalho não é apenas uma atividade, mas uma expressão valiosa do potencial humano, capaz de transformar realidades;
  • Um feliz Dia do Trabalho para todos aqueles que batem ponto, cumprem suas funções com dedicação e ainda conseguem ter um tempinho para a família. Vocês merecem o mundo.

50 materiais e cursos gratuitos sobre Gestão de Pessoas

Preencha o formulário e receba todos os materiais direto no seu e-mail! 📩

Perguntas frequentes sobre o Dia do Trabalhador

Para finalizar, trouxemos algumas perguntas frequentes sobre o Dia do Trabalhador, para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema. Confira a seguir.

1º de maio é feriado ou ponto facultativo?

Como vimos, o dia 1º de maio é feriado em todos os estados e cidades do país, de acordo com a legislação. 

É permitido trabalhar no dia 1º de maio?

Segundo a legislação, é proibido trabalhar em feriados civis e religiosos, com exceção de algumas categorias como indústria, comércio, transporte e educação. 

Caso a empresa convoque o colaborador para trabalhar nesse dia, ela precisa pagar a remuneração em dobro ou propor outro dia de descanso, seguindo a convenção ou acordo da categoria.

Qual é o papel do RH no Dia do Trabalhador?

O RH é o setor responsável por promover ações de endomarketing para celebrar a data e conscientizar os colaboradores sobre a importância dela. 

Concluindo, o Dia do Trabalho é um momento importante para celebrar os colaboradores, que são o elo principal do crescimento e sucesso da empresa. Entregar valor é fundamental para que eles entendam o apreço que a organização tem com eles. Além da data, é importante pensar na experiência dos funcionários em todos os momentos de interação com a empresa. 

Quer ficar por dentro de todas as datas importantes para o RH e organizar suas ações com antecedência? Baixe gratuitamente nosso Calendário do RH e DP.

Baixe agora o seu calendário!

Picture of Sanny Vasconcelos
Sanny Vasconcelos
Psicóloga de formação apaixonada pela Educação Corporativa. Desde 2022 integro a Sólides, onde atuo na Unidade de Negócio de Educação, focada na Formação Analista Comportamental e treinamentos Imersão Sólides.
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima