Dia do Profissional de RH: origem, importância e como comemorar

Descubra quando e por que é comemorado o Dia do Profissional de RH, e como sua empresa pode celebrar a data e homenagear esses profissionais!
dia do profissional de rh
GARANTA SUA VAGA

Aqui você encontra:

Você sabia que o departamento de Recursos Humanos é tão relevante dentro das empresas que ganhou até uma data especial? O Dia do Profissional de RH foi criado para valorizar e celebrar esse time que atua como protagonista nas organizações. 

Até porque, o setor tem um papel muito mais importante dentro do negócio, cuidando do principal capital: as pessoas. Quer entender melhor sobre a data e como comemorá-la? Então, confira a leitura a seguir.

Que dia é o Dia do Profissional do RH?

O Dia do Profissional de RH é comemorado, no Brasil, no dia 03 de junho. A data é uma iniciativa da Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas, a WFPMA (World Federation of People Management Associations). 

Sua intenção é reconhecer os profissionais que atuam nessa área tão importante para as organizações e seus colaboradores, trazendo luz ao trabalho de gestão de pessoas e aumentando seu reconhecimento e protagonismo dentro das empresas. 

A data oficial escolhida em 2019, como veremos a seguir, muito embora as comemorações e homenagens a esses profissionais remontem a antes disso. O fato é que, como cada país adotava uma data diferente, a celebração acabava perdendo sua força. 

Assim, a Federação decidiu instituir o Dia do Profissional do RH, para unificar a celebração e chamar a atenção para a importância global do setor. Hoje, a nova data é comemorada em 94 países, incluindo o Brasil. 

💡Antes de continuar, que tal um presente? Baixe gratuitamente nosso kit de planilhas para RH!

Material gratuito: 9 planilhas de RH em um só lugar!

Preencha o formulário e receba grátis o kit de planilhas para RH no seu email📩

Por que o Dia do RH mudou?

Quem pesquisa sobre o Dia do Profissional do RH pode encontrar informações sobre uma data diferente: o dia 03 de junho. Essa é a data em que foi fundada a WFPMA, em 1976. Por isso, muitos países a adotavam para suas comemorações, antes da definição do dia mundial em 20 de maio.

O Brasil foi um dos países que implementou essa data inicialmente. Aqui, ela ganhou destaque após o reconhecimento por Genézio Lucone, fundador da Associação Paulista de Administração Pessoal, que hoje é a Administração Brasileira de Recursos Humanos — a ABRH.

Já outros países, realizavam suas celebrações no mês de setembro. A ideia da mudança foi uma iniciativa pensada para fortalecer a conscientização sobre a relevância do profissional de RH e concentrar as comemorações ao redor do mundo.

Como parabenizar o profissional de RH? 3 ideias

A comemoração de uma profissão tão relevante para a empresa não deve passar em branco. Logo, se você é líder desse time ou gestor do negócio, não deixe de pensar em ações de reconhecimento e valorização para o time de RH. A seguir, listamos algumas dicas que podem ser aplicadas. 

1. Apresente o time de RH para a empresa

Os profissionais de RH, na maioria das vezes, atuam nos bastidores da organização, e por isso, acabam não recebendo a atenção e o protagonismo que merecem. Uma ideia de ação interessante para a data, portanto, é trazer esses profissionais para os holofotes, mostrando a importância que eles têm para a empresa. 

Isso pode ser feito por meio de materiais explicativos ou mesmo em eventos. Que tal programar um café da manhã ou happy hour especial para apresentar o time de RH aos colaboradores e homenageá-los publicamente? Essa pode ser uma estratégia interessante de valorização e reconhecimento. 

Material gratuito: guia de estudos para se tornar autoridade no RH!

Preencha o formulário e receba o material grátis no seu e-mail 📩

2. Ofereça oportunidades de treinamento e desenvolvimento para profissionais do setor

Outra forma de demonstrar ao time de RH o quanto você os valoriza é investindo em programas de treinamento e desenvolvimento, que possam enriquecer sua bagagem de conhecimento e garantir promoções e oportunidades de crescimento na empresa. 

Oferecer bolsas e ajuda de custo para cursos, workshops, MBA em Gestão de Pessoas, sessões de coaching e programas de mentoria podem ser formas de presentear os profissionais de um modo criativo e útil, investindo diretamente em suas carreiras.

IMPULSIONE SUA CARREIRA!

3. Presenteie o time

Além dos cursos, existem outras opções de presentes e recompensas que podem ser simbólicas e úteis nesta data. A ideia é ir além das tradicionais lembrancinhas, como chocolates e flores, é pensar em ações que realmente valorizem o RH. 

Que tal utilizar, por exemplo, o saldo livre do cartão de benefícios para fornecer um crédito que poderá ser utilizado pelo colaborador como ele preferir? Nesse caso, ele pode adquirir, por exemplo, experiências de lazer e entretenimento, viagens e até procedimentos de autocuidado. 

Essa é uma forma de incentivar o bem-estar e a qualidade de vida, garantindo uma experiência flexível e adaptável a diferentes perfis de profissionais. 

Qual é o Dia do Departamento Pessoal?

Não existe uma data unificada para comemorar internacionalmente o Dia do Departamento Pessoal. Alguns países, como o Brasil, acabam celebrando o setor no dia 03 de junho, data de fundação da WFPMA.

Por que comemorar o Dia do Profissional de RH?

Um setor que desempenha ações tão estratégicas com capital humano de uma empresa, tem razões de sobra para celebrar a data. Tenha em mente que as principais formas de garantir mais engajamento dos times, identificar e treinar líderes e gerir de acordo as competências comportamentais só é possível por conta dos esforços da equipe de RH.

Todo o processo organizacional de uma empresa passa pela atuação minuciosa do RH. Desde as fases de recrutamento e seleção, a integração de cada colaborador, avaliações de desempenho, programas para melhoria da produtividade e, consequentemente, os resultados de uma companhia. Tudo tem a participação do time de Recursos Humanos.

Com um papel tão importante para o sucesso da organização e uma rotina atribulada e cheia de responsabilidades, esses profissionais merecem ser reconhecidos e mimados para que se mantenham motivados e felizes. 

Assim, as ações de reconhecimento ajudam na valorização do RH, mostram ao restante da empresa o quanto o setor é valioso, aumentam o sentimento de pertencimento e o vínculo profissional e contribuem para uma melhora no clima do departamento, gerando um ambiente de confiança e bem-estar. 

Participe!

Por que o RH é importante nas empresas?

Na década de 70, o diferencial competitivo de uma empresa era a quantidade de máquinas que ela tinha para desempenhar suas atividades — muitas, inclusive, trocaram a mão de obra humana pela velocidade dos maquinários. 

Mas essas ferramentas desempenhavam (e ainda desempenham) tarefas rotineiras, repetitivas e padronizadas. Ou seja, por mais que elas entregassem excelentes resultados, devido à alta performance obtida pela velocidade única, não exerciam a atividade intelectual do homem. 

Por isso, com o passar dos anos, os diferenciais competitivos foram mudando, desligando-se das máquinas e optando pela qualidade, depois pelos processos, tecnologia da informação, até chegar nas “pessoas”, que hoje são a principal necessidade de gestão em uma organização.

Podemos dizer que, atualmente, a gestão de pessoas está muito relacionada à tecnologia da informação, o que também merece ser lembrado no Dia do Profissional de RH. Mas agora não é uma em detrimento de outra, e sim ambas aliadas e parceiras para otimizar as atividades diárias do setor e alcançar o sucesso da empresa. 

Que os profissionais de RH são fundamentais para o bom andamento de uma empresa não há dúvidas. Mas você sabe quais atividades e resultados são responsabilidades dessa área, na prática? Confira a seguir. 

Criação de uma boa cultura organizacional e manutenção do clima 

O setor de RH é o principal responsável pela criação e manutenção da cultura organizacional da empresa, alinhando políticas e práticas e garantindo que os candidatos e colaboradores tenham fit com o que a organização prega e acredita.  

Além de estabelecer valores e regras, os profissionais do departamento atuam na manutenção do clima organizacional, identificando e resolvendo conflitos, para promover um ambiente seguro, justo, coerente e acolhedor. 

Nova call to action

Cuidado como o bem-estar e a saúde dos colaboradores

O RH também tem como tarefa cuidar do bem-estar e da saúde física e mental dos trabalhadores, garantindo que eles estejam seguros, satisfeitos e equilibrados. Essa, inclusive, é uma demanda muito importante nos dias atuais. 

Dados levantados pelo Relatório People at Work, do ADP Research Institute, mostram que 67% dos trabalhadores brasileiros relatam sentir estresse no trabalho, 31% dizem ter problemas de saúde mental e 57% acreditam que seus superiores não estão preparados para falar sobre saúde mental sem julgamento.

Dessa forma, a participação do RH é importante para criar e implementar políticas e práticas para a promoção de um ambiente de trabalho saudável e estimulante. Além das boas práticas, o departamento é responsável por definir benefícios corporativos que demonstrem a preocupação da empresa com o bem-estar de seus funcionários. 

Fortalecimento do trabalho em equipe

O setor também é responsável por gerenciar e aprimorar as relações no ambiente de trabalho, incentivando a colaboração e a boa comunicação entre os profissionais. 

Dessa forma, o RH fortalece as relações interpessoais por meio de dinâmicas e ações de interação, garantindo que todos se conheçam e consigam trabalhar de forma harmoniosa para um objetivo comum. 

Aumento da produtividade e da performance

As ações de atração, engajamento e motivação implementadas pelo RH garantem mais satisfação e felicidade aos profissionais. E é claro que a satisfação reflete diretamente na produtividade e na performance do negócio. 

Uma pesquisa realizada pela consultoria Robert Half mostra que colaboradores felizes são 89% mais produtivos, 74% mais criativos e 73% mais cooperativos. 

Além de melhorar a experiência dos colaboradores, os profissionais de RH também atuam no treinamento e desenvolvimento desses talentos, analisando pontos fortes e trabalhando pontos de melhorias, para solucionar gaps e construir times de alta performance.  

Gestão de talentos

Em relação à gestão de talentos, o RH também desempenha um papel fundamental, avaliando o desempenho, as habilidades e competências dos profissionais para definir estratégias de desenvolvimento contínuo

Ao utilizar o método de gestão comportamental, o time de RH potencializa ainda mais seu conhecimento, identificando o perfil dos talentos, para fortalecer qualidades e desenvolver pontos de melhoria em cada time. 

Redução de custos

Com as práticas certas, o RH também é um aliado para cortar custos do negócio e garantir ainda mais lucratividade. Isso porque, ele é capaz de potencializar o desempenho das equipes e atrair os profissionais mais qualificados e competentes do mercado. 

Ao atuar na retenção dos talentos, o departamento também evita gastos com demissões desnecessárias, contratações e treinamento de novos colaboradores, assegurando ao negócio um time fiel e eficiente. 

Embasamento para decisões estratégicas

Por fim, o RH trabalha diretamente com algo muito valioso para as organizações: os dados. Esse é um departamento que atua diariamente com um grande volume de informações importantes sobre colaboradores, processos e resultados. 

Dessa forma, o setor tem insumos para apoiar e orientar uma tomada de decisões estratégicas da alta gestão, se tornando protagonista no sucesso da empresa. 

💡Saiba também:

Qual o mercado de trabalho para o RH atualmente?

Existem diversas possibilidades de atuação para quem escolheu o RH como o segmento para trilhar a sua carreira e, no Dia do Profissional de RH, é importante relembrar-mos. Saiba que, de maneira geral, os salários de analista dos diferentes cargos variam entre R$ 2.113 a R$ 3.374. A seguir, listamos algumas das principais áreas.

Bussiness Partner 

O Business Partner é um parceiro de negócios. Sua função é ser um conselheiro da organização, intermediando as ações entre colaboradores e gestores para otimizar os resultados da empresa.

Headhunter 

Essa palavra significa “caçador de cabeças” e entrega a função do Headhunter: buscar talentos para a instituição nos mais variados locais. Para tanto, ele deve contar com uma boa rede de relacionamentos e estar sempre atento ao mercado.

Analista de cargos e salários

Esse profissional é o responsável por definir e rever as políticas salariais da empresa, considerando as posições existentes, a compatibilidade dos salários praticados pelo mercado, o perfil dos cargos, entre outras questões.  

Analista de desenvolvimento humano 

Lida diretamente com as atividades relativas ao desenvolvimento dos colaboradores durante sua trajetória profissional. Além disso, desenvolvem e implementam treinamentos, eventos de integração, planos de crescimento individual etc.

+ de 50 materiais e cursos gratuitos sobre Gestão de Pessoas

Preencha o formulário e receba todos os materiais direto no seu e-mail! 📩

Analista de benefícios

Trata-se do responsável por gerenciar os planos de benefícios voltados aos trabalhadores, como plano de saúde e odontológico, vale-refeição, vale-alimentação e bolsas de estudo, adequando suas necessidades à realidade da empresa.

Coordenador de RH 

Por desempenhar atividades de grau mais elevado de responsabilidade, o salário de Coordenador de RH varia entre R$ 4.000 a R$ 8.026. Esse profissional exerce funções de gestão, coordenando os times de analistas e respondendo por processos mais complexos do setor.

Gerente de RH 

Abaixo do diretor de RH está o gerente, que é o responsável por articular as atividades desenvolvidas pelos profissionais do setor, lidando diretamente com os trabalhadores da área. O salário varia entre R$ 7.000 a R$ 18 mil.

Diretor de RH

O diretor de RH desenvolve ações voltadas ao desenvolvimento dos colaboradores, como treinamentos, cursos e palestras. Além disso, realiza a gestão de carreira dos funcionários e delega funções para o restante da equipe. O salário pode chegar até R$ 30 mil

Por fim, deu para perceber que o setor de Recursos Humanos está envolvido direta ou indiretamente em todas as atividades e setores de uma organização, não é? Por isso, celebrar o Dia do Profissional de RH é muito importante! 

Essa é uma forma de retribuir o bom trabalho feito e mostrar o quanto a empresa valoriza os esforços e processos dessa área tão importante para o sucesso do negócio. 

Receba os melhores conteúdos sobre Gestão de Pessoas e fique sempre atualizado!

Inscreva-se na nossa Newsletter e receba informações exclusivamente no seu e-mail 📩

Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima