Dia das Mães na empresa: 18 ideias de endomarketing para o RH

Quer fazer ações de endomarketing para o Dia das Mães na Empresa? Confira 18 ideias de ações para implementar e reconhecer suas colaboradoras
dia das mães na empresa
BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

Você sabia que as mães compõem uma parcela importante do mercado de trabalho? Celebrar o Dia das Mães na empresa, portanto, pode ser uma ação estratégica para mostrar a essas colaboradoras que a organização valoriza seus esforços.

Mas como o RH pode comemorar essa data tão importante? Neste artigo, listamos 18 ações de endomarketing para você se inspirar, confira. 

Por que se comemora o Dia das Mães em maio?

A data foi criada pela ativista norte-americana Anna Jarvis, para marcar o falecimento de sua mãe, Ann Jarvis, em 1905. Em 1914, a filha conseguiu aprovação do congresso norte-americano e o presidente Woodrow Wilson sancionou o Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio. 

Assim, três anos após a morte da mãe dela, o primeiro Dia das Mães foi celebrado na igreja metodista de Andrews, em Grafton, EUA. A ativista escolheu o segundo domingo de maio porque seria sempre próximo de 9 de maio, dia em que sua mãe faleceu.

Portanto, embora na Antiguidade Clássica houvessem celebrações à Reha, considerada mãe dos deuses do Olimpo, o Dia das Mães como conhecemos surgiu no no início do século XX, nos Estados Unidos. 

No Brasil, a data foi oficializada na década de 30 e segue a mesma lógica dos Estados Unidos, acontecendo sempre no segundo domingo de maio. Apesar disso, existem históricos de comemorações anteriores no país, principalmente ligadas às igrejas cristãs, já que em maio se comemora o mês de Maria, a mãe de Jesus, para o catolicismo.

18 ideias para comemorar o Dia das Mães na empresa

As ações de endomarketing para o Dia das Mães na empresa podem trazer um resultado bastante positivo para a imagem da organização, além de fortalecer as relações entre as equipes. Assim, é interessante pensar em estratégias para valorizar as mulheres que são mães (biológicas ou afetivas), envolvendo também os familiares. 

Esse tipo de estratégia contribui para criar uma cultura de pertencimento e de valorização do capital humano. Como consequência, ganha-se em engajamento, integração e produtividade. Mas o que fazer no dia das mães na empresa? A seguir, listamos algumas sugestões.

1. Palestras e workshops

Uma ação para o Dia das Mães que pode trazer bons resultados é a separação de uma data ou um turno para oferecer um ciclo de palestras voltadas para este público

Portanto, aqui podem ser abordados temas como as habilidades desenvolvidas na maternidade, a conciliação entre carreira e filhos e os desafios mais enfrentados. Se possível, traga especialistas para falarem sobre assuntos do universo materno, contribuindo com dicas e diferentes pontos de vista. 

2. Campanha nas redes sociais

Uma dica para engajar os colaboradores é promover uma campanha nas redes sociais. Para isso, crie uma hashtag e publique vídeos, peças gráficas, depoimentos, imagens e tudo mais que a criatividade permitir. Envolva as equipes colaborativamente e incentive-as a publicar uma homenagem às mães usando a hashtag definida. 

3. Integração das mães dos colaboradores

Passamos mais tempo no trabalho (ou em função dele) do que com nossas famílias, não é mesmo? Por isso, é válido tentar encurtar a distância entre mães e filhos, promovendo um encontro informal.

Nesse dia, o RH pode oferecer um café da manhã, um almoço ou um chá da tarde, mostrando que o local de trabalho acolhe os colaboradores e suas mães, fortalecendo laços e aproximando a família e a organização.

💡Baixe o eBook gratuito: Endomarketing e Comunicação: revolucione suas estratégias para engajar colaboradores

4. Visita dos filhos no trabalho

É comum que grande parte das colaboradoras sejam mães de crianças pequenas, então por que não incluí-las nas comemorações. 

Seguindo a mesma ideia das mães no trabalho, é válido pensar em um dia especial, em que o time possa trazer seus filhos. Para atrair a atenção dos pequenos, é interessante pensar em um café com bolos e guloseimas, além de brinquedos e recreadores. 

5. Mural de fotos

Uma ideia para o Dia das Mães na empresa é criar um mural de fotos. Para isso, organize uma exibição de fotografias de mães e seus filhos ou dos colaboradores com suas mães. Assim, a exposição pode ocorrer em um mural físico, na intranet ou durante reuniões e eventos virtuais.

6. Programação especial durante a semana das mães

Uma estratégia rica para o endomarketing nessa data comemorativa é promover uma semana inteira de programação especial para o Dia das Mães. 

É possível convidar especialistas para falar sobre temas interessantes, oferecer músicas ao vivo ou convidar as colaboradoras para um dia fora do ambiente de trabalho. É válido incluir momentos de autocuidado, bem-estar e autodesenvolvimento para as mulheres. 

7. Concurso fotográfico

Um concurso de fotografias pode ser uma competição saudável e divertida, integrando colaboradores, filhos e mães. Assim, os participantes podem, por exemplo, publicar fotos criativas ou mesmo reproduzir fotos de quando eram crianças e utilizar a hashtag predefinida para o concurso. 

Uma comissão avaliadora deve selecionar e premiar a imagem mais criativa. Além disso, as demais fotos podem ser impressas e colocadas em porta-retratos para presentear ou incluídas em um mural na empresa. 

8. Game: quem é mãe de quem?

Entre as ações criativas para o Dia das Mães, está a criação de um jogo. Esta é uma atividade prática, lúdica e capaz de promover o engajamento e a retenção

Funciona assim: cada colaborador envia fotos de sua mãe. O RH recebe as imagens e as distribui em canais da empresa (intranet e e-mail, por exemplo). Lembre-se de coletar a autorização do funcionário para uso da imagem na campanha específica.

O game começa quando cada colaborador tenta descobrir quem é a mãe de quem na empresa. Os acertos podem valer prêmios, que tal?

9. Brindes especiais

Os brindes e presentes para colaboradoras que são mães também podem ser ferramentas interessantes para aumentar o sentimento de valorização e reconhecimento. 

Aqui, é importante evitar estereótipos de gênero e pensar em presentes que possam ser úteis e criativos, como um vale-presente, cursos e programas de mentoria ou mesmo um crédito a mais no cartão de benefícios.  

10. Rodas de conversa

Uma forma de empoderar as colaboradoras é propor rodas de conversas onde elas possam discutir suas experiências com a maternidade, amamentação, educação e vida profissional. Então, é válido convidar lideranças e gestões que tenham experiência com a maternidade para mediar o papo e propor temas relevantes e atuais. 

➡️ Leia também:

11. Café da manhã especial

O café da manhã ou lanche da tarde também pode ser um momento especial para as mamães poderem descontrair, relaxar e trocar informações e experiências. Sendo assim, o RH pode programar um evento interno na empresa ou distribuir vouchers para cafeterias e restaurantes locais. 

12. Planos de desenvolvimento específicos

Que tal criar um programa de desenvolvimento de talentos voltado para as profissionais que conciliam maternidade e carreira? Essas mulheres, muitas vezes, acabam sobrecarregadas e, por isso, podem ter mais dificuldades em buscar a capacitação e o desenvolvimento necessários para crescer na companhia. 

Dessa forma, pensando em programas voltados especificamente para esse público, o RH não só valoriza as colaboradoras, como consegue desenvolvê-las de forma mais eficiente, encontrando estratégias para potencializar qualidades e minimizar pontos fracos. 

13. Campanhas solidárias

As campanhas com foco social são sempre inspiradoras e podem ser muito interessantes para celebrar o Dia das Mães. Então, uma dica é arrecadar doações para instituições sociais que apoiem mães e crianças em situação de vulnerabilidade. 

14. Dia de lazer em família

Que tal pensar em uma programação fora do ambiente corporativo? Dessa forma, a empresa pode organizar um dia temático em um parque, clube ou espaço recreativo para os colaboradores e suas famílias. Para tornar o dia ainda mais especial, vale incluir atividades divertidas, gincanas, música ao vivo e outros momentos de descontração. 

15. Sessão de mentoria e treinamentos para mães 

A organização também pode oferecer um atendimento com mentores especializados no desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres, ajudando-as a alcançar seus objetivos e equilibrar suas responsabilidades.

Baixe gratuitamente!

16. Inauguração do espaço creche

O auxílio-creche ou a creche na empresa são benefícios muito importantes para garantir a produtividade e o engajamento das colaboradores que são mães, permitindo que elas consigam trabalhar com tranquilidade, com a certeza de que seus filhos estão em segurança. 

Sendo assim, se a sua empresa ainda não oferece esse benefício, o Dia das Mães pode ser o momento perfeito para implementá-lo. Se a ideia é criar um espaço dentro da própria organização, aproveite para fazer uma inauguração formal, com um café ou happy hour. 

17. Benefícios especiais

Além do auxílio-creche, outros benefícios podem ser muito importantes para garantir o engajamento e a retenção das mães. Assim, alguns exemplos são licença-maternidade e paternidade estendida, plano de saúde e odontológico, seguro de vida, vale-cultura e vale-educação. 

Portanto, analisar os benefícios que sua empresa já oferece e quais podem ser adicionados é uma estratégia valiosa, que pode funcionar como uma ação de endomarketing. 

18. Dia de beleza

Por fim, que tal promover um Dia de Beleza com serviços de manicure, maquiagem, cabelo e estética para as mães colaboradoras. Esse tipo de ação fortalece a autoestima e a autoconfiança das profissionais, refletindo até mesmo em seus resultados.

50 materiais e cursos gratuitos sobre Gestão de Pessoas

Preencha o formulário e receba todos os materiais direto no seu e-mail! 📩

10 mensagens de Dia das Mães para usar na empresa

Além das ações que citamos, é importante incluir mensagens de Dia das Mães nas redes corporativas e na comunicação interna. Confira alguns exemplos:

  • Neste Dia das Mães, celebramos sua força e inspiração diária;
  • Para todas as mães, um dia repleto de carinho e gratidão;
  • Celebrando a bondade e a generosidade materna neste dia especial;
  • Neste Dia das Mães, reconhecemos e valorizamos todas as nossas colaboradoras que, com dedicação e comprometimento, equilibram com maestria o papel de mãe e profissional. Vocês são inspiração para todos nós;
  • Celebramos as mães que são parte fundamental da nossa equipe, trazendo sua força e determinação para o trabalho todos os dias;
  • Às mães colaboradoras que desempenham múltiplos papeis com graciosidade e excelência, desejamos um Dia das Mães repleto de reconhecimento e carinho. Obrigado por tudo que vocês fazem;
  • Um dia dedicado a você, que faz tudo valer a pena. Feliz Dia das Mães
  • A todas as mães colaboradoras, desejamos um Dia das Mães repleto de reconhecimento pelo esforço diário de conciliar carreira e maternidade. Vocês fazem a diferença em nossa equipe;
  • Às mães da nossa equipe, que demonstram talento, competência e amor em todas as áreas de suas vidas, desejamos um Dia das Mães especial e cheio de realizações. Parabéns pelo exemplo;
  • A todas as mães colaboradoras que são exemplos de equilíbrio e dedicação, desejamos um Feliz Dia das Mães. Seu trabalho e amor fazem a diferença em nossa empresa.

Quando foi criado o Dia das Mães no Brasil?

O Dia das Mães foi instituído oficialmente no Brasil em 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. O objetivo era homenagear as mães, mas a data também se tornou importante comercialmente, sendo a segunda mais lucrativa em vendas ao longo do ano, perdendo apenas para o Natal. 

Perguntas frequentes sobre o Dia das Mães

Por fim, confira algumas perguntas frequentes sobre o Dia das Mães e a realidade dessas mulheres no ambiente de trabalho. 

O Dia das Mães é feriado?

Não. O dia das mães, que acontece sempre no segundo domingo de maio, não é feriado nacional nem ponto facultativo do Brasil.

Quais são os direitos trabalhistas das mães?

As mulheres que são mães têm alguns direitos trabalhistas previsto na CLT, são eles:

  • Licença-maternidade;
  • Estabilidade na gestação e no retorno ao trabalho;
  • Auxílio-creche, no caso de empresas que tenham pelo menos 30 mulheres com mais de 16 anos;
  • Suporte para a amamentação.

Como o RH pode promover um ambiente mais igualitário para as mães?

Além das ações de endomarketing para o Dia das Mães na empresa, existem outras práticas que podem ajudar a tornar o ambiente inclusivo para as mulheres e mães. Entre elas estão, por exemplo, a adaptação de etapas de processos seletivos para evitar fases discriminatórias e a adoção de horários flexíveis.

Deu para perceber que incorporar ações de endomarketing em datas festivas, especialmente no Dia das Mães, torna a cultura organizacional mais sólida e fortalece a construção de laços, não é? Tudo isso resulta em um ambiente corporativo com clima organizacional mais agradável e colaboradores mais engajados.

Dessa forma, é importante incluir essa data no seu cronograma de ações. Quer ficar por dentro de todas as oportunidades para o seu RH? Baixe gratuitamente nosso Calendário do RH e DP 2024 e organize as ações com antecedência para não perder nenhuma data.  

Baixe agora o seu calendário!

Picture of Sanny Vasconcelos
Sanny Vasconcelos
Psicóloga de formação apaixonada pela Educação Corporativa. Desde 2022 integro a Sólides, onde atuo na Unidade de Negócio de Educação, focada na Formação Analista Comportamental e treinamentos Imersão Sólides.
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima