Sem ideias para o Dia das Mães na empresa? Preparamos algumas dicas de endomarketing, uma estratégia que pode ser usada pelo RH para comunicar-se melhor com o público interno e engajar colaboradores.
Confira 7 dicas para desenvolver na organização, seja no trabalho presencial, híbrido ou remoto.
Como surgiu o Dia das Mães?
Embora na Antiguidade Clássica houvesse celebrações à Reha, considerada mãe dos deuses do Olimpo, o Dia das Mães teria surgido no início do século XX, nos Estados Unidos.
A data foi criada por Anna Jarvis, para marcar o falecimento de sua mãe, Ann Jarvis, em 1905. Em 1914, a filha conseguiu aprovação do congresso norte-americano e o presidente Woodrow Wilson sancionou o Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio.
O Dia das Mães no Brasil
A data foi instituída oficialmente no Brasil em 1932, pelo presidente Getúlio Vargas. O objetivo é homenagear as mães, mas a data tornou-se também importante comercialmente, sendo a segunda mais lucrativa em vendas ao longo do ano, perdendo apenas para o Natal.
Por que realizar endomarketing para o Dia das Mães?
Como estratégia de Marketing, o endomarketing diz respeito às campanhas internas voltadas aos colaboradores. Ações desse tipo são positivas para a imagem da empresa e fortalecem as relações entre as equipes.
Nesse sentido, fazer endomarketing específico para a data valoriza as mulheres que são mães (biológicas ou afetivas). Além disso, as ações se estendem também aos familiares, homenageando às pessoas que representam o papel materno nos lares dos colaboradores.
Ideias para o Dia das Mães na empresa
Ações internas para o Dia das Mães na empresa contribuem para criar uma cultura de pertencimento e de valorização do capital humano. Como consequência, ganha-se em engajamento, integração de colaboradores e aumento da produtividade.
Mas o que fazer no dia das mães na empresa? A seguir, listamos 7 sugestões. Confira!
1. Promover palestras
Uma ação para o Dia das Mães que pode trazer bons resultados é a separação de uma data (ou um turno) para oferecer um ciclo de palestras voltadas para este público.
Nesse sentido, uma roda de conversa descontraída, abordando o empreendedorismo feminino, habilidades desenvolvidas na maternidade, a conciliação entre carreira e filhos e seus desafios são ótimas ideias. Se possível, traga especialistas para falarem sobre assuntos do universo materno, contribuindo com dicas e diferentes pontos de vista.
2. Campanha nas redes sociais
Uma dica para engajar colaboradores em home office é promover uma campanha nas redes sociais. Para tanto, crie uma hashtag para publicar vídeos, peças gráficas, depoimentos, imagens e tudo mais que a criatividade permitir. Envolva as equipes colaborativamente e incentive-os a publicar uma homenagem às mães usando a hashtag definida.
3. Integrar as mães dos colaboradores
Passamos mais tempo no trabalho (ou em função dele) do que com nossas famílias, não é mesmo? Por isso, tente encurtar a distância entre mães e filhos promovendo um encontro informal.
Nesse dia, o RH pode oferecer um brunch, um almoço ou um chá da tarde, mostrando que o local de trabalho acolhe os colaboradores e suas mães, fortalecendo laços e aproximando a família e a organização.
4. Criar um mural de fotos
Uma ideia para o Dia das Mães na empresa que pode funcionar no trabalho híbrido, é um mural de fotos. Organize uma exibição de fotografias de mães e seus filhos ou dos colaboradores com suas mães. A exposição pode ocorrer em um mural físico, na empresa, ou pela internet, durante um evento virtual.
5. Organizar uma programação especial durante a semana das mães
Promova uma semana inteira de programação alusiva ao Dia das Mães. Convide especialistas para falar sobre temas interessantes, ofereça música ao vivo ou convide-as para um dia fora do ambiente de trabalho. Inclua momentos de autocuidado, bem-estar e autodesenvolvimento para as mulheres.
6. Realizar um concurso fotográfico
Participar de um concurso de fotografia pode ser uma competição saudável e divertida, integrando colaboradores, filhos e mães.
Assim, os participantes podem publicar fotos criativas, ou mesmo reproduzir fotos de quando eram crianças ao lado da mãe, e utilizar a hashtag predefinida para o concurso, por exemplo.
Uma comissão avaliadora escolhe e premia a imagem mais criativa. As demais fotos podem ser impressas e colocadas em porta-retratos para presentear.
7. Jogar um game: quem é mãe de quem?
Entre as ações criativas para o dia das mães, está a criação de um jogo. Esta é uma atividade prática, lúdica e capaz de promover o engajamento e a retenção. Funciona assim: cada colaborador envia fotos de sua mãe.
O RH recebe as imagens e as distribui em canais da empresa (intranet e e-mail, por exemplo). Lembre-se de coletar a autorização do funcionário para uso da imagem na campanha específica.
O game começa quando cada colaborador tenta descobrir quem é a mãe de quem na empresa. Os acertos podem valer prêmios, que tal?
Comece a planejar sua campanha!
Incorporar ações de endomarketing em datas festivas, especialmente no Dia das Mães, torna a cultura organizacional mais sólida e fortalece a construção de laços. Tudo resulta em um ambiente corporativo com clima organizacional mais agradável e colaboradores mais engajados.
Agora que você já conferiu ideias para o Dia das Mães na empresa, que tal mergulhar um pouco mais no tema para planejar a sua campanha? Baixe agora o nosso ebook sobre Endomarketing e Comunicação Interna e revolucione suas estratégias para engajar colaboradores!