Devolutiva do Profiler Sólides: entenda os índices

Tempo de leitura: 6 minutos

Você já ouviu falar na Devolutiva Profiler Sólides? Trata-se de uma ferramenta fundamental para identificar as habilidades e competências dos seus colaboradores. Assim é possível montar um time de excelência, com uma alta performance.

Várias companhias já fazem uso dessa plataforma e obtêm resultados incríveis. Afinal, conseguem ter um maior desenvolvimento de pessoal e, com isso, a produção da empresa se eleva também.

Neste post, mostraremos como a Devolutiva Profiler Sólides funciona detalhadamente. Ficou interessado na ferramenta? Então, continue acompanhando e descubra as suas funcionalidades e benefícios. Boa leitura!

Quais são os perfis comportamentais?

Primeiramente, para você conseguir fazer uma devolutiva correta é importante conhecer os quatro perfis comportamentais. Como profissional de RH, certamente, já ouviu falar nesse termo, não é mesmo? Mas sabe fazer a análise correta deles? De forma resumida, confira algumas especificações:

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

  • Executores: colaboradores energéticos, autoconfiantes, competitivos e que gostam de desafios;
  • Comunicadores: são persuasivos, entusiasmados, otimistas e relacionáveis;
  • Planejadores: profissionais estáveis, pacientes, que têm um ritmo de produção constante e são mais conservadores;
  • Analistas: são os colaboradores mais precisos, detalhistas, organizados e diligentes.

Esses são os principais tipos de profissionais que você encontrará em sua empresa. Pode ser que um grupo se destaque mais que o outro, dependendo da área de atuação da instituição. E isso é muito normal, viu?

Quais pontos devo analisar no Profiler Sólides?

Agora que você já sabe quais são os quatro perfis comportamentais, conheça os outros pontos que devem ser analisados na Devolutiva Profiler Sólides. Mas para entendê-los, antes é importante saber em qual perfil o seu colaborador se encaixa.

Assim, fazer a análise comportamental dos seus profissionais é o primeiro passo. Aliás, esse estudo deve ficar registrado no sistema, pois será sempre importante para as ações estratégicas da empresa.

Energia

Essa é uma questão que indica a disposição do colaborador para o seu trabalho. Além de analisar a sua capacidade de mudança e absorção de estresse.

Por isso, se esse ponto for baixo, muito baixo ou excessivamente baixo, verifique se as exigências do meio externo estão muito grandes sobre esse profissional. Pode ser que sim, que estejam demandando muitas habilidades não naturais para o perfil.

Índice de Exigência do Meio

Chamamos de IEM o fator que mede a força do meio externo na vida do colaborador. Logo, é possível comparar o índice com as cobranças do meio externo.

Índice de aproveitamento

O perfil que tem um alto índice de aproveitamento mostra que o colaborador se encontra em um momento em que as suas habilidades estão sendo bem aproveitadas pela empresa. Do contrário, ou seja, se estiver baixo, quer dizer que as habilidades dele não estão sendo muito requisitadas.

Moral

Esse é um ponto que indica o nível de autoaprovação da pessoa em termos de desempenho profissional e pessoal. Quando está alto, quer dizer que o colaborador está com a moral em alta e acredita que está no caminho correto para se desenvolver.

Ainda, pode mostrar que o colaborador sente que as mudanças podem ajudar o seu desempenho a melhorar. Portanto, é bom buscar alternativas eficientes para auxiliar esse perfil.

Banner_GIF_Profiler

Índice de positividade

Esse indicador mede a autoestima do colaborador. Mostra a sua autoaprovação, especialmente nas questões pessoais. Uma comparação entre as características positivas e negativas que o profissional vê em si mesmo.

Amplitude

Esse ponto na Devolutiva Profiler Sólides mostra o quão importante é o ambiente de trabalho para a produtividade do colaborador. Uma pessoa com amplitude alta impacta e é impactada pelo ambiente de forma mais intensa.

Mas se está baixa, mostra que o ambiente impacta um pouco menos, ela fica mais focada e concentrada em seu trabalho. Assim, atitudes certas e eficientes podem mudar esse cenário positivamente.

Tempo de Resposta

Na Devolutiva Profiler Sólides, esse ponto mostra qual o tempo que o colaborador consumiu para responder ao questionário online. Incide, especialmente, sobre o autoconhecimento do avaliado, por exemplo, pessoas que não param para pensar em seus comportamentos terão mais dificuldades para responder e identificar seu estilo.

O ideal são tempos que variam entre 3 a 11 minutos. Caso a pessoa ultrapasse, mostra que ela teve dificuldade para compreender alguma questão. Mas se vier rápido demais, abaixo de 3 minutos, indica que não houve uma resposta consciente, ou seja, só enviou o questionário por enviar.

Índice de flexibilidade

O item avaliado mostra o quanto a pessoa é flexível, mudando seu comportamento de acordo com o momento. Indica se isso é algo mais fácil ou difícil para ela. Além de apontar com que facilidade o colaborador aceita e absorve essas transformações.

As respostas podem ser bastante variadas. Afinal, é preciso considerar fatores, como época em que o profissional respondeu o questionário, seu estado emocional e a aceitação dos novos processos e conceitos da empresa.

Energia do Perfil

Nesse caso, trata-se da energia natural da pessoa. Diferentemente do primeiro tópico abordado na Devolutiva Profiler Sólides, que mostra a sua energia para o trabalho.

Comunicadores e planejadores tendem a ter energia de perfil menores, pois são mais relacionais e se energizassem com o trabalho em equipe e com os outros colaboradores.

Incitabilidade

O último ponto a ser analisado pela Devolutiva Profiler Sólides mostra a reação do colaborador aos estímulos. Indica o quanto essa pessoa está motivada com uma nova ideia, projeto, situação ou desafio.

Por que devo entender a Devolutiva do Profiler Sólides?

Essa é uma ferramenta que auxiliará os departamentos de RH a obterem relatórios completos e dados de competências dos seus colaboradores. Ela é baseada na metodologia DISC, sendo eficiente e com respostas que ajudarão o dia a dia dentro da empresa.

Trata-se de informações altamente importantes para melhorar a gestão de pessoas. Além de proporcionar um maior autoconhecimento para os seus profissionais.

Recolher esses dados é útil não somente para o setor de RH, mas para a liderança geral da empresa, assim como para os gestores de cada departamento. Conhecer melhor os profissionais da sua organização fará com que as estratégias internas para aumentar a produção se tornem mais eficientes.

Sem conseguir entender a devolutiva do Profiler Sólides — em todos seus índices e competências —, a gestão de pessoas fica sem otimizar suas tomadas de decisão.

Gostou de saber sobre a Devolutiva do Profiler Sólides? Então, faça o Profiler para a sua empresa


2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Giuliano SalesArmando Noronha de Aguiar Filho Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Armando Noronha de Aguiar Filho
Visitante
Armando Noronha de Aguiar Filho

Faz muito sentido essa metodologia Profiler, excelente ferramenta para desenvolver pessoas.

Giuliano Sales
Admin

Ei, Armando, tudo bem?
Obrigado pelo feedback.
Essa metodologia já está implantada e ajudando mais de mil empresas a diminuírem seus índices de rotatividade e aumentar a produtividade. Em tempos de crise, ela também é fundamental para ajudar a entender os impactos sofridos pelos colaboradores e como a gestão pode auxiliar.
Continue nos acompanhando para mais informações sobre o mundo da gestão de pessoas.
Abraços.