Desenvolvimento pessoal: o que é e como criar um plano?

Baixe grátis!

Aqui você encontra:

Desenvolvimento pessoal é um processo gradual, mas contínuo, de autoinvestimento. Significa potencializar competências e habilidades para alcançar um objetivo. 

Em um país onde a taxa de desocupação encerrou o primeiro trimestre de 2023 em 8,8%, quem não deseja crescer e ter melhor qualidade de vida? Para isso, é necessário se capacitar e aprender a lidar com diversas situações. 

Neste conteúdo mostraremos o que é desenvolvimento pessoal, sua importância e dicas para conquistá-la. Você verá que com apenas três passos é possível criar um plano para atingir seus objetivos. 

O que é desenvolvimento pessoal?

No universo do trabalho, o desenvolvimento pessoal é praticado por profissionais que desejam aumentar suas capacidades individuais e conquistar metas para ter mais qualidade de vida.

Desenvolver-se abrange diferentes áreas do conhecimento, além de desafiar capacidades e inteligências em busca de aprimoramento. Ao investir na própria performance, o profissional se torna protagonista da sua própria jornada para a realização pessoal. 

Por que investir em desenvolvimento pessoal?

O desenvolvimento pessoal é indispensável tanto para quem procura uma colocação no mercado quanto para aqueles que já estão empregados, mas desejam subir de nível. É uma estratégia capaz de trazer benefícios, proporcionando realização profissional, emocional e financeira. 

As pessoas que dedicam tempo e empenho para se desenvolver, empregadas ou não, conseguem elevar a autoestima e conquistar mais qualidade de vida. Outro aspecto é fortalecer habilidades sociais. Afinal, durante o aprimoramento podemos estabelecer novos vínculos profissionais interessantes para o futuro. 

17 dicas para conquistar desenvolvimento pessoal

Ciente da importância de investir em desenvolvimento pessoal para alcançar objetivos, resta saber: como promover aprimorar habilidades e competências? Listamos 17 dicas práticas para esse fim, acompanhe.

1. Conquiste autoconhecimento

Trabalhar o autoconhecimento é uma etapa essencial para quem busca desenvolvimento. Nesse primeiro momento devemos pensar onde estamos hoje, aonde queremos ir e o que precisamos fazer para estar lá. 

Na velocidade do cotidiano nem sempre paramos para refletir sobre pontos fortes e necessidades de melhoria. No entanto, fazer essa autoavaliação é o primeiro passo para alcançar o autoconhecimento. 

Confira a aula exclusiva da Escola de Pessoas sobre como desenvolver valor pessoal e propósito no trabalho.

2. Não tenha medo de experimentar

Conhecer-se é um processo contínuo, pois mudamos dia a dia e estamos sempre aprendendo com erros e acertos. Assim, uma dica básica no processo de desenvolvimento pessoal é não evitar oportunidades de experimentar.

Conhecer novos lugares, pessoas e áreas de aprendizagem ou testar diferentes estratégias. É o famoso “sair da zona de conforto”, sabe? Quem inicia a jornada rumo ao desenvolvimento pessoal não pode ter medo de vivenciar áreas pouco exploradas. Você pode se surpreender!

3. Defina metas

Dica de ouro: sem um plano de voo não se chega ao destino. Nesse sentido, para alcançar sonhos na vida pessoal ou profissional é preciso tomar decisões. Se há um propósito, um objetivo claro, fica mais fácil acertar. 

Para acelerar esse processo, trace metas claras e realistas com suas aspirações. Coloque tudo em uma lista e monte esse “plano de ação”. 

4. Não procrastine

Subestimar o tempo para realização de uma tarefa nos leva a deixar tudo para depois. No entanto, esse costume não ajuda quem tem objetivos a alcançar. Por isso, ao invés de se entregar à procrastinação, procure motivar-se para encarar o que precisa ser feito. 

Investir tempo em um projeto, mesmo que seja um pouco a cada dia, é melhor do que não fazer nada. Também cuide do bem-estar cuidando do sono e da alimentação, além de incluir exercícios físicos na rotina. 

5. Uma tarefa por vez

Diversos estudos apontam que dividir um projeto em tarefas menores possibilita o gerenciamento e a conclusão. Da mesma forma, realizar uma atividade por vez faz com que cada uma seja executada com mais qualidade.

O mesmo vale para processos de desenvolvimento pessoal. Fazer tudo simultaneamente torna o objetivo mais distante. Foque no que importa!

6. Invista em você

Buscar o crescimento pessoal e na carreira exige o aporte de um recurso. No entanto, essa dica está relacionada ao investimento de outro bem valioso: o tempo. Assim, vale organizar um cronograma semanal. 

Destine períodos para atividades de rotina e ações voltadas ao seu próprio bem-estar. Exercite habilidades sociais e emocionais, desenvolva a inteligência emocional, a comunicação eficaz e a empatia. 

7. Desenvolva habilidades

Lembra da primeira etapa, sobre autoconhecimento? É aqui que ela entra, pois, a autoavaliação permitiu descobrir seus pontos fortes. Aquelas competências intrínsecas ou adquiridas que o tornam um profissional capaz e eficiente.

Também é proveitoso descobrir novos talentos que possam ser úteis na carreira. Invista em oratória, técnicas de apresentação, habilidades com softwares, liderança e outros. Quanto mais habilidades, mais fácil é enfrentar os obstáculos. 

💡 Saiba mais: Profissional T-shaped: o que é e como se tornar um

8. Aprenda novos idiomas

Ser fluente em outra língua é uma das qualidades mais requisitadas no mercado. Além, é claro, de trazer benefícios para o desenvolvimento íntimo. Aprender um idioma possibilita entrar em contato com outras pessoas e culturas, fazer parcerias e se destacar em processos seletivos.  

Segundo o Instituto Mackenzie, o inglês ainda é o idioma mais desejado no ambiente corporativo, seguido pelo espanhol. No entanto, outras línguas menos óbvias como o árabe e o mandarim também fazem a diferença no desenvolvimento pessoal. 

9. Faça cursos

Cursos e treinamentos também são importantes para quem ingressa no mercado de trabalho ou já tem uma colocação e deseja se desenvolver. E não há desculpas para deixar de aprender, afinal, a tecnologia possibilita fazer um curso online. Inclusive, existem centenas de sites e plataformas voltados à aprendizagem, muitos deles são gratuitos.

Nova call to action

10. Faça networking

Ampliar a rede de contatos é uma ótima estratégia para se qualificar pessoal e profissionalmente. O relacionamento com outras pessoas pode acelerar o autodesenvolvimento. Converse, troque experiências, receba dicas ou participe de fóruns na internet. São oportunidades de aprender e fazer seu marketing pessoal.

11. Ressignifique experiências

A expressão “Aprenda com os erros” indica que é possível tirar benefício de algo que não saiu como deveria. É uma forma de evoluir, aprender a fazer de outra maneira, sem repetir velhos hábitos ou métodos. Por isso, cada vez que errar, tente ressignificar essa experiência e encontrar o lado bom. 

12. Trabalhe seus pontos fracos

Na esteira de aprender com os erros, aproveite para refletir sobre seus pontos fracos e procure melhorá-los. É um hábito para se levar no dia a dia, ciente de que ninguém é bom em tudo o tempo todo. Coloque no papel quais são as deficiências do seu perfil e corra atrás para se aperfeiçoar.

13. Encare o fracasso

Reconhecer falhas, aprender com os erros e assumir a responsabilidade pelos próprios atos fazem parte do desenvolvimento pessoal. Por isso, encarar o fracasso é uma experiência que vamos ter, em determinado momento do processo. 

Ainda que seja difícil lidar com a frustração, temos que admitir que não fomos bons o suficiente em determinado assunto e aprender com isso. 

14. Tenha referências

Ter um grande ídolo ou admirar um profissional da sua área pode servir como referência para alcançar objetivos. Além de todas as etapas que devemos seguir para conquistar nosso desenvolvimento pessoal, cultivar admiração é um hábito saudável para encurtar o caminho. 

15. Conheça especialistas

Faça uma lista de profissionais que se destacam na sua área ou no segmento que deseja atuar. Essas pessoas podem se tornar exemplos de como conduzir a carreira e, até mesmo, ensinar lições valiosas para toda a vida. 

Mesmo sabendo que cada pessoa é única e as oportunidades são diferentes, ainda assim podemos aprender as táticas e estratégias para o sucesso. Leia livros de especialistas, siga-os nas redes sociais ou assine newsletters. Vale a pena!

16. Consuma conteúdo

Aproveite a mesma lista de especialistas da dica anterior para consumir o conteúdo produzido por essas pessoas. Além disso, sempre que possível, assista a palestras e participe de workshops. É uma ótima oportunidade para aprender e adquirir novos conhecimentos. 

Descubra ferramentas, aplicativos e recursos online que possam apoiar o processo de desenvolvimento pessoal. Que tal investir em técnicas de meditação, mecanismos para gerenciamento de tarefas e programas de mentoria

17. Leia livros

Última sugestão para o desenvolvimento pessoal, mas não menos importante: aposte nos livros! A leitura é uma grande aliada do conhecimento e uma fonte de novos conceitos. Manter boas práticas de leitura é uma maneira de aproveitar o tempo enquanto avança em direção aos seus objetivos. 

➡️ Leia também: Resoluções de fim de ano: 10 dicas para manter a produtividade e o foco para cumprir suas metas

Como criar um plano de desenvolvimento pessoal?

Agora que já entendemos o conceito de desenvolvimento pessoal e anotamos dicas para conquistá-lo, prepare para saber o que precisa ser feito com apenas três pontos:

1. Pesquise

Com sua meta definida, comece a pesquisar sobre assuntos relacionados. Procure informações relevantes na internet, converse com pessoas da área, busque o máximo de informação. São ações fundamentais para identificar oportunidades de crescimento e aprendizagem. 

2. Identifique seu nível de conhecimento

Após estarmos familiarizados com o assunto de interesse, busque realizar testes que ajudem a conhecer seu nível de conhecimento. Considere que o tipo de avaliação depende da área escolhida. 

O resultado do exame aponta áreas que podem ser desenvolvidas. Novamente, o autoconhecimento é fundamental para criar um plano de ação para seu aperfeiçoamento pessoal. 

3. Peça ajuda

Terceira e última ação: procure pessoas e instituições que possam ajudar na jornada do desenvolvimento. Não tenha medo de pedir auxílio, pois ninguém constrói nada sozinho. Se tiver oportunidade, encontre uma mentoria para ter suporte. 

Livros e cursos sobre desenvolvimento pessoal

Confira sete livros essenciais para quem busca desenvolver-se como indivíduo ou profissional.

  • Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar - Daniel Kahneman
  • Pai Rico, Pai Pobre - Robert Kiyosaki
  • As Armas da Persuasão - Robert Cialdini
  • Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas - Dale Carnegie
  • O Ócio Criativo - Domenico De Masi
  • Sonho Grande - Cristiane Correa
  • Desperte seu Gigante Interior - Tony Robbins

Ao chegar até aqui, tenha convicção que o primeiro passo em direção ao seu desenvolvimento pessoal já foi dado. Tenha em mente que o mais importante antes de elaborar um plano de ação é fundamental saber aonde quer chegar. 

Em uma analogia, podemos dizer que o desenvolvimento pessoal funciona como um atalho seguro para levar-nos a um lugar melhor onde estamos hoje. Desenvolver-se é investimento em autoconhecimento, proporcionando estabilidade, independência e segurança. São condições essenciais para realizar sonhos e desejos. 

Aproveite para descobrir seu valor pessoal e seu propósito no trabalho com um curso online e gratuito sobre desenvolvimento e desempenho!

Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima