Como ter um ambiente de desenvolvimento de pessoas nas organizações?

Tempo de leitura: 4 minutos

Que o desenvolvimento de pessoas nas organizações é fundamental para o bom desempenho e os resultados das empresas não é novidade para quem é da área de RH! Por isso, é comum os profissionais desse departamento se preocuparem com planos de desenvolvimento tanto para as lideranças, como para os demais colaboradores.

Mas já pensou no quanto a empresa ganha se o ambiente de trabalho já for propício para o desenvolvimento dos colaboradores? Assim, é possível que isso se torne parte da cultura organizacional e, consequentemente, algo permanentemente buscado pela empresa e os profissionais.

Então, você quer ter colaboradores cada vez mais motivados e que correm atrás para melhorar o próprio desempenho? Continue a leitura para saber como fazer da sua empresa um ambiente de desenvolvimento!

Tornando a empresa um ambiente de desenvolvimento

Diferente dos treinamentos, o desenvolvimento é um processo longo e que visa alcançar objetivos não tão pontuais, como uma competência, por exemplo. Por isso, além dos planejamentos que focam em alguns colaboradores, é tão importante tornar a empresa em um ambiente de desenvolvimento. Assim, você potencializa o processo, já que ele vai estar presente e envolvido no cotidiano de trabalho.

Preparamos algumas dicas para que você possa tornar isso possível no local em que você trabalha.

1 – Saiba o que a sua empresa precisa

A primeira dica importante para você tornar a sua organização um ambiente de desenvolvimento é entender exatamente o que ela precisa para melhorar o seu desempenho.

E como fazer isso? Bom, primeiramente é importante analisar o planejamento estratégico da empresa. Afinal, é ele que orienta as ações que devem ser tomadas para alcançar os objetivos desejados.

Você também pode aplicar pesquisas e conversar com os colaboradores, as lideranças e a diretoria para alinhar as expectativas e ver o que pode ser colocado em prática para melhorar o desempenho das equipes.

É a partir disso que você conseguirá pensar em como levar o desenvolvimento como algo que deve ser aplicado na prática do dia a dia da empresa. Em quais pontos focar com cada equipe? Como fazer com que determinado processo desenvolva certas competências nos profissionais? Quais colaboradores devem estar perto uns dos outros para que aprendam e sejam desenvolvidos diariamente? Até mesmo o local em que cada equipe está posicionada influenciará nisso!

2 – Conheça o perfil das equipes

Juntamente com a compreensão de quais são os objetivos da empresa e o que ela precisa desenvolver para alcançá-los, você deve analisar – em conjunto com os demais profissionais responsáveis pela Gestão de Pessoas, inclusive as lideranças – quais são as características comportamentais e as competências de cada equipe e colaborador.

Alinhando as necessidades da empresa ao que você conhece sobre cada profissional, qual é a melhor forma de trabalhar para cada equipe e o que pode ser melhorado, você saberá onde aplicar cada ação que irá direcionar a empresa a um ambiente de desenvolvimento.

Vamos a um exemplo simples: uma equipe precisa que os seus profissionais tenham um perfil multitarefas para que as atividades sejam realizadas de forma dinâmica e com velocidade.

Então, é possível fazer um remanejamento para que os profissionais que não têm essa competência bem desenvolvida trabalhem próximos dos colaboradores que têm. Com a convivência, eles podem entender a necessidade de se desenvolverem nesse sentido e aprender, na prática, como fazer isso!

3 – Conte com bons líderes

Não tem como falarmos de desenvolvimento sem citar as lideranças da empresa. Afinal, todo líder é um gestor de pessoas! São eles que irão te ajudar durante todo o processo de planejamento, organização e implementação das ações para tornar a sua empresa um ambiente de desenvolvimento.

Além disso, os líderes são muito importantes para que você entenda o que está gerando resultados e o que precisa ser alterado. Assim, você consegue estar constantemente atento às melhorias necessárias para o ambiente de desenvolvimento.

Conhecendo as vantagens de ter um ambiente de desenvolvimento de pessoas nas organizações

Como nós já falamos rapidamente, tornar a empresa um ambiente de desenvolvimento é muito positivo para os resultados do seu negócio. Ter isso como um objetivo no dia a dia de trabalho, então, traz diversos benefícios para a sua organização. Confira alguns deles!

Colaboradores qualificados e engajados

Investir em desenvolvimento na empresa fará com que os colaboradores fiquem mais qualificados para exercerem suas funções e também mais engajados. Acreditando que a empresa se preocupa com o crescimento profissional de cada um, eles se sentem mais valorizados dentro da organização e consequentemente ficam mais empenhados com o trabalho.

Vantagem competitiva

Os colaboradores são a base para qualquer negócio. Assim, com profissionais mais qualificados, a empresa tende a ter um nível maior de produtividade, inovação, habilidade no que faz e resultados cada vez mais positivos. Isso gera vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.

Pronto para começar a colocar em prática nossas dicas para ter um ambiente de desenvolvimento de pessoas nas organizações? E agora, que tal falarmos um pouco sobre treinamento? Clique aqui e baixe gratuitamente o material que preparamos para você!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of