Desenvolvimento de liderança: conheça mais sobre os tipos e sobre o papel nas empresas

Tempo de leitura: 5 minutos

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Você já parou para pensar que a presença de bons líderes tem um impacto direto no funcionamento de uma empresa? Desde o relacionamento entre os colaboradores à observação dos resultados, são essas figuras que fazem a diferença. Por isso, o RH precisa saber usar as ferramentas certas para o desenvolvimento da liderança.

Mas o que é desenvolvimento de liderança? Trata-se de um conjunto de estratégias e de ações adotadas para criar e para desenvolver líderes dentre os colaboradores de uma empresa. Esse planejamento visa estimular as competências fundamentais para ocupar a posição.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Para montar esse planejamento, é preciso se aprofundar no assunto. Pensando nisso, trouxemos este conteúdo para apresentar os tipos de liderança, as diferenças entre líder e chefe, o papel da liderança nas organizações e o perfil de um bom líder. Assim, fica mais fácil pensar nas melhores estratégias ligadas ao desenvolvimento dessa posição.

Qual é o papel da liderança numa organização?

O primeiro passo para o desenvolvimento de liderança é entender o seu papel dentro de uma organização. Nesse cargo, o profissional deve cumprir as suas funções enquanto procura entender quais resultados que seu time deve alcançar na empresa para colaborar com o todo.

Sabendo dos valores e da missão da empresa, a liderança irá traçar quais são as ações e as estratégias necessárias para os colaboradores alcançarem os resultados de que a organização precisa. Ademais, os líderes também determinarão o papel de cada profissional nesse contexto, sempre com base nos seus perfis comportamentais.

Mais do que isso, o líder se torna uma ponte entre a empresa e os colaboradores, trabalhando para que todos estejam engajados em suas devidas funções. Isso porque ele se torna uma inspiração para a equipe a partir de uma liderança de alta performance.

Quais são as diferenças entre chefe e líder?

Entender as diferenças entre chefe e líder também é muito importante para o planejamento do desenvolvimento da liderança. Confira mais sobre cada uma dessas funções:

Chefe

Normalmente, um chefe tem um papel que se dedica mais à busca de lucros e de resultados e menos às pessoas envolvidas no processo para o alcance desses resultados. Dessa maneira, ele enxerga os integrantes do time como subordinados, e não como colaboradores. 

Essa visão não ajuda no engajamento dos profissionais, já que eles se sentem desmotivados a expressar suas opiniões e suas dúvidas. Isso, é claro, tem efeito direto na motivação para o trabalho, visto que eles estarão fazendo suas funções puramente por obrigação, e não porque se sentem parte da empresa e dos seus resultados.

Líder

As características do líder de alta performance fazem com ele esteja atento aos colaboradores e aos seus pontos fortes e fracos. Nesse caso, esse profissional cria estratégias visando utilizar os talentos da equipe nos papéis de acordo com suas soft e hard skills.

Além disso, ele identifica os pontos mais fracos e propõe soluções para o seu desenvolvimento. Um bom líder sabe ouvir sua equipe, oferece feedbacks construtivos e reconhece quando erra – atitudes que geram o engajamento e a motivação para a rotina corporativa.

Conheça quais são os tipos de liderança

Depois de entender o papel do líder na empresa e as diferenças com a função de chefe, está na hora de conhecer os diferentes tipos de liderança. Esse conhecimento é essencial para o RH desenvolver as principais estratégias para o desenvolvimento desses profissionais de acordo com a sua classificação. Confira:

Liderança autocrática

É um dos tipos mais tradicionais de liderança, haja vista que as decisões são centralizadas no líder. Além disso, os colaboradores estão sujeitos a regras definidas. Ela pode ser considerada um pouco antiquada, justamente por não dar abertura para que os profissionais se posicionem diante dos processos da empresa.

Liderança democrática

Como o próprio nome já diz, essa liderança está mais aberta à participação, a sugestões e a contribuições do time. É o modelo mais utilizado nas empresas hoje em dia, justamente por ser um modelo para a gestão de pessoas. Esse tipo está sempre em busca de estratégias e de ações para motivar, para engajar e para desenvolver seus liderados.

Liderança liberal

Nesse tipo, o líder conta com a capacidade de autogestão do time, o que não quer dizer que ele é ausente, mas sim que atua como um direcionador. Esse modelo é mais indicado para equipes com profissionais experientes, os quais possuem uma maior facilidade em trabalhar com níveis altos de autonomia e de responsabilidade.

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Qual é o perfil de um bom líder?

A fim de montar um ótimo programa de desenvolvimento de liderança, é preciso entender o que faz um profissional ser um bom líder. A pessoa com tal responsabilidade precisa aumentar sua motivação e autoconfiança para que possa inspirar seus liderados, além de ter senso de humor e atitude positiva frente aos diversos desafios e às responsabilidades diárias.

Atualmente, existe um grande aliado para o desenvolvimento da liderança: o coaching. Tais cursos possuem técnicas e ferramentas exclusivas que possibilitam um profundo autoconhecimento, a partir do qual o profissional poderá entender o que precisa ser melhorado para exercer o papel de líder com o resultado esperado pela empresa.

Potencialize seu aprendizado!

Após entender mais sobre como fazer o desenvolvimento da liderança, que tal conhecer o nosso guia para novos líderes? Por lá, listamos 16 dicas para quem assumiu esse novo papel. Confira!

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Agostinho Sango

Ao falarmos de estilos de liderança é necessário termos presente que não apresentam limites estaques. As circunstancias na organização são determinantes para que o líder adopte este ou aquele estilo de liderança.