Aprenda o que é e como fazer o desenvolvimento de competências

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É fundamental para o sucesso de uma empresa contar com os profissionais certos nas funções certas. Isso significa que é necessário focar no desenvolvimento de competências que ajudem os colaboradores a entregar o melhor resultado.

Como profissional que cuida da Gestão de Pessoas, você precisa saber o que é e como desenvolver competências nas equipes da sua empresa. Confira neste artigo todas essas informações!

O que é o desenvolvimento de competências?

Desenvolver habilidades nada mais é do que adquirir todas as competências - técnicas e comportamentais - necessárias para a adequação de um colaborador às necessidades do time e da organização, seja para um cargo atual ou uma posição que virá a ocupar no futuro.

Por isso, é importante estar atento ao perfil dos profissionais que já fazem parte da equipe há um tempo, visto que as demandas podem mudar.

Também é essencial fazer processos de recrutamento e seleção por competências, para contratar as pessoas com perfil ideal para a sua empresa

Por que desenvolver competências é importante?

O desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais é uma das estratégias para alcançar os melhores resultados em sua empresa.

Porém, muitos profissionais de RH ainda se guiam pelas habilidades técnicas e pelos aspectos subjetivos na hora de selecionar novos colaboradores, por exemplo. 

Mas as habilidades comportamentais são fundamentais para a permanência de um profissional na empresa e sua performance. Isso ajuda a diminuir as taxas de rotatividade, ao evitar demissões por falta de adequação à cultura organizacional.

Para entender melhor, vamos supor que você conta com um profissional com o perfil comunicador como predominante, o que significa que ele tem como fortes características:

  • Influência forte do meio em que está inserido;
  • Muitos altos e baixos;
  • Distrações frequentes, o que significa que precisa de incentivos para concluir suas atividades. 

Se o seu time estiver passando por momentos turbulentos, será necessário aumentar as entregas e a produtividade dos colaboradores. 

Nesse cenário, o gestor deve ajudar esse profissional comunicador a desenvolver competências, como automotivação e independência, características marcantes do perfil executor.

Conheça os 4 tipos de perfis comportamentais

Como fazer o desenvolvimento de competências?

Saber quais são as competências e tendências comportamentais dos profissionais é o primeiro passo para que você consiga ter colaboradores adequados ao que a sua empresa precisa. 

Afinal, só assim você vai saber qual é o seu ponto de partida e em qual lugar você quer chegar com o processo de desenvolvimento de competências!

Para levar isso ao dia a dia da organização, você precisa cumprir algumas etapas, como:

  • Conhecer as características atuais da pessoa;
  • Entender quais competências precisam ser desenvolvidas para melhorar os seus resultados;
  • Traçar um plano de desenvolvimento de habilidades.

Existem diversas maneiras de alcançar o objetivo nesse processo de desenvolvimento. Você pode, por exemplo, alocar o profissional perto de alguém que já tem as competências necessárias bem desenvolvidas para que ocorra um processo de aprendizado conjunto diariamente. 

Em alguns casos, é possível demandar tarefas que ajudem o colaborador a trabalhar as habilidades necessárias, como se elas fossem verdadeiros desafios. Esse é um trabalho de gerenciamento de pessoas com dados.

É importante considerar que o desenvolvimento de competências é um processo que pode levar tempo e exige paciência. Mas com certeza vale a pena! 

Qual o papel da tecnologia no desenvolvimento de habilidades?

Para ter um processo de desenvolvimento de competências realmente eficiente, você não pode se basear em considerações subjetivas.

Não é uma boa prática “acreditar” que o colaborador é muito empático, por exemplo, tomar isso como um fato e realizar todo o processo em cima disso. 

Afinal, você pode estar completamente errado, colocando os esforços em algo que não vai gerar resultados reais. Assim, o papel da tecnologia é fundamental! 

Com um software de gestão de pessoas, você conseguirá ter em mãos os dados sobre as competências do colaborador. Isso te garantirá assertividade no planejamento do processo e no desenvolvimento em si.

Agora que você entendeu a importância do desenvolvimento de competências, aproveite e clique abaixo para fazer o download do e-book "Gestão por Competências”!

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Isabella Furbino
Isabella Furbino
Sou coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento na Sólides, mentora de profissionais de RH e também para empresas do terceiro setor. Sou Especialista em Gestão Comportamental e facilitadora da Formação Analista Comportamental Profiler há 5 anos. Me formei em Psicóloga (UFMG) e sou pós-graduada em Gestão de Negócios (IBMEC BH)
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