É fundamental para o sucesso de uma empresa contar com os profissionais certos nas funções certas. Isso significa que é necessário focar no desenvolvimento de competências que ajudem os colaboradores a entregar o melhor resultado.
Como profissional que cuida da Gestão de Pessoas, você precisa saber o que é e como desenvolver competências nas equipes da sua empresa. Confira neste artigo todas essas informações!
O que é o desenvolvimento de competências?
Desenvolver habilidades nada mais é do que adquirir todas as competências - técnicas e comportamentais - necessárias para a adequação de um colaborador às necessidades do time e da organização, seja para um cargo atual ou uma posição que virá a ocupar no futuro.
Por isso, é importante estar atento ao perfil dos profissionais que já fazem parte da equipe há um tempo, visto que as demandas podem mudar.
Também é essencial fazer processos de recrutamento e seleção por competências, para contratar as pessoas com perfil ideal para a sua empresa.
Por que desenvolver competências é importante?
O desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais é uma das estratégias para alcançar os melhores resultados em sua empresa.
Porém, muitos profissionais de RH ainda se guiam pelas habilidades técnicas e pelos aspectos subjetivos na hora de selecionar novos colaboradores, por exemplo.
Mas as habilidades comportamentais são fundamentais para a permanência de um profissional na empresa e sua performance. Isso ajuda a diminuir as taxas de rotatividade, ao evitar demissões por falta de adequação à cultura organizacional.
Para entender melhor, vamos supor que você conta com um profissional com o perfil comunicador como predominante, o que significa que ele tem como fortes características:
- Influência forte do meio em que está inserido;
- Muitos altos e baixos;
- Distrações frequentes, o que significa que precisa de incentivos para concluir suas atividades.
Se o seu time estiver passando por momentos turbulentos, será necessário aumentar as entregas e a produtividade dos colaboradores.
Nesse cenário, o gestor deve ajudar esse profissional comunicador a desenvolver competências, como automotivação e independência, características marcantes do perfil executor.
Conheça os 4 tipos de perfis comportamentais
Como fazer o desenvolvimento de competências?
Saber quais são as competências e tendências comportamentais dos profissionais é o primeiro passo para que você consiga ter colaboradores adequados ao que a sua empresa precisa.
Afinal, só assim você vai saber qual é o seu ponto de partida e em qual lugar você quer chegar com o processo de desenvolvimento de competências!
Para levar isso ao dia a dia da organização, você precisa cumprir algumas etapas, como:
- Conhecer as características atuais da pessoa;
- Entender quais competências precisam ser desenvolvidas para melhorar os seus resultados;
- Traçar um plano de desenvolvimento de habilidades.
Existem diversas maneiras de alcançar o objetivo nesse processo de desenvolvimento. Você pode, por exemplo, alocar o profissional perto de alguém que já tem as competências necessárias bem desenvolvidas para que ocorra um processo de aprendizado conjunto diariamente.
Em alguns casos, é possível demandar tarefas que ajudem o colaborador a trabalhar as habilidades necessárias, como se elas fossem verdadeiros desafios. Esse é um trabalho de gerenciamento de pessoas com dados.
É importante considerar que o desenvolvimento de competências é um processo que pode levar tempo e exige paciência. Mas com certeza vale a pena!
Qual o papel da tecnologia no desenvolvimento de habilidades?
Para ter um processo de desenvolvimento de competências realmente eficiente, você não pode se basear em considerações subjetivas.
Não é uma boa prática “acreditar” que o colaborador é muito empático, por exemplo, tomar isso como um fato e realizar todo o processo em cima disso.
Afinal, você pode estar completamente errado, colocando os esforços em algo que não vai gerar resultados reais. Assim, o papel da tecnologia é fundamental!
Com um software de gestão de pessoas, você conseguirá ter em mãos os dados sobre as competências do colaborador. Isso te garantirá assertividade no planejamento do processo e no desenvolvimento em si.
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