Os 3 desafios do RH na indústria 4.0

Tempo de leitura: 4 minutos

Você já ouviu falar em indústria 4.0? Se sim, você sabe como isso pode afetar os setores de um negócio incluindo o de recursos humanos? Os desafios do RH na indústria 4.0 tornou-se diversificado e bem diferente dos tradicionais.

Com o novo cenário que estamos começando a viver no mundo da produção e dos negócios, surgiram oportunidades e transformações em todos os processos do departamento de recursos humanos.

Nesse post vamos entender um pouco mais sobre como isso afeta o departamento de RH e como lidar com as mudanças que estão por vir. Continue a leitura!

A indústria 4.0

O desenvolvimento e o uso da tecnologia estão transformando a maneira como a produção acontece no mundo atualmente. É tudo um ciclo: a sociedade demanda produções mais rápidas e modernas, alterando o modelo tradicional industrial. Ao mesmo tempo, a tecnologia transforma os meios de produção e, consequentemente, a sociedade.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Se abrirmos um parênteses histórico aqui, podemos perceber que essas transformações industriais têm feito parte da nossa sociedades nos últimos séculos. As primeiras revoluções industriais foram responsáveis por moldar diversos aspectos sociais que conhecemos hoje e, além disso, moldar profissional requisitado no mercado.

É exatamente disso que a Indústria 4.0 se trata, de uma mudança. A automatização de processos através de inovações como robôs inteligentes, internet das coisas, análise computacional, entre outros, gera um impacto muito grande no cenário de produção, na velocidade dos acontecimentos e em todos os setores de trabalho.

Sabendo disso, viemos por meio deste post pensar como a indústria 4.0 impacta o departamento de recursos humanos e quais são os desafios desses profissionais em meio a este cenário.

Os desafios do RH na Indústria 4.0

1. A busca por um profissional diferente

Um dos primeiros desafios do departamento de RH ao lidar com a realidade da indústria 4.0, é o momento da contratação. É claro que a mudança do tipo de profissional requisitado não aconteceu de uma hora para a outra, o processo tem acontecido gradualmente.

Com a automatização de diversos sistemas dentro de uma organização, o velho trabalho operacional ficou de fora. A mão de obra requisitada está cada vez mais qualificada, fazendo com que esses profissionais deixem as linhas de produção para que possam realizar trabalhos mais estratégicos. Isso significa que o profissional requisitado precisa ter habilidades e conhecimento para trabalhar com tecnologia.

Parece simples mas acompanhar a mudança desse cenário não é uma tarefa fácil. Como responsável pelo recrutamento das empresas, o departamento de RH precisa estar atento a essa mudança na demanda. Desenhar novos cargos, buscar novos profissionais e muitas vezes até mudar a maneira que se realiza essa busca. Tudo isso entra no pacote exigindo desse departamento muito preparo e conhecimento sobre as necessidades da organização.

2. As mudanças na maneira de contratar

Nunca houve um modo certo de realizar o processo de recrutamento nas empresas. No entanto, se todos os processos internos das organizações estão se tornando mais ágeis e qualificados, espera-se que as contratações sigam o mesmo ritmo.

Em primeiro lugar o departamento de RH precisa se tornar mais assertivo. Isso significa que esses profissionais precisam buscar treinamentos e tecnologias existentes para garantir contratações sem erros. Em segundo lugar vem a velocidade. Para isso também existem softwares modernos capazes de auxiliar esse departamento nas contratações de forma que elas sejam realizadas mais rapidamente.

3. A nova gestão de pessoas

O significado básico da gestão de pessoas ainda é o mesmo. Porém, como todo o trabalho sofreu mudanças com a indústria 4.0, a maneira de gerir os colaboradores também precisou mudar.

Agora, com uma rotina de trabalho mais flexível, um novo olhar sobre o clima organizacional, mudança no relacionamento dos colaboradores com a liderança e diversos outros hábitos que surgiram, os profissionais de RH precisam adaptar o tipo de gestão.

O departamento de recursos humanos de cada empresa vai ser responsável por identificar as melhores táticas e as tendências inovadoras de gestão de pessoas, baseando-se no comportamento dos colaboradores desse lugar.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o novo cenário, aproveite a visita para conferir nosso Guia completo sobre RH 4.0!

5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] A evolução da indústria sempre foi o principal marco das mudanças em todos os os demais setores da economia mundial. A primeira revolução industrial trouxe o vapor, a segunda trouxe novos meios de produção, a terceira trouxe a automação e, agora, vivemos a quarta revolução industrial, também chamada de revolução 4.0. […]

Sandra
Sandra
1 ano atrás

Atualizações nas contratações, quantidade de documentos.

Giuliano Sales
Admin
1 ano atrás
Reply to  Sandra

Ei, Sandra, tudo bem?
Agradecemos imensamente o seu feedback.
Esses são desafios frenquentes, por isso precisamos sempre nos manter atualizações. A Admissão online pode ajudar nos documentos, conforme escrevemos em outro artigo.
Abraços.