Quais os principais desafios da gestão de pessoas na atualidade e como vencê-los

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabe quais os principais desafios da gestão de pessoas hoje? Afinal, as transformações do mercado impactam diretamente os recursos humanos de uma empresa e conhecer esses obstáculos é o primeiro passo para superá-los.

Mas engana-se quem acredita que a gestão de pessoas é uma tarefa exclusiva do setor de RH. Na verdade, ela é papel de todos que lidam diretamente com colaboradores. Por isso, os gestores de uma empresa devem estar atentos às dificuldades e aos novos métodos para tornar essa gestão cada vez mais eficiente. 

Neste post, você vai conhecer alguns desses desafios e dicas poderosas para superá-los. Confira!

Conheça os 7 maiores desafios da gestão de pessoas

O mercado de trabalho está constantemente se transformando, seja para suprir novas necessidades, seja para se adaptar às expectativas das novas gerações. Por conta dessas mudanças, a gestão de pessoas também precisa se reinventar. 

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A seguir, vamos listar alguns dos principais desafios da atualidade e como o RH e os gestores podem atuar para superá-los, confira.

1. Ter tempo para ser estratégico

As rotinas, tanto do RH, quanto dos demais gestores, costumam ser muito atribuladas. Nesse cenário, nem sempre é fácil conseguir tempo para focar em uma gestão estratégica, planejar ações e próximos passos de acordo com os objetivos da empresa.

Para conseguir superar essa dificuldade, o primeiro passo é conhecer e estar alinhado com as estratégias da organização. Afinal, apenas assim você vai conseguir definir quais são os objetivos da gestão de pessoas. 

Também é fundamental deixar a subjetividade de lado e passar a se orientar por dados na hora de planejar uma nova ação ou desenvolver um processo. Assim, você evita decisões equivocadas baseadas em vieses inconsistentes.

A nossa última e principal dica é: conte com a ajuda de um software. Com a ferramenta certa, você consegue levantar dados reais para a tomada de decisões, otimizar os processos de gestão – como recrutamento, pesquisas de clima e avaliações de desempenho -, ganhando tempo para focar na parte estratégica da gestão de pessoas.

2. Manter colaboradores engajados com os objetivos do negócio

Colaboradores comprometidos, motivados e engajados são os maiores ativos de qualquer organização. Contudo, nem sempre os líderes sabem como garantir esse engajamento e fazer com que seus liderados “vistam a camisa da empresa”. 

Existem diversas ações que a empresa pode realizar para contribuir com o engajamento do time, como oferecer benefícios corporativos que façam sentido para as necessidades dos colaboradores, salários atrativos e planos de carreira bem estruturados. 

Além disso, os gestores diretos podem melhorar o engajamento incentivando a autonomia, garantindo um bom clima organizacional, fornecendo feedbacks e reconhecendo as conquistas e metas alcançadas pelos colaboradores.

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3. Capacitar e desenvolver pessoas

Quando se pergunta quais os principais desafios da gestão de pessoas, uma frente que sempre vem à tona é a capacitação e o desenvolvimento dos profissionais. A maioria dos gestores têm consciência de que um aprimoramento contínuo é fundamental para que o time se mantenha atualizado e com bons resultados. 

Mas como conciliar os treinamentos e os custos desse tipo de ação? Uma dica é apostar em treinamentos in company, que são customizados segundo as necessidades da organização e aplicados dentro da empresa, seguindo a cultura interna. 

Além disso, a empresa pode estimular a realização de cursos externos oferecendo auxílios, convênios e parcerias ou adotar o microlearning, que busca atender a necessidades pontuais identificadas nas análises de desempenho.  

4. Administrar colaboradores de diferentes gerações

O mercado está vivendo em um momento muito particular, em que as organizações contam com profissionais de diferentes gerações convivendo em um mesmo ambiente de trabalho. Esse tipo de convivência, no entanto, pode trazer diversos conflitos geracionais

Para lidar com tantos pontos de vista, os gestores precisam construir um ambiente de compreensão e respeito, incentivando a troca de ideias e experiências de forma saudável. 

Quando o grupo consegue entender as contribuições de cada indivíduo, os conflitos tendem a ser minimizados e a empresa ganha um grande diferencial, a diversidade de paradigmas e habilidades em seus processos.

5. Disseminar a cultura organizacional entre o time

Outro desafio relacionado aos temas atuais em gestão de pessoas é disseminar a cultura organizacional entre o time, especialmente em um momento de trabalho híbrido e remoto. 

Apesar de a cultura ter sido deixada de lado por algumas organizações nos últimos anos, é preciso voltar os olhos da empresa para ela  neste momento, entendendo que a cultura é um fator estratégico para o crescimento e a evolução do negócio. 

Leitura recomendada: Qual a relação entre gestão e cultura organizacional?

Para isso, é preciso um levantamento de dados para entender quem é a empresa, onde ela quer chegar, qual a sua missão, visão e valores e como esses princípios podem refletir nos benefícios oferecidos, no ambiente de trabalho e no trato com as pessoas.  

6. Promover a inovação e a criatividade nas equipes

Um ambiente de trabalho que incentiva a inovação e a criatividade é extremamente benéfico para a organização, por isso, desenvolvê-lo é um dos principais desafios de um gestor

Para estimular essa cultura, contudo, é preciso ganhar a confiança dos profissionais e dar autonomia para que eles se sintam confortáveis e valorizados. 

Uma gestão que proporciona mais autonomia e flexibilidade e que estimula a troca de ideias e experiências, permite que os colaboradores possam testar novos métodos sem medo de errar, o que contribui para mais inovação dentro das equipes. 

7. Reter talentos

Por fim, o maior desafio em gestão de pessoas atualmente é encontrar maneiras eficazes de manter os colaboradores na empresa, ganhando a fidelização deles. 

Uma das particularidades das gerações mais novas é que eles não se prendem mais a uma empresa por anos e não têm medo de trocar de posição quando encontram uma oportunidade mais atrativa. 

Nesse cenário, um dos desafios de um líder é investir na adoção de práticas de retenção, como a valorização dos profissionais, oportunidades de progressão de carreira, tomada de decisões conjuntas e concessão de benefícios diferenciados. 

Além disso, o mapeamento de perfil comportamental também é uma ferramenta importante para que RH e gestores conheçam a fundo os profissionais e entendam o que eles valorizam e como podem ser geridos de forma mais eficiente. 

Como vimos, os desafios do gestor de recursos humanos são muitos. No entanto, com planejamento e foco em uma gestão estratégica, é possível enfrentá-los com sucesso. 

E agora que você já sabe quais os principais desafios da gestão de pessoas, confira também nosso conteúdo que vai ajudar você a montar equipes vencedoras

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[…] que desenvolveram uma gestão de pessoas eficaz melhoram seus resultados financeiros e a produtividade. Para que essa gestão esteja […]

[…] complicadas e desafiadoras, não é? Mas são bem corriqueiras no ambiente profissional. Estamos falando de casos de […]