Diversidade no trabalho: os desafios desta gestão nas empresas

Tempo de leitura: 6 minutos

Acompanhe quais são os pontos que desafiam a gestão de diversidade nas empresas e dicas para lidar em cada situação.

A diversidade vem ganhando espaço com os anos, principalmente na gestão de empresas. Com a Lei 8213/91 que valoriza o espaço de Pessoas Com Deficiência a ter direito à inclusão em empresas e instituições, o tema cresceu não só para este público.

A relação sobre a diversidade, agora, simboliza um todo: cultural, social, racial e sexual, incluídas também em Estatutos.

Assim, o papel da empresa sobre isso é trabalhar a inclusão, gerando oportunidades de crescimento dentro e fora deste ambiente. Na teoria isso é ótimo, mas na prática pode ter desafios.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que a diversidade constrói no meio corporativo

A empresa que agrega e apoia a diversidade só atrai benefícios por vários fatores no ambiente de trabalho, desde as trocas de experiências entre os colegas até o desenvolvimento da empresa.

Outra questão que traz como benefício é o valor agregado que uma empresa diversa traz para a sociedade, se destacando com seus serviços e produtos, consolidando muita importância.

Com isso, a empresa pode aumentar produtividade, gerando números positivos para a saúde financeira da corporação, além de se destacar entre as demais empresas do mercado.

A empresa que é inclusa aumenta as possibilidades e visões dentro e fora da empresa, que podem gerar mais oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

Dessa forma, é possível ver as seguintes vantagens quando cuida da diversidade e inclusão na gestão de empresa:

Time mais criativo

Com tantas experiências diferentes, culturas e vivências, a criatividade poderá ser um fator positivo neste ambiente em que prevalece a diversidade, assim como capacidade de inovação e motivação dos trabalhadores são suscitados.

Com isso, é possível que as equipes desenvolvam mais soluções inovadoras e que podem ser combinadas para elevar o nível de crescimento da empresa, interna ou externamente.

Clima organizacional mais favorável

Quando há gestão de diversidade estabelecida, pode favorecer, com o tempo, que o ambiente de trabalho seja agradável no dia a dia, fortalecendo o trabalho em equipe e os relacionamentos interpessoais.

Dessa forma, pode haver uma melhora na convivência entre os colegas de trabalho, e em relação ao trabalho de equipe, amplia também na resolução de problemas com intenção de trazer soluções.

Diminuição da rotatividade de pessoal

A taxa de turnover tende a diminuir quando o clima organizacional está mais harmonioso e quando os colaboradores podem contar com a empresa. Isso acontece porque os colaboradores passam a reconhecer na empresa um local de crescimento, tanto pessoal quanto profissional.

Esse ponto é muito importante para qualquer empresa, já que uma grande quantidade de desligamentos pode gerar custos altíssimos com treinamento de novos colaboradores e processos com demissões, prejudicando a saúde corporativa.

Mas para alcançar estes propósitos, alguns desafios podem surgir. Vejamos alguns deles:

3 desafios da gestão perante diversidade nas empresas

Inclusão

Um dos principais desafios é a verdadeira inclusão do candidato. Ainda mais nos casos PCDs que muitas empresas, mesmo realizando as contratações, esquecem de incluir este colaborador com os outros colegas.

A inclusão não envolve só colocar o colaborador dentro de uma empresa, mas fazer com que ele esteja em todos os ambientes dela, participando junto dos outros colaboradores, de forma que estes o recepcionam também.

E como pode fazer para melhorar esta gestão?

Antes de receber este colaborador, preparar toda sua ferramenta de trabalho necessária e preparar toda a empresa para receber. No caso de PCD, não só na parte estrutural da empresa, mas também em educar estes colegas de trabalho a participar do seu dia a dia.

Lidar com preconceito

Este é um grande desafio para todos os tipos de diversidade, seja física, social, sexual e cultural.

O preconceito em relação às minorias é uma questão a ser aprofundada, pois envolve toda uma construção social que precisa de adequações e melhorias, muitas vezes manifestando de forma sutil ou inconsciente.

Isso torna a tarefa de gestão da diversidade mais difícil, uma vez que os próprios colaboradores podem não perceber as atitudes de preconceito que estão reproduzindo.

E como pode fazer para melhorar esta gestão?

Em situações em que o preconceito é visto de forma explícita (a pessoa não esconde o seu preconceito diante de algum tipo de diversidade) pode ser necessário não só investir na educação deste colaborador, como também rever se enquadra dentro do Fit Cultural da empresa e diante da equipe.

Nos outros casos, para que a gestão de diversidade seja eficaz dentro da sua empresa, é importante criar estratégias de combate ao preconceito que pode existir no ambiente da empresa.

Uma das formas de realizar essa tarefa é o investimento em rodas de discussão e conversas sobre o preconceito, dando espaço para os colaboradores que se encaixam em alguma forma de diversidade compartilhem de suas emoções e histórias com todos.

Para isso, conte em buscar profissionais, como psicólogos e terapeutas para realizarem estes encontros e mediações de conflitos, buscando sempre a evolução dos relacionamentos interpessoais.

Construir o desenvolvimento profissional de cada colaborador

Para cada pessoa haverá uma forma de lidar e de tempo para seu desenvolvimento, tanto dentro como fora da empresa.

Por isso, quando se trata da gestão de diversidade, pensar no desenvolvimento profissional do colaborador de forma unânime, sem pensar nas particularidades de cada um, será um erro, podendo prejudicar a valorização do colaborador e também da empresa.

E como pode fazer para melhorar esta gestão?

Por isso, sempre direcione equipes e colaboradores a apresentar seus objetivos dentro da empresa, e junto trilhar esse caminho de acordo com a necessidade de cada um pode ser uma maneira de, junto disso, lidar melhor com a gestão da empresa.

Dessa forma, conhecer o perfil de cada funcionário só vai auxiliar ainda mais na gestão de pessoas para uma equipe mais diversa. Não só para sua evolução, mas para um relacionamento mais saudável entre todos.

Mesmo com tantos desafios na gestão de equipe e empresa, o investimento na diversidade no meio corporativo vale muito mais que os benefícios que ela pode trazer – vale por ser um grande passo na humanização das relações, construindo um futuro melhor para a sociedade.

Este artigo foi escrito pelo Psicologia Viva.

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments