Censo 2018: conheça o cenário do departamento de Recursos Humanos

Tempo de leitura: 3 minutos

Assim como todos os setores das empresas, o departamento de Recursos Humanos está mudando com o passar do tempo. A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia dos profissionais da área e o empenho para tornar a gestão de pessoas menos operacional e mais estratégica é uma necessidade para as organizações alcançarem os resultados esperados.

O que nos mostra tudo isso é o Relatório Anual de RH que a Solides desenvolve com o RH Portal. Com ele, conseguimos observar como é a realidade do setor de Recursos Humanos no Brasil e quais são os principais desafios, mudanças e tendências para a área. Acompanhe o artigo, nele vamos te mostrar os principais dados do Censo de RH 2018!

Conhecendo o departamento de Recursos Humanos em 2018

Na pesquisa deste ano tivemos quase 3000 participantes, com um total de 65,6% deles sendo efetivamente atuantes no setor de RH. Com isso, conseguimos elaborar um relatório completo e autêntico relacionado à vivência do setor.

Veja agora as informações mais importantes sobre o departamento de Recursos Humanos em 2018!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Perfil dos participantes

O primeiro dado significativo apresentado pela pesquisa é que a porcentagem de colaboradores mais jovens vem crescendo dentro do setor de RH. Em 2017, pessoas de 22 a 30 anos representavam 25% dos profissionais na área. Neste ano esse índice subiu para 29,3%.

Essa mudança pode estar relacionada ao avanço tecnológico observado nas empresas, onde os profissionais precisam estar cada vez mais antenados às mudanças e às novas práticas do mercado.

Grau de escolaridade

O Censo 2018 apontou um crescimento de profissionais pós-graduados no setor de RH. Em 2017, a porcentagem foi de 44%. Já neste ano, 49,4% dos participantes informaram ter feito pós-graduação na área.

Esse crescimento aponta para uma demanda crescente da necessidade de especialização para os profissionais de RH.

Formação

Outro dado apresentado pelo Censo 2018 está relacionado às formações dos profissionais de Recursos Humanos. De acordo com o relatório, as principais são: administração (28,3%), tecnólogo de RH (25%) e psicologia (24,7%). Foi identificado um aumento dos psicólogos em relação ao ano de 2017, em que eles representavam apenas 18% dos profissionais de RH.

Desafios do RH

Apesar de ser uma grande tendência para o setor, transformar o RH em um departamento cada mais estratégico e menos operacional é um desafio e tanto para a área.

O Censo 2018 nos mostra que, para 45,5% dos participantes, o principal desafio do departamento é ter um tempo maior para ser mais estratégico. Fazer os diretores enxergarem a importância do RH vem logo depois, com 35,9% das respostas.

Além disso, 51,8% dos participantes responderam que o RH é pouco ou nada valorizado nas empresas em que trabalham. E apenas 13,6% disseram que o departamento tem participação estratégica na organização.

RH de sucesso

Mais uma vez, o RH estratégico aparece como um ponto forte no relatório. Perguntamos aos participantes o que eles consideram um RH de sucesso, e 73,7% responderam que o setor ideal é aquele que, a partir de dados, consegue construir processos mais eficientes e com um melhor planejamento.

Entendendo a importância de contar com uma ferramenta de gestão

Os dados do Censo 2018 nos mostram que uma das principais questões do RH é torná-lo um departamento mais estratégico dentro das empresas. Para isso, é fundamental contar com um software de gestão de pessoas para você conseguir mensurar indicadores importantes, receber relatórios inteligentes, ter acesso a dados e automatizar os processos. Isso irá otimizar seu tempo, aumentar a produtividade da empresa, diminuir custos e te ajudar a desenvolver ações mais assertivas.

Quer uma dica? O Solides Gestão é o sistema completo para o seu departamento de Recursos Humanos! Você vai contar com os recursos necessários para otimizar os processos e levar inteligência de dados para o setor. Assim, será possível construir um RH mais estratégico, com resultados melhores e cada vez mais valorizado na sua empresa!

Ficou ainda mais curioso sobre o cenário do departamento de Recursos Humanos no Brasil? Tenha acesso ao relatório completo do Censo 2018 gratuitamente clicando aqui!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of