Demitir funcionários em uma pequena empresa não é uma tarefa fácil. Quanto mais enxuta é uma organização, mais próximos são seus colaboradores, o que torna o momento de desligamento muito mais delicado.
Mas como conduzir esse processo para que ele seja tranquilo, tanto para a empresa quanto para o profissional que está sendo desligado? Neste conteúdo, trouxemos algumas dicas que vão ajudar você a encarar esse momento de forma humanizada e objetiva.
Continue a leitura e confira.
O que fazer para evitar uma demissão de funcionário?
Antes de mais nada, é importante que o empreendedor entenda tudo o que envolve uma demissão e os impactos que ela pode trazer, tanto para a organização, quanto para o próprio colaborador.
Demitir um funcionário em uma pequena empresa pode fazer com que o restante do time acabe sobrecarregado, além de envolver custos rescisórios e gastos para a contratação de um novo colaborador.
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Exatamente por isso, essa decisão deve ser tomada com muita cautela e evitada, sempre que possível. É válido refletir se existe uma forma de garantir uma melhora de desempenho do profissional, seja com treinamentos, remanejamentos ou mesmo dando mais reconhecimento a ele.
Diversos fatores podem fazer com que o colaborador não renda o esperado e, quando a raiz do problema é uma má gestão, substituir o profissional não é a solução. Assim, é essencial analisar a gestão de pessoas e o trabalho das lideranças para entender se algo errado dentro da organização está impactando na performance do time.
Como demitir um funcionário dentro da lei?
Nos casos em que a demissão se mostrou realmente inevitável, é preciso iniciar o processo de desligamento. É válido lembrar que você deve fazer tudo como mandam as leis trabalhistas, já que qualquer cálculo errado ou atraso no pagamento pode trazer consequências sérias para a sua empresa.
Para ajudar você no processo de demissão, listamos a seguir as principais etapas que precisam ser realizadas.
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Aviso prévio
O aviso prévio é o período entre o aviso de demissão e o desligamento efetivo do profissional. Ele está previsto no artigo 487 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
De acordo com a legislação, o aviso tem duração de 30 dias, acrescido de três dias por cada ano de trabalho do colaborador na empresa. O acréscimo máximo é de 60 dias, somando 90 dias no total.
Quando a demissão é sem justa causa e parte do empregador, a empresa tem a obrigação de manter o colaborador trabalhando durante o período de 30 dias, ou se desejar, pode dispensá-lo imediatamente, mas precisa indenizar o valor referente ao período do aviso.
Vale destacar que o aviso prévio só é devido em caso de demissão sem justa causa, quando o colaborador é demitido por justa causa, ele perde o direito ao benefício.
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Cálculos e pagamentos rescisórios
O cálculo de verbas rescisórias é a etapa mais importante da demissão de funcionários e precisa ser conduzido com cautela pelo responsável pelo Departamento Pessoal. É importante lembrar que erros nessa etapa podem levar a processos trabalhistas contra a empresa.
Quando a demissão em uma pequena empresa parte da companhia e é feito sem justa causa, o funcionário tem direito às seguintes verbas:
- Salário proporcional do mês ou saldo de salário;
- Salário-família;
- Décimo terceiro proporcional;
- Férias vencidas acrescidas de 1/3, se houver;
- Férias proporcionais acrescidas de 1/3;
- Banco de horas, se houver;
- FGTS e multa de 40%;
- Seguro-desemprego.
Veja como realizar o cálculo de rescisão trabalhista
Prazos para pagamentos
Depois de realizar todos os cálculos das verbas, o financeiro precisa programar os pagamentos. Em todos os casos, o empregador tem até 10 dias corridos após a rescisão para realizar o pagamento.
Qualquer atraso pode acarretar multa para a empresa, por isso, é importante ficar atento.
O que dizer e fazer ao demitir um funcionário em pequena empresa?
A demissão de um funcionário não pode ser feita de qualquer jeito, ainda mais em empresas de pequeno porte, onde todo mundo se conhece mais de perto.
Por isso, é essencial que a gestão tenha como objetivo fazer uma demissão humanizada para tentar ao máximo amenizar os efeitos negativos.
A seguir, listamos algumas dicas para tornar esse momento menos complicado.
Marque uma reunião
É importante escolher o melhor momento para avisar o funcionário sobre a decisão. Assim, marque uma reunião, em um local reservado, onde vocês possam conversar de forma tranquila.
A reunião pode ser online também, o importante é que ela seja conduzida de forma humanizada e calma. No próximo tópico vamos falar um pouco sobre a demissão de forma remota.
Se organize para o encontro, anotando tudo o que precisa ser conversado e convide apenas os profissionais necessários, como o responsável pelo RH ou DP. O ideal é que a informação seja dada pelo supervisor direto e nunca por email ou telefone.
Não demita de surpresa
As demissões nunca devem acontecer de repente, quando o profissional não espera. É recomendado que o líder busque solucionar falhas e informe o colaborador sobre seu desempenho, fornecendo orientações e treinamentos.
O desligamento é o último recurso quando as opções já se esgotaram e, nesse caso, o colaborador não será pego de surpresa, já que vai ter passado por tentativas de correção.
Seja claro e objetivo
A decisão deve ser passada com o máximo de objetividade possível. Vá direto ao ponto e não alongue muito a conversa.
Também é fundamental passar as informações com clareza, para que o colaborador entenda que está sendo desligado e não apenas recebendo um feedback negativo.
Justifique a demissão
O funcionário precisa entender por que está sendo desligado. Assim, pontue com cordialidade as falhas de desempenho e comportamento que foram cometidas e o que levou a empresa a tomar a decisão.
Ser transparente é fundamental para que o funcionario não pense que a decisão foi injusta ou teve motivos mais negativos, como discriminação por gênero ou cor.
Seja gentil
Demitir um funcionário não é confortável para nenhuma das partes, então evite usar frases clichês como "isso vai ser bom para você".
Trate o profissional como você gostaria de ser tratado e tenha em mente que o processo pode ser traumático para ele, por isso, é fundamental ser gentil e conduzir a conversa com suavidade.
Explique os próximos passos
É válido desejar boa sorte ao profissional em suas novas oportunidades e destacar sua competência. Explique também os próximos passos para a demissão, informando sobre documentos necessários, aviso prévio, exame demissional e data para assinatura da rescisão.
Como demitir um funcionário remotamente?
Uma conversa presencial é sempre o mais indicado na hora de demitir funcionários de uma pequena empresa. Mas nem sempre isso é possível. Hoje, com o trabalho remoto, muitas vezes a organização tem colaboradores vivendo em outras cidades, por isso, todo o processo precisa ser realizado a distância.
Mesmo que a demissão seja remota, no entanto, ela não deve acontecer por e-mail ou WhatsApp, sem nenhum contato humano ou feedback do gestor. Veja algumas boas práticas que podem ser adotadas:
- Marque uma videoconferência com o profissional e comunique a notícia da mesma forma que faria em uma reunião presencial;
Planeje a demissãocom antecedência, definindo processos para o recolhimento de equipamentos, assinatura de documentos, exames e outros pontos.
Assim, você evita dúvidas e consegue fornecer todas as informações de forma clara na própria reunião.
Demitir funcionário em pequena empresa é um processo delicado, que exige planejamento e suporte do profissional de Departamento Pessoal. Além de conduzir a entrevista demissional, é essencial que a empresa faça todos os cálculos com cuidado, para evitar erros e problemas na justiça.
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