Por que celebrar datas comemorativas na empresa? Veja 8 dicas para começar!

Tempo de leitura: 5 minutos

Seja para comemorar sonhos realizados, datas marcantes, históricas ou conquistas ao longo do tempo, a celebração faz parte dos rituais sociais. Mas qual a relevância de celebrar datas comemorativas na empresa? Existe benefício que compense o investimento de tempo e recursos? 

É o que você vai descobrir neste artigo. Continue a leitura e confira 8 dicas para começar a celebrar datas importantes no ambiente de trabalho. 

Por que celebrar datas comemorativas na empresa?

Celebrar datas comemorativas na empresa, junto aos colegas, lideranças e gestores, é importante para o indivíduo enquanto ser social e profissional. Como ações de endomarketing, as celebrações são benéficas porque:

  • promovem qualidade de vida, interação e bem-estar dos recursos humanos;
  • são estímulos para aumentar o engajamento e retenção dos colaboradores entre si e deles com a empresa;
  • aumentam a produtividade, a motivação e geram resultados mais expressivos;
  • desenvolvem o sentimento de pertencimento, tornando a empresa um segundo lar;
  • humanizam as relações profissionais e fortalecem o employer branding;
  • contribuem para a divulgação espontânea da marca empregadora;
  • como política de relacionamento, demonstram quanto a organização se importa com seu capital humano; 
  • proporcionam entrosamento entre as equipes e melhoram a comunicação interna. 

8 dicas para começar a celebrar datas comemorativas na empresa

Não deixar passar em branco datas comemorativas é uma estratégia institucional. Além de ser uma ferramenta de gestão eficaz, principalmente para fortalecer o clima organizacional

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Mas, afinal, o que fazer na empresa em datas comemorativas? Confira 8 dicas para começar a executar ações de engajamento que vão beneficiar o marketing interno da sua organização. 

1. Defina as datas mais importantes

Estabelecer quais datas devem constar na lista de comemorações é o primeiro passo. Uma dica é incluir eventos recorrentes da nossa cultura e também celebrar datas que têm fit com o produto, serviço, negócio e com os valores da organização.

Ter um calendário de datas comemorativas permite que o RH se organize melhor e promova ações de endomarketing, quando necessário. As ocasiões se dividem em:

  • datas tradicionais: Dia Internacional da Mulher, Carnaval, Páscoa, Dia do Trabalhador, Dia das Mães, dos Pais, Natal, Ano Novo, entre outras;
  • conquistas da empresa: data de fundação, mudança de sede, abertura de novas filiais, prêmios conquistados, ingresso de novos colaboradores;
  • datas individuais: aniversários, formaturas, promoções, nascimento de filhos ou conquistas importantes de cada colaborador;
  • profissões: tenha no calendário aquelas datas comemorativas para profissionais, como Dia do Publicitário (1/02), Dia do Contador (22/09), do Profissional de RH (03/06);
  • conscientização: Semana do Meio Ambiente (junho), Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) etc. 

2. Defina o objetivo da celebração

Para justificar a inclusão do evento no calendário do RH, procure selecionar datas alinhadas com os valores da empresa e com a cultura organizacional. Depois, defina quais eventos podem ser comemorados em equipe e quais devem ser apenas mencionados e lembrados. 

3. Inclua causas no calendário do RH

Campanhas de conscientização e causas sociais não devem ficar fora do calendário de comemorações das empresas. Essas ocasiões engajam pessoas e promovem a imagem da organização. Outubro Rosa, Novembro Azul e Janeiro Branco são algumas sugestões. 

4. Crie campanhas próprias

Desenvolver ações próprias para valorizar os colaboradores demonstra quão importante eles são para a empresa. Além do tradicional “funcionário do mês”, que tal destacar o setor que menos utilizou papel, por exemplo?

Ainda, quem sabe, premiar o profissional que mais doou peças para a campanha do agasalho? Esses são bons exemplos e ótimas oportunidades para criar datas comemorativas e celebrar. 

banner para baixar ebook sobre Clima organizacional: o que é e como mantê-lo em alta-datas comemorativas

5. Planeje o orçamento

Após definir datas e ações de endomarketing, o RH deve estruturar e aprovar um orçamento para execução das atividades. Aqui, vale apresentar aos gestores uma visão geral do planejamento para justificar a necessidade de recursos. 

6. Faça a divisão de tarefas

Enquanto a gestão de pessoas se responsabiliza pelas ações macro, outros colaboradores ou departamentos podem se ocupar de tarefas pontuais. Sendo assim, organize um cronograma com os envolvidos e delegue funções. Desse modo, o entrosamento entre eles vai começar antes da celebração!

7. Faça registros visuais

Comemorar datas festivas e não fazer fotos ou vídeos? Nem pensar! Quando realizar alguma celebração na empresa, registre esses momentos. Eles são importantes para construir um memorial dos colaboradores e da própria empresa. Ademais, utilize esses materiais para divulgar na rede interna e incentive os próprios funcionários a compartilharem os registros nas redes sociais. 

8. Avalie o que realizou

Sempre é interessante fazer uma análise e documentação pós-evento, avaliando o que funcionou e o que deve melhorar. Então, faça uma lista das lições que aprendeu para que as próximas ações tenham ainda mais sucesso. 

Baixe ferramenta gratuita!

Pesquisa de clima na prática: questionário completo pronto para aplicar!

Próximo Passo

Esperamos que esse conteúdo traga bons insights sobre a importância de celebrar datas comemorativas no trabalho. Se a sua gestão de pessoas ainda não faz isso, descubra como implementar o endomarketing na sua empresa

E conheça a Sólides, a mais completa plataforma de de RH do Brasil! Com ela você centraliza todas as atividades do setor em um só lugar e ainda conta com as ferramentas certas para fazer pesquisas internas e trabalhar o engajamento de colaboradores. Tudo para otimizar e revolucionar os resultados do seu RH e da sua PME.

3.7 3 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments