Seja para comemorar sonhos realizados, datas marcantes, históricas ou conquistas ao longo do tempo, a celebração faz parte dos rituais sociais. Mas qual a relevância de celebrar datas comemorativas na empresa? Existe benefício que compense o investimento de tempo e recursos?
É o que você vai descobrir neste artigo. Continue a leitura e confira 8 dicas para começar a celebrar datas importantes no ambiente de trabalho.
Por que celebrar datas comemorativas na empresa?
Celebrar datas comemorativas na empresa, junto aos colegas, lideranças e gestores, é importante para o indivíduo enquanto ser social e profissional. Como ações de endomarketing, as celebrações são benéficas porque:
- promovem qualidade de vida, interação e bem-estar dos recursos humanos;
- são estímulos para aumentar o engajamento e retenção dos colaboradores entre si e deles com a empresa;
- aumentam a produtividade, a motivação e geram resultados mais expressivos;
- desenvolvem o sentimento de pertencimento, tornando a empresa um segundo lar;
- humanizam as relações profissionais e fortalecem o employer branding;
- contribuem para a divulgação espontânea da marca empregadora;
- como política de relacionamento, demonstram quanto a organização se importa com seu capital humano;
- proporcionam entrosamento entre as equipes e melhoram a comunicação interna.
8 dicas para começar a celebrar datas comemorativas na empresa
Não deixar passar em branco datas comemorativas é uma estratégia institucional. Além de ser uma ferramenta de gestão eficaz, principalmente para fortalecer o clima organizacional.
Mas, afinal, o que fazer na empresa em datas comemorativas? Confira 8 dicas para começar a executar ações de engajamento que vão beneficiar o marketing interno da sua organização.
1. Defina as datas mais importantes
Estabelecer quais datas devem constar na lista de comemorações é o primeiro passo. Uma dica é incluir eventos recorrentes da nossa cultura e também celebrar datas que têm fit com o produto, serviço, negócio e com os valores da organização.
Ter um calendário de datas comemorativas permite que o RH se organize melhor e promova ações de endomarketing, quando necessário. As ocasiões se dividem em:
- Datas tradicionais: Dia Internacional da Mulher, Carnaval, Páscoa, Dia do Trabalhador, Dia das Mães, dos Pais, Natal, Ano Novo, entre outras;
- Conquistas da empresa: data de fundação, mudança de sede, abertura de novas filiais, prêmios conquistados, ingresso de novos colaboradores;
- Datas individuais: aniversários, formaturas, promoções, nascimento de filhos ou conquistas importantes de cada colaborador;
- Profissões: tenha no calendário aquelas datas comemorativas para profissionais, como Dia do Publicitário (1/02), Dia do Contador (22/09), do Dia do Profissional de RH (03/06);
- Conscientização: Semana do Meio Ambiente (junho), Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) etc.
2. Defina o objetivo da celebração
Para justificar a inclusão do evento no calendário do RH, procure selecionar datas alinhadas com os valores da empresa e com a cultura organizacional. Depois, defina quais eventos podem ser comemorados em equipe e quais devem ser apenas mencionados e lembrados.
3. Inclua causas no calendário do RH
Campanhas de conscientização e causas sociais não devem ficar fora do calendário de comemorações das empresas. Essas ocasiões engajam pessoas e promovem a imagem da organização. Outubro Rosa, Novembro Azul e Janeiro Branco são algumas sugestões.
4. Crie campanhas próprias
Desenvolver ações próprias para valorizar os colaboradores demonstra quão importante eles são para a empresa. Além do tradicional “funcionário do mês”, que tal destacar o setor que menos utilizou papel, por exemplo?
Ainda, quem sabe, premiar o profissional que mais doou peças para a campanha do agasalho? Esses são bons exemplos e ótimas oportunidades para criar datas comemorativas e celebrar.
5. Planeje o orçamento
Após definir datas e ações de endomarketing, o RH deve estruturar e aprovar um orçamento para execução das atividades. Aqui, vale apresentar aos gestores uma visão geral do planejamento para justificar a necessidade de recursos.
6. Faça a divisão de tarefas
Enquanto a gestão de pessoas se responsabiliza pelas ações macro, outros colaboradores ou departamentos podem se ocupar de tarefas pontuais. Sendo assim, organize um cronograma com os envolvidos e delegue funções. Desse modo, o entrosamento entre eles vai começar antes da celebração!
7. Faça registros visuais
Comemorar datas festivas e não fazer fotos ou vídeos? Nem pensar! Quando realizar alguma celebração na empresa, registre esses momentos. Eles são importantes para construir um memorial dos colaboradores e da própria empresa. Ademais, utilize esses materiais para divulgar na rede interna e incentive os próprios funcionários a compartilharem os registros nas redes sociais.
8. Avalie o que realizou
Sempre é interessante fazer uma análise e documentação pós-evento, avaliando o que funcionou e o que deve melhorar. Então, faça uma lista das lições que aprendeu para que as próximas ações tenham ainda mais sucesso.
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Próximo Passo
Esperamos que esse conteúdo traga bons insights sobre a importância de celebrar datas comemorativas no trabalho. Se a sua gestão de pessoas ainda não faz isso, descubra como implementar o endomarketing na sua empresa.
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