Datas comemorativas 2024: quais são e ações para o RH! + dica bônus

Entenda como programar seu calendário do RH para desenvolver ações nas principais datas comemorativas de 2024. 
datas comemorativas
GARANTA SUA VAGA

Aqui você encontra:

O ano de 2024 concentra diversas datas comemorativas e feriados. Sendo assim, se organizar é essencial para atender às necessidades da empresa e de seus colaboradores.

Afinal, o planejamento contribuiu para traçar estratégias eficazes e, assim, enfrentar desafios e oportunidades que o futuro reserva ao setor. 

Neste artigo, reunimos as datas comemorativas mais importantes para as empresas, destacando campanhas, datas e tendências que terão impacto significativo para engajar e reter pessoas. 

Quais as datas comemorativas do ano?

A seguir, listamos as principais datas comemorativas do ano, que você deve adicionar no seu calendário do RH e que podem ser celebradas na empresa para implementar ações de endomarketing e aumentar o engajamento:

  • Carnaval (12 a 14 de fevereiro);
  • Dia Internacional da Mulher (8 de março);
  • Páscoa (31 de março);
  • Dia da Diversidade (20 de abril);
  • Dia do Trabalhador (1º de maio);
  • Dia das Mães (12 de maio);
  • Dia do Profissional de RH (3 de junho);
  • Festa Junina e Dia de São João (24 de junho);
  • Dia do Orgulho LGBTQIAP+ (28 de junho);
  • Dia da Amizade (30 de julho);
  • Dia dos Pais (11 de agosto);
  • Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro);
  • Dia da Consciência Negra (20 de novembro);
  • Dia do Voluntariado Corporativo (15 de dezembro);
  • Natal e Ano Novo (25 de dezembro e 1º de janeiro).

Baixe agora o seu calendário!

Quais as datas comemorativas de cada mês?

Cada mês do ano propõe uma temática de divulgação e está relacionado à prevenção e/ou conscientização de determinado tema. Por isso, eles são chamados de meses coloridos.

Janeiro Branco

O primeiro mês do ano é destinado à prevenção e à valorização da saúde mental. 

Fevereiro Roxo e Laranja

É o mês de conscientização sobre doenças crônicas. A cor roxa remete às ações para tratamento de lúpus, Alzheimer e fibromialgia. No caso do laranja, propõe atividades sobre leucemia, além de sugerir a doação de medula óssea. 

Março Lilás

O Março Lilás existe para conscientizar o público feminino sobre a importância dos exames preventivos para o câncer de colo de útero. 

Abril Azul

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o mês de abril é o período para discutir assuntos relacionados ao autismo. 

Maio Amarelo

É o mês de conscientização no trânsito relacionado às práticas de segurança, valorização da vida e diminuição de acidentes.

Junho Vermelho

Essa data comemorativa tem em vista incentivar e deixar clara a importância da doação de sangue. 

Julho Verde e Amarelo

Outro mês para tratarmos sobre câncer, desta vez, o de cabeça e pescoço. Ainda, no mesmo período, acontece o Junho Amarelo, voltado à conscientização sobre hepatites virais.

Material gratuito: guia de estudos para se tornar autoridade no RH!

Preencha o formulário e receba o material grátis no seu e-mail 📩

Agosto Dourado e Lilás

O Agosto Dourado representa o mês de conscientização sobre aleitamento materno. Já o Agosto Lilás é uma campanha de conscientização sobre a importância da promoção dos direitos femininos e o combate à violência de gênero

Setembro Amarelo

O "Setembro Amarelo" é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

Outubro Rosa

Voltada para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Novembro Azul

É a campanha de conscientização sobre o câncer de próstata.

Dezembro Vermelho e Laranja 

Mês dedicado a tratar sobre dois assuntos sensíveis: o Dezembro Vermelho é voltado à conscientização do HIV/AIDS. Já o Dezembro Laranja é uma campanha sobre o câncer de pele. 

Quais os feriados em 2024?

Neste ano, diversos feriados acontecem no final de semana. Confira a lista e já planeje a sua rotina!

  • 1º de janeiro (segunda-feira): Confraternização Universal;
  • 12 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval (ponto facultativo);
  • 13 de fevereiro (terça-feira): Carnaval;
  • 14 de fevereiro (quarta-feira): Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até às 14h);
  • 29 de março (sexta-feira): Sexta-feira Santa;
  • 21 de abril (domingo): Tiradentes;
  • 1º de maio (quarta-feira): Dia do Trabalho;
  • 30 de maio (quinta-feira): Corpus Christi (ponto facultativo);
  • 7 de setembro (sábado): Independência do Brasil;
  • 12 de outubro (sábado): Nossa Senhora Aparecida;
  • 2 de novembro (sábado): Finados;
  • 15 de novembro (sexta-feira): Proclamação da República;
  • 25 de dezembro (quarta-feira): Natal.

8 dicas para começar a celebrar datas comemorativas na empresa

Não deixar passar em branco datas comemorativas é uma estratégia importante para o engajamento. Além de ser uma ferramenta de gestão eficaz, principalmente para fortalecer o clima organizacional

Afinal, o que fazer na empresa em datas comemorativas? Confira 8 dicas para começar a executar ações de engajamento que vão beneficiar o marketing interno da sua organização. 

1. Defina as datas mais importantes

Estabelecer quais datas devem constar na lista de comemorações é o primeiro passo. Uma dica é incluir eventos recorrentes da nossa cultura e também celebrar datas que têm fit com o produto, serviço, negócio e com os valores da organização.

Portanto, ter um calendário de datas comemorativas permite que o RH se organize melhor e promova ações de endomarketing, quando necessário. As ocasiões se dividem em:

  • Datas tradicionais: Dia Internacional da Mulher, Carnaval, Páscoa, Dia do Trabalhador, Dia das Mães, dos Pais, Natal, Ano Novo, entre outras;
  • Conquistas da empresa: data de fundação, mudança de sede, abertura de novas filiais, prêmios conquistados, ingresso de novos colaboradores;
  • Datas individuais: aniversários, formaturas, promoções, nascimento de filhos ou conquistas importantes de cada colaborador;
  • Profissões: tenha no calendário aquelas datas comemorativas para profissionais, como Dia do Publicitário (1/02), Dia do Contador (22/09), do Dia do Profissional de RH (03/06);
  • Conscientização: Semana do Meio Ambiente (junho), Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), conduzido pela CIPA, etc. 

2. Defina o objetivo da celebração

Para justificar a inclusão dos eventos de datas comemorativas no calendário do RH, procure selecionar datas alinhadas com os valores da empresa e com a cultura organizacional. Por fim, defina quais eventos podem ser comemorados em equipe e quais devem ser apenas mencionados e lembrados. 

3. Inclua causas no calendário do RH

Campanhas de conscientização e causas sociais não devem ficar fora do calendário de comemorações das empresas. Portanto, essas ocasiões engajam pessoas e promovem a imagem da organização. Outubro Rosa, Novembro Azul e Janeiro Branco são algumas sugestões. 

4. Crie campanhas próprias

Desenvolver ações próprias para valorizar os colaboradores demonstra quão importante eles são para a empresa. Dessa forma, além do tradicional “funcionário do mês”, que tal destacar o setor que menos utilizou papel, por exemplo?

Ainda, quem sabe, premiar o profissional que mais doou peças para a campanha do agasalho? Esses são bons exemplos e ótimas oportunidades para criar datas comemorativas e celebrar. 

5. Planeje o orçamento

Após definir datas e ações de endomarketing, o RH deve estruturar e aprovar um orçamento para execução das atividades. Nesse caso, vale apresentar aos gestores uma visão geral do planejamento para justificar a necessidade de recursos. 

Material gratuito: KIT de Planejamento Estratégico para RH

Preencha o formulário e receba o KIT grátis no seu e-mail 📩

6. Faça a divisão de tarefas

Enquanto a gestão de pessoas se responsabiliza pelo planejamento das ações, outros colaboradores ou departamentos podem se ocupar de tarefas pontuais. Sendo assim, organize um cronograma de datas comemorativas com os envolvidos e delegue funções. Desse modo, o entrosamento entre eles vai começar antes da celebração!

7. Faça registros visuais

Quando realizar alguma celebração na empresa, registre esses momentos. Portanto, eles são importantes para construir um memorial dos colaboradores e da própria empresa. Ademais, utilize esses materiais para divulgar na rede interna e incentive os próprios funcionários a compartilharem os registros nas redes sociais. 

8. Avalie o que realizou

Sempre é interessante fazer uma análise e documentação pós-evento, avaliando o que funcionou e o que deve melhorar. Dessa forma, faça uma lista das lições que aprendeu para que as próximas ações tenham ainda mais sucesso. 

Dica extra: de olho no mercado

Mais uma dica estratégica que pontuamos aqui é: fique atento ao que os concorrentes e outras empresas estão fazendo para engajar o time com as datas comemorativas. Sendo assim, descubra tendências, os principais benefícios oferecidos e se informe sobre quais são as prioridades dos colaboradores.

Mais do que nunca, o RH tem que se adaptar às novas gerações do mercado de trabalho com rapidez, e isso é essencial para reter e engajar os talentos certos que levarão a organização ao sucesso.

Participe!

Perguntas frequentes sobre datas comemorativas

Qual a importância das datas comemorativas para nossa sociedade?

São dias escolhidos no calendário para celebrar, relembrar ou homenagear um acontecimento, uma pessoa, uma ideia ou um grupo específico. 

Sendo assim, são ocasiões que carregam um simbolismo, além de um contexto histórico e cultural importante a ser comemorado. 

Qual o objetivo das datas comemorativas?

As datas comemorativas proporcionam a oportunidade de aprender sobre determinado fato ou celebrar uma ocasião importante. 

Portanto, por meio delas conseguimos compreender fatos históricos e refletir sobre questões culturais, sociais, de saúde, entre outras. 

Por que algumas datas comemorativas não são feriados?

Para uma data comemorativa ser considerada feriado no Brasil, é preciso que sua criação seja estipulada por lei (Federal para os feriados nacionais e Estadual ou Municipal para os regionais). Segundo a lei nº 9.093 de 1995, os feriados podem ser civis ou religiosos.

Como você pôde ver, o ano de 2024 mal começou e já está repleto de oportunidades para estreitar laços com suas equipes. Assim, lembre-se de que ações e comemorações fortalecem o employer branding, melhoram o clima organizacional e integram os colaboradores.

Nesse sentido, as datas comemorativas citadas neste artigo permitem que o RH se organize melhor para desenvolver ações capazes de engajar e reter talentos. 

Por fim, já pensou em ter toda a organização das datas mais importantes para o seu RH em um único lugar? A Sólides te ajuda com isso. Baixe gratuitamente o nosso Calendário de RH 2024 e esteja um passo à frente no planejamento do ano. 

Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima