Data mining para RH: como utilizá-la em sua tomada de decisão

Tempo de leitura: 3 minutos

Atualmente, estamos vivendo em mundo que está conectado à internet 24h por dia, onde usamos smartphones e computadores para fazer praticamente qualquer coisa, como conversar com nossos amigos e familiares, assistir vídeos, postar fotos nas redes sociais, comprar itens novos e, claro, para trabalhar. Afinal, o mercado digital não para de crescer e a indústria brasileira está cada vez mais tecnológica, em todos os ramos e setores.

Mas uma coisa que talvez ainda seja pouco percebida pela maioria das pessoas e empresas, é que todas essas interações que fazemos online, no “mundo virtual”, costumam ser armazenadas na rede, em formato de dados e informações que revelam o comportamento individual de cada um de nós, para serem usadas posteriormente à nosso favor.

Por exemplo: quando um usuário X compra um tênis da marca Y em alguma loja virtual, esta mesma loja agora sabe que este usuário talvez possa gostar também de uma camiseta da marca Y. Assim, ela poderia posicionar os dois produtos próximos um do outro ou até mesmo oferecê-los em outros momentos de compra, facilitando a vida do consumidor e gerando mais lucro para a empresa. Bem interessante, não é mesmo? Mas você sabe como tudo isso acontece? Através de Data Mining.

Bom, como o próprio nome sugere, Data Mining significa “Mineração de Dados”, consistindo em uma funcionalidade que serve para procurar e organizar dados, encontrando padrões que sejam relevantes, em suas estruturas. Essa atividade é relativamente recente no mundo da informática, se utilizando de machine learning e algumas outras técnicas de inteligência artificial, para encontrar correlações entre dados distintos que possam gerar algum tipo de conhecimento útil para uma empresa ou pessoa. Basicamente, Data Mining é a pesquisa e identificação de semelhanças ou repetições existentes em informações genéricas, mas de possível importância para um negócio.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Pode até parecer muito complicado, de início, mas uma empresa que investe em Data Mining pode obter uma importante ferramenta que irá impulsionar a sua inovação e lucratividade, pois os dados “perdidos” podem ser indicadores essenciais para o seu trabalho se destacar, através do entendimento sobre como seus colaboradores e/ou clientes “funcionam”.

Utilizando mineração de dados, um gestor de pessoas pode descobrir detalhes profundos sobre o comportamento de seus funcionários, como quais são os tipos de pessoas que mais se demitem da empresa, em quais setores e equipes elas ficam, ou quais são aqueles que mais se destacam no trabalho, através do cruzamento de dados entre idade e salário, por exemplo. Tudo isso pode ser personalizado de acordo com a sua necessidade de busca.

O setor de Recursos Humanos na sua empresa, por exemplo, poderia estar gerando mais lucro e sendo mais efetivo em seu recrutamento e seleção com uma ferramenta que faz Data Mining, para ajudar na escolha dos candidatos, conhecendo o perfil comportamental de cada um e evitar o aumento da rotatividade, já que o turn over é uma das principais causas na perda de produtividade em uma empresa.

Além disso, com um sistema de mineração de dados implantado, um gestor conseguiria medir melhor o desempenho de todos os seus colaboradores, observando gráficos e análises preditivas que seriam geradas sobre eles.

Para isso, é necessário entender pelo menos o básico sobre lógica e estatística, quando se lida diariamente com pessoas, para jamais ficar refém do seu feeling, que é importante em momentos de empreendedorismo e liderança mas que não deve ser tratado como uma “verdade universal” quando se dispõe de dados.

Através do Data Mining, o seu RH poderia tomar decisões baseadas em dados, ao invés de emoção. Assim, o seu diretor teria mais informações e menos opiniões. Aliás, contra números não existem argumentos, certo?

Portanto, comece agora mesmo a se preocupar com a mineração dos dados armazenados em sua empresa, pois eles podem ser uma “mina de ouro” que irá alavancar o seu trabalho e tornar a sua gestão em algo estratégico de verdade.

resultados-cta-blog


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of