10 Cursos Gratuitos de RH que vão ajudar seu dia a dia e sua carreira

Tempo de leitura: 9 minutos

Quem pretende atuar na área de Gestão de Pessoas sabe da importância de investir em capacitação para o enriquecimento do currículo e para o crescimento na carreira. Entretanto, entendemos que nem sempre há verba suficiente para fazer tudo o que gostaríamos, assim, a busca por cursos gratuitos de RH se torna uma excelente alternativa.

A Sólides entende muito bem esse cenário, por isso, oferece vários treinamentos online e de graça, com conteúdos de altíssima qualidade para ajudar os profissionais de RH a se especializarem em suas carreiras. 

Dessa forma, quem está em busca de recolocação pode melhorar as suas chances de ser selecionado para trabalhar em uma boa empresa e os profissionais já empregados podem almejar um aumento de salário por meio de uma promoção.

Seja qual for o seu caso, a Universidade Sólides tem opções de cursos gratuitos de RH que podem mudar a sua carreira. Além disso, todos contam com várias horas/aula, conteúdos complementares e certificado ao final. Confira, neste artigo, 10 cursos que você pode começar a fazer agora mesmo!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

1. Implantação de RH

O curso de Implantação de RH é ideal para quem precisa implementar um setor de RH do zero em uma empresa. Seu conteúdo inclui a análise da organização e do cenário atual, bem como a importância de conhecer melhor os colaboradores e seus comportamentos. Além disso, são abordados elementos como a cultura organizacional e os pilares do RH, que ajudam a nortear todo o processo de implantação.

O curso traz, ainda, um detalhamento importante sobre os principais subsistemas do RH que merecem a nossa atenção, tais como o endomarketing, o employer branding e os processos de recrutamento e seleção. Já são mais de 5.700 pessoas capacitadas, com um alto índice de satisfação. 

2. Recrutamento e Seleção Comportamental

O curso de Recrutamento e Seleção Comportamental é ministrado pela nossa CEO Mônica Hauck e traz um conteúdo muito rico para aprimorar o processo seletivo de empresas de qualquer segmento. Nele, é possível compreender a importância de inserir a análise comportamental ao longo de todo o funil de recrutamento para realizar contratações com mais precisão e eficiência.

Além disso, você aprenderá sobre a metodologia de Perfis Comportamentais e como ela deve ser aplicada em cada fase do processo seletivo, desde a divulgação das vagas até o onboarding com os profissionais. Ainda, além de melhorar a qualidade das contratações, esse curso ajuda a aumentar o nível de engajamento dos recém-chegados e evita impactos nas taxas de turnover.

Como fazer Recrutamento e Seleção com a Sólides

3. Engenharia de Cargos

A criação de um cargo é um grande desafio, pois não se trata apenas de escrever uma simples descrição de atividades. Um cargo bem desenhado pode trazer um grande diferencial para a empresa, já que ajuda a definir quais são os profissionais mais adequados para atender às necessidades da organização.

Entre os diferentes tipos de cursos de RH disponíveis, o de Engenharia de Cargos é o ideal para quem deseja atuar na área de Cargos e Salários. Uma vez que aborda todo o processo de criação de um cargo considerando elementos, como competências exigidas, a cultura organizacional, o fit cultural e a relação com a análise comportamental. 

4. Gestão Comportamental na Prática

O curso de Gestão Comportamental na Prática é o mais completo sobre o assunto, sendo oferecido de forma gratuita. Ele foi desenvolvido para ajudar os profissionais de RH a compreender a fundo a metodologia e todo o seu potencial de aplicação no dia a dia da Gestão de Pessoas.

Para tanto, o treinamento aborda todos os perfis comportamentais da metodologia DISC e mostra como aproveitar as características de cada um deles, de modo estratégico, nos diferentes subsistemas de RH. Assim, a empresa ganha uma gestão mais eficiente, com colaboradores mais motivados e qualificados.

5. Times de Alto Desempenho

Qual empresa não quer produzir mais em menos tempo e a custos mais baixos? Nesse contexto, investir em equipamentos e tecnologia não é o suficiente, caso os profissionais por trás de tudo isso não forem os mais competentes. Mas como saber quem são essas pessoas, o que elas precisam ter para apresentar tal desempenho?

Pensando nisso, o curso de Times de Alto Desempenho foi elaborado para responder essas e outras questões acerca do assunto. Nele, falamos sobre o conceito de times de alto desempenho, como selecionar as pessoas certas e como ambientá-las para que as equipes consigam performar melhor e em sincronia.

Banner-Calculadora

6. Cultura e Comportamento — First Level

O próximo curso de Gestão de Pessoas que abordaremos é o de Cultura e Comportamento — First Level. A cultura organizacional é um dos elementos mais importantes dentro de uma empresa e influencia diretamente na atração e retenção de talentos. Na era em que os profissionais têm um poder maior de escolha sobre onde desejam trabalhar, ela pode ser o principal diferencial do negócio.

Mas para ter uma cultura organizacional forte e atrativa, é preciso entender a teoria e os conceitos que envolvem o tema, bem como as práticas que ajudam a trazer mais qualidade para as relações organizacionais. Tudo isso, você encontra nesse curso, que pode ser feito de qualquer lugar e sem pagar nada.

7. Soft Skills e Hard Skills

Uma Gestão de Pessoas completa e de qualidade precisa considerar um cenário mais amplo, principalmente em relação às competências e habilidades dos colaboradores. Nas décadas passadas, uma pessoa que pretendesse se especializar em sua carreira e pleitear cargos em empresas melhores, precisavam apenas investir em aprendizados técnicos e teóricos. Hoje, as chamadas hard skills não são mais suficientes.

No curso de Soft Skills e Hard Skills, falamos sobre a importância das habilidades comportamentais tanto na construção de times de alta qualidade e desempenho quanto no desenvolvimento das carreiras de cada profissional. O conteúdo traz toda a parte conceitual, explicando o que são as Soft Skills, quais as diferenças para as Hard Skills e como fazer o diagnóstico e o desenvolvimento de ambas na organização.

Áinda, aborda as questões práticas, ensinando como desenvolver as principais Soft Skills exigidas pelo mercado para a obtenção de um bom desempenho, além de mostrar a aplicabilidade dessas habilidades nos diferentes subsistemas do RH.

8. RH Tecnológico

A história da humanidade teve uma grande reviravolta desde a Primeira Revolução Industrial. O uso da tecnologia proporcionou ao ser humano grandes avanços, que têm se mostrado mais ágeis a cada década. Atualmente, vivemos a 4ª Revolução Industrial, marcada pelas automações e pela chegada das primeiras formas de Inteligência Artificial nas empresas e na vida das pessoas.

No setor de Recursos Humanos, a tecnologia já exerce um papel essencial na qualidade das entregas de cada subsistema, permitindo análises mais profundas e fundamentadas em dados e estatísticas. Tudo isso por meio de softwares que conseguem traduzir diferentes metodologias em números.

No curso de RH Tecnológico, falamos sobre os impactos da tecnologia na Gestão de Pessoas, não apenas no que diz respeito ao setor de RH, como também aos gestores de equipes. Além disso, abordamos o conceito de People Analytics, aplicação de Inteligência Artificial no RH e algumas práticas, por exemplo, Employer Branding e e-Learning como ferramentas de fortalecimento do negócio.

Banner-Employer_Branding

9. People Analytics

Analisar pessoas de forma matemática é algo que parecia impossível até algumas décadas atrás. Hoje, o People Analytics se tornou algo muito mais simples e prático de ser implementado em empresas de qualquer tipo e tamanho. Com isso, o setor de RH conta com ferramentas melhores e mais potentes para realizar contratações eficientes, elaborar planos de desenvolvimento eficazes e aumentar a retenção de talentos.

O curso de People Analytics foi criado para mostrar todas as possibilidades de aplicação da lógica e estatística na Gestão de Pessoas. Nele, falamos sobre a coleta de dados, a criação de formulários, a correlação e a regressão linear, de forma bastante didática e com exemplos práticos.

10. People Analytics e planejamento estratégico

Por fim, nossa última indicação dentre os cursos gratuitos de RH é o People Analytics e planejamento estratégico. Toda empresa que almeja crescer e se destacar no mercado precisa elaborar um planejamento estratégico, com metas bem definidas e um plano de ação que ajude a orientar gestores e colaboradores sobre suas responsabilidades.

O mesmo se aplica ao setor de RH que deseja auxiliar o negócio de forma mais incisiva e proativa. Por isso, esse curso visa apresentar os conceitos do Planejamento Estratégico e do People Analytics e a relação que pode ser estabelecida entre eles para potencializar as ações do RH em apoio aos objetivos da empresa. 

Escolha o melhor para você

Como você pôde ver, o que não faltam são opções de cursos gratuitos de RH para complementar a sua formação e melhorar o currículo. O mercado de trabalho para profissionais de RH está bastante acirrado, logo, quem se prepara melhor, sai na frente da disputa pelas melhores vagas.

Então, escolha aqueles que fazem mais sentido para a área de atuação que deseja seguir e aumente as suas chances de crescimento de carreira ou recolocação.

O que achou das nossas sugestões de cursos, gostou? Então acesse agora mesmo a Universidade Sólides e comece um novo curso!

5 7 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Manuel Pinto
Manuel Pinto
3 meses atrás

Interessante!