Por que investir em cursos de recursos humanos on-line?

Tempo de leitura: 6 minutos

O sistema de aprendizado à distância (ou sistema EAD) já é uma realidade na vida de muitos estudantes de graduação, pós-graduação e extensão. Por causa da rotina corrida, na qual tempo é um bem escasso, ou até mesmo por ser uma opção mais barata, cada vez mais pessoas optam por fazer cursos de recursos humanos on-line.

Da mesma forma em que cresce a oferta de vários tipos de cursos, também se faz necessária a atualização constante dos profissionais. Essa realidade se aplica a diferentes setores, e não é diferente na área de RH. Se você deseja se tornar um profissional de excelência, é imprescindível que se aperfeiçoe o máximo possível.

O setor de RH é afetado continuamente por mudanças conceituais e tecnológicas, e cabe tanto ao profissional buscar sua qualificação, quanto à empresa oferecer cursos de atualização para desenvolver cada vez mais a capacidade técnica de sua equipe. Em ambos os casos, há alguns fatores que criam barreiras para que seja realizado algum curso presencial.

Por isso, destacamos algumas vantagens dos cursos de recursos humanos a distância.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Os cursos são validados

No início da implantação de cursos EAD, havia muito preconceito ainda com essa modalidade de ensino. No entanto, com a popularização do método, eles se tornam cada vez mais aceitos. Regulados pela legislação de ensino, oferecem certificados tão válidos quanto os de cursos presenciais.

A economia de tempo

Um dos bens mais preciosos no mercado de trabalho hoje em dia. Enquanto tentamos flexibilizar horários para ganhar produtividade no trabalho e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida, muitas vezes preenchemos o que seria nosso tempo livre com algum tipo de curso.

 Claro que é um investimento, mas só de pensar no tempo gasto no trânsito ou em aulas longas demais quando o assunto já foi absorvido em poucos minutos, não parece algo muito vantajoso, certo?

Com a rotina apertada, os cursos on-line se tornam uma excelente opção para dar continuidade à sua capacitação e à de sua equipe, sem exigir um gasto de tempo desnecessário.

Os cursos têm valores mais acessíveis ou são gratuitos

Como já vimos, hoje há uma grande oferta de cursos no mercado. Muitas empresas oferecem cursos excelentes de capacitação a preços baixos ou até mesmo de forma gratuita.

Um ótimo exemplo disso é a Universidade Sólides, que oferece cursos de recursos humanos em vídeos gratuitos e com material de apoio, além de várias opções a baixo custo.

A praticidade oferecida

Cursos on-line podem ser feitos a qualquer momento, tanto dentro quanto fora da empresa. Uma estratégia de incentivo que pode ser oferecida à sua equipe é ter algumas horas disponíveis na semana dentro da própria organização para a capacitação profissional.

Dessa forma, os colaboradores ficarão motivados a dar continuidade ao curso em casa, nos horários em que acharem melhor, sem interferir tanto na rotina. A empresa ganha com profissionais mais atualizados, e os funcionários desenvolvem seus talentos individuais.

O conteúdo fica disponível por mais tempo

Em alguns momentos, principalmente quando vamos à aula depois do trabalho, estamos tão cansados que fica impossível absorver o conteúdo da aula toda. O pior é que não temos o professor à nossa disposição para tirar as dúvidas fora do período do curso. Já quando estudamos on-line, geralmente podemos ver as aulas quantas vezes quisermos e sentirmos necessidade!

Agora que você já viu os principais pontos fortes de fazer um curso on-line, vamos entender um pouco melhor porque vale muito a pena investir em cursos de recursos humanos dentro dessa modalidade.

A valorização de uma carreira em movimento constante

Com a chegada das novas gerações ao mercado de trabalho, da explosão das startups e do desenvolvimento da gestão de pessoas, a carreira do profissional de RH sofreu e ainda sofre diversas alterações.

O departamento de recursos humanos deixou de ser a concentração burocrática de um negócio e se tornou altamente estratégico. Como todo setor estratégico, precisa de profissionais muito bem preparados e qualificados, e não basta apenas ter um curso superior na área, pois a realidade muda em curtos períodos de tempo.

Somamos a isso todos os benefícios oferecidos por cursos à distância, e fica impossível arrumar desculpas para não ser um profissional de recursos humanos em constante atualização!

A gestão humana como ponto competitivo

Cada vez mais a mentalidade empresarial entende que é necessário investir no capital humano de uma organização para que ela forneça resultados satisfatórios.  A gestão de pessoas já deixou de ser uma regalia de determinadas empresas, e se tornou parte do planejamento, inclusive no que diz respeito à prática da concorrência.

Empresas que garantem o bem estar dos funcionários, além de apresentarem melhores resultados, também ganham pontos na hora de atrair e reter talentos, garantindo uma equipe mais forte.

Como profissional de recursos humanos, você se vê dos dois lados: como o talento que almeja ser reconhecido e valorizado, ou ainda entrar em uma grande empresa; mas também como o membro do grupo que pode implementar todo um planejamento que deixará a empresa muito mais forte e atrativa no mercado de trabalho.

Em qualquer que seja seu objetivo, lembrar de cursos de RH on-line pode ser uma carta na manga. Quem sabe esse não é o diferencial para engajar o seu time a entender melhor sobre a importância do RH?

O conhecer promovendo a valorização profissional

E aqui entramos em um outro ponto: não apenas quem é da área de recursos humanos precisa fazer cursos sobre o assunto. Afinal, todos fazemos parte do capital humano de alguma organização, e é importante saber como é feito esse trabalho que nos afeta tão diretamente.

Então, uma forma de fazer essa área tão diversa e importante ser reconhecida e valorizada dentro de uma instituição é mostrar um pouco como funciona o trabalho do RH. Cursos curtos e on-line são uma ótima ferramenta de informação para essa finalidade.

 Logo, vimos que há vários motivos pelos quais buscar um curso de recursos humanos on-line. Seja para desenvolvimento próprio, por estratégia empresarial ou para informar sua equipe, com certeza você encontrará um curso que cumpra com seu objetivo a alguns pouco cliques!

Então, gostou do nosso conteúdo? Se interessou em fazer um curso on-line para dar uma alavancada na carreira? Então não deixe de conferir os cursos de recursos humanos da Universidade Sólides!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of