Curso de Gestão de Pessoas: como impulsionar sua carreira na área

Tempo de leitura: 6 minutos

Sem dúvida, para se tornar um bom profissional é preciso estar sempre buscando conhecimento — e para quem lida com recursos humanos não é diferente. Assim, um curso de gestão de pessoas, por exemplo, é um dos caminhos que podem levar um gestor a ter sucesso nessa área.

Mas se formar não é o suficiente, pois, assim como em outras áreas, é necessário sempre manter seus conhecimentos atualizados, acompanhar as tendências do mercado e acrescentar aos seus aprendizados informações extras que serão um complemento profissional que irá diferenciar você dos demais.

Neste artigo, você vai entender o que é e o que faz um gestor de pessoas. Além disso, encontrará sugestões de como impulsionar a sua carreira e materiais que vão agregar nas suas experiências profissionais. Confira!

O que é gestão de pessoas

Uma boa definição de gestão de pessoas é: conjunto de métodos, ações e estratégias com o objetivo de administrar os recursos humanos de uma empresa. Nesse sentido, o profissional responsável por gerir pessoas deve estar pronto a conduzir a sua equipe, buscando sempre as melhores formas de incentivo para o desenvolvimento do seu time.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Como sabemos, é uma profissão com muitos desafios, pois exige bastante observação, percepção e criatividade para unir os interesses dos seus liderados aos objetivos da empresa.

Cada vez mais, a ideia de um gestor autoritário, que não abre espaço para a participação de seus subordinados, vem saindo de circulação. Trata-se de um modo antiquado e pouco eficiente de lidar com pessoas. Atualmente, a palavra líder se adéqua melhor à posição de um gestor e traz um sentido mais humano e linear para essa relação entre líder e liderado.

Na realidade o papel da gestão é conduzir os colaboradores para uma evolução mútua, tanto do funcionário como da empresa. Assim, busca-se meios de desenvolver as habilidades e competências das pessoas, a fim de atingir resultados no âmbito individual e geral. Afinal, são as pessoas que compõem uma organização e são elas as responsáveis pelo sucesso da mesma.

Sobre a profissão

Para ser um gestor de pessoas, você não precisa, necessariamente, ser formado em psicologia. Embora muitos psicólogos demonstrem interesse por essa área e ingressem na profissão, é possível se especializar por meio de curso de gestão de pessoas, pós-graduações focadas nesse campo de atuação ou, até mesmo, uma graduação específica em gestão de pessoas.

Assim, um profissional de gestão de pessoas pode atuar em diversos segmentos da área de recursos humanos, como recrutamento e seleção de equipes, treinamento e desenvolvimento de pessoas, controle de salários e benefícios, departamento pessoal, consultoria de RH, mapeamento e análise de competências, entre várias outras funções relacionadas à coordenação pessoas.

Dia a dia do gestor de pessoas

Entender o dia a dia de um profissional de gestão de pessoas é fundamental para quem deseja seguir nessa área. Logo, para você entender melhor o que esse gestor faz na prática, a seguir, veja algumas atividades que são indispensáveis para esse profissional.

Foco no desenvolvimento do time

Um gestor está sempre buscando levar o seu time a um patamar mais elevado. Para tanto, ele se preocupa com os seus liderados e estuda os pontos fortes de cada um para que se utilizem deles para ter um bom desempenho. Ainda, observa os pontos de melhoria de seus liderados, para que essas questões não atrapalhem em seu crescimento, e sim sejam aprimorados ao longo do tempo.

Estabelecimento de metas

É função do líder definir metas a serem cumpridas. Trata-se de uma grande missão que demanda pesquisas, análises e cautela. Assim, ao mesmo tempo que você precisa incentivar as pessoas com metas desafiadoras, também é necessário tomar cuidado para não criar objetivos irreais e gerar um sentimento de frustração.

Feedback

Gerir pessoas não é apenas ficar do lado de fora do seu time e guardar as suas percepções para você. Na verdade, uma tarefa muito importante para um gestor é dar feedback. As pessoas que trabalham com você, precisam saber sobre a sua percepção com relação à performance individual e também da equipe. Então, converse com seus liderados, faça reuniões e mantenha as expectativas sempre alinhadas.

Reconhecimento

Ao mesmo tempo que é importante dar feedbacks positivos e negativos, é aconselhável que exista uma prática de recompensas por um trabalho bem-feito. Entenda que reconhecer e valorizar um colaborador gera um sentimento de realização e faz com que as pessoas se sintam felizes em suas funções. 

Banner_Gestao_competencias

Sobre o curso de gestão de pessoas

Um curso de gestão de pessoas é ideal para ingressar no universo de recursos humanos. Geralmente, em um curso convencional, aborda os seguintes tópicos de aprendizado:

  • Comunicação organizacional;
  • Técnicas de empreendedorismo;
  • Gestão estratégica;
  • Legislação;
  • Psicologia;
  • Metodologias de recrutamento, seleção e contratação; 
  • Segurança no trabalho;
  • Ética;
  • Administração financeira.

Certamente, cada instituição de ensino inclui e/ou exclui disciplinas que julga relevante para a formação desse profissional, mas, de modo geral, esses são os conhecimentos adquiridos em um curso com foco em gestão de pessoas.

Como se desenvolver em gestão de pessoas

Além da possibilidade de se graduar em uma faculdade, fazer pós-graduação na área e um curso de gestão de pessoas, seguem algumas sugestões de materiais que você pode incluir na sua rotina de aprendizado, para impulsionar a sua carreira. 

Certamente, esses conhecimentos farão muita diferença para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Livros

  • Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações – Idalberto Chiavenato;
  • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen R. Covey;
  • Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie;
  • Comunicação Não-Violenta – Marshall B. Rosenberg;
  • O monge e o executivo: Uma história sobre a essência da liderança – James C. Hunter;
  • Organizações exponenciais – Salim Ismail, Michael S. Malone e Yuri Van Geest;
  • O princípio 80/20 – Richard Kock;
  • Como o Google funciona – Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg;
  • Criatividade S.A. – Ed Catmull;
  • Sprint – Jake Knapp, John Zeratsky e Braden Kowitz;

Para saber um pouco sobre cada um desses livros leia este artigo: 10 livros sobre gestão de pessoas para aprofundar o conhecimento.

Filmes

  • À procura da felicidade (2006);
  • Os estagiários (2013);
  • Invictus (2009);
  • O diabo veste Prada (2006).

Leia este artigo: 4 filmes sobre gestão de pessoas que você precisa assistir, para entender como eles podem ajudar você na sua jornada.

Podcasts

  • Qualicast;
  • Guzo;
  • The Foundation;
  • Lead to Win;
  • The Employer Branding Podcast;
  • Like a boss;
  • Líder HD | Liderança em Alta Definição;
  • Lidercast Café Brasil.

No artigo: Os 8 melhores podcasts de gestão de pessoas que você precisa escutar, veja uma breve descrição de cada podcast citado acima.

E para quem quer, de fato, dominar a área de gestão de pessoas, a Universidade Sólides tem diversos cursos que levarão você para um nível de conhecimento acima da média. Não deixe de conferir!

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments