Cultura organizacional: qual o papel dela no RH?

Tempo de leitura: 6 minutos

Diante de um mercado tão competitivo, é fundamental que as empresas criem e fortaleçam identidades próprias, a fim de personificar o negócio, reforçar valores e princípios, diferenciar suas iniciativas e constituir características marcantes.

Nesse processo, a cultura organizacional se torna a base para a formação dessa identidade, sendo responsável também pela atração e retenção de talentos e de clientes, que compartilham os mesmos ideais.

Por meio dela, é possível definir aspectos importantes da gestão, envolvendo políticas internas, processos, normas e procedimentos, além de estabelecer padrões de trabalho e objetivos coletivos.

Paralelamente, ela determina regras para as relações profissionais, entre os próprios colaboradores, fornecedores, parceiros e consumidores, considerando preceitos de conduta e questões éticas.

Nesse contexto, a área de Recursos Humanos tem papel importante junto ao planejamento estratégico da empresa, desde a criação até a disseminação dos conceitos entre as equipes. Confira agora como o RH pode colaborar para o fortalecimento da cultura organizacional!

Criação e formalização da cultura organizacional

Cabe ao RH atuar ativamente na criação e na formalização da cultura organizacional, adicionando os elementos humanos (como a priorização do indivíduo e de suas potencialidades), além da preocupação com o capital intelectual, com a diversidade, com a inclusão e com as questões sociais e ambientais.

Independentemente da área de atuação ou da natureza do negócio, o RH deve nortear as discussões para que questões importantes não sejam negligenciadas, principalmente na gestão de pessoas.

Definição das políticas de RH

As políticas de RH devem representar a cultura organizacional, contemplando diversos processos importantes. Alguns exemplos são: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, saúde e segurança, cargos e salários, remuneração e benefícios, plano de carreira e, ainda, as relações trabalhistas envolvendo colaboradores e sindicatos.

Dessa forma, é preciso lembrar que a transparência, o respeito e a meritocracia são componentes básicos a uma cultura organizacional contemporânea e em sintonia com os valores e prioridades da sociedade atual.

Disseminação e comunicação

A qualidade da informação é fundamental para estimular uma conduta comum a todos os colaboradores. Por isso, os pilares da cultura organizacional devem ser compartilhados por meio de todos os canais internos de comunicação. A linguagem deve ser clara e o conteúdo deve ser direto, de modo que todos possam compreender a mensagem.

Campanhas educativas também são bem-vindas, além de programas especiais e eventos planejados que confirmam a preocupação da empresa com determinados temas. Esses momentos servem, inclusive, para promover a integração entre colaboradores, facilitar o diálogo entre eles e trazer engajamento coletivo.

Construção de equipes de alta performance

A formação de equipes de alta performance depende do alinhamento entre o perfil dos profissionais e a filosofia da empresa. Portanto, a cultura organizacional se faz presente durante os processos seletivos, nos quais o recrutador deve identificar os talentos mais adequados às características da empresa.

Esse cuidado facilita o desempenho e a produtividade, além de reduzir drasticamente os prejuízos com a rotatividade e com o absenteísmo dos colaboradores. Isso se reflete também na retenção daqueles profissionais habilidosos imprescindíveis para o desenvolvimento da organização.

Criação de planos de carreira

Uma empresa que deseja fortalecer a sua cultura organizacional precisa trabalhar com planos de carreira bem-definidos. É preciso garantir segurança aos funcionários, principalmente àqueles mais qualificados e que podem crescer junto com a empresa.

Por isso, é fundamental deixar esse plano determinado, com critérios claros, para evitar escolhas equivocadas e prevenir que alguma promoção aconteça de maneira não ética. É por meio do plano de carreira que a organização valoriza os profissionais, trazendo diversos benefícios internos.

Entre eles, podemos destacar a escolha eficaz de candidatos para preencher vagas, a manutenção do relacionamento mais próximo entre colaborador e empresa, além da maior motivação dos profissionais — que, consequentemente, vão ajudar na criação de uma marca de sucesso.

Pesquisa de clima organizacional

As pesquisas de clima organizacional são uma ferramenta bastante eficaz no que diz respeito à cultura da empresa. Elas medem a satisfação e insatisfação de colaboradores, captando suas percepções em meio às transformações constantes.

Elas são fundamentais, principalmente se a empresa deseja uma atuação moderna, pois ajudam o RH a saber o que pode ser mudado e o que deve permanecer como está, visando ações mais estratégicas em relação aos colaboradores.

É a partir dela que o setor identifica oportunidades, antecipa crises e aposta em treinamentos personalizados e outras vantagens que serão essenciais para a empresa, como a melhoria no ambiente de trabalho, tornando-o mais saudável e produtivo.

Contato mais próximo entre empresa e colaborador

Uma cultura organizacional bem-definida reflete diretamente no relacionamento entre empresa e colaborador. Isso porque ela consegue alinhar melhor sua missão, visão e valores aos aspectos pessoais dos profissionais, contratando e mantendo aqueles funcionários que de fato querem contribuir para a organização e acreditam no mesmo objetivo.

Por esse motivo, a empresa deve trabalhar sempre com base na transparência. Deixar claro quais são os objetivos da organização dá mais segurança aos trabalhadores. Dessa forma, eles sabem exatamente o que deve ser feito, aumentando seu desempenho, melhorando a sua relação com o empreendimento e sentindo a satisfação do dever cumprido.

Liderança representativa

A liderança é fundamental no processo de consolidação da cultura organizacional. Ela deve dar o exemplo e conduzir a equipe de acordo com os valores da empresa.

Por isso, os líderes que são referência, acompanhando a equipe de perto (e não apenas ordenando que o trabalho seja feito), ajudam no fortalecimento da relação entre empresa e colaborador. São eles que ajudam a equipe a manter o foco e fornecem um direcionamento mais adequado para que o grupo atinja seu máximo desempenho.

A motivação, os desafios e o incentivo ao desenvolvimento devem ser características imprescindíveis dos gestores da organização. Com a ajuda deles, será possível ver claramente a criação da cultura. Aliás, é na presença de modelos que outros colaboradores se mostram bons líderes, ponto bastante positivo para as empresas na atualidade.

Desenvolvimento e capacitação

Uma cultura organizacional contemporânea e certeira estimula seus colaboradores a novos aprendizados, proporciona abertura para a inovação e a criatividade, encoraja a participação e o engajamento. Por meio de investimentos em planos de desenvolvimento individualizados, direcionados às demandas da empresa, é possível maximizar talentos e competências, além de reduzir deficiências e fraquezas.

Essas iniciativas estimulam o senso de pertencimento, o comprometimento e a motivação, fatores essenciais a uma gestão eficiente, com foco em pessoas e em resultados.

E na sua empresa, qual é o papel do RH na cultura organizacional? Deixe as suas impressões nos comentários e ajude a enriquecer a discussão!

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Cultura organizacional, é a mola propulsora de uma empresa. O seu sucesso depende de sua organização.