6 Dicas para criar propostas comerciais e atrair clientes

Tempo de leitura: 6 minutos

Quantas vezes você já enviou propostas comerciais e não recebeu resposta, apesar de enviar vários emails? A verdade é que o cliente que você está prospectando provavelmente recebe muitas propostas semanalmente. Com isso, enquanto alguns conseguem atenção, outros são ignorados. 

Um dos erros mais comuns que as empresas cometem ao escrever propostas comerciais é não focar no apelo visual. Isso é especialmente verdade para pequenas empresas que contam com poucos recursos e orçamentos 

Mas como esperar uma resposta positiva se você faz o leitor enfrentar uma proposta entediante e difícil de entender? 

Criar uma proposta comercial atraente não se trata apenas de estética, mas de conseguir captar a atenção, contar uma história e comunicar de forma eficaz. E a melhor maneira de fazer isso é usando recursos visuais. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

A boa notícia é que hoje em dia criar visuais atraentes e com alto poder de comunicação se tornou mais fácil do que a maioria das pessoas pensa. Vamos ver a seguir algumas dicas de como usar recursos visuais para criar propostas comerciais vencedoras e atrair clientes.

Aposte nos recursos visuais

Imagine ter que ler páginas e páginas de informações técnicas e complexas de cada proposta recebida. Parece cansativo, não? As chances de o leitor adotar uma postura negativa nesses casos é grande. 

Com o tempo e a atenção cada vez mais limitados, o seu leitor pode perder muitos detalhes e mesmo a visão geral da sua mensagem se você usar nada mais do que textos e números na sua proposta. 

E é aqui que entram os infográficos para salvar o dia. Os infográficos aumentam muito as chances de que a sua informação seja lida e lembrada. Propostas comerciais com poucos recursos visuais ou com design insatisfatório tendem a ser negligenciadas em favor de materiais mais atraentes e organizados. 

Um infográfico com um bom design faz com que conceitos complexos se tornem facilmente digeríveis e desperta o interesse do leitor pelas informações que você quer apresentar.  

Você pode usar infográficos para:

  • Explicar como seu produto ou serviço funciona;
  • Listar os seus serviços;
  • Apresentar estatísticas, fatos e dados;
  • Resumir informações.

Apresente processos com infográficos de processo

Digamos que você precisa dividir um projeto em partes menores, descrever um processo ou visualizar detalhes de um orçamento. Uma boa forma de apresentar essas informações é usando infográficos de processo.

Este tipo de gráfico é geralmente usado para visualizar um fluxo de trabalho e ajudar a simplificar processos. 

Ao criar um infográfico de processo, mantenha-se focado em um conceito ou fluxo de trabalho para não sobrecarregar o leitor com informações, use cores e ícones para destacar etapas e mantenha o texto sucinto, como no exemplo abaixo. 

Defina um cronograma

Sua proposta comercial pode ter ótimas ideias, mas sem um cronograma bem definido, está incompleta e deixará o seu cliente em potencial inseguro. Não cometa esse erro.

Quando você especifica um cronograma, dá aos clientes uma imagem mais clara das próximas etapas e define as expectativas desde o início. Então, em vez de escrever sobre isso, por que não apresentá-lo visualmente com um infográfico de linha do tempo?

Você pode usar modelos de cronograma para traçar etapas de projetos e resultados para seus clientes em potencial, estabelecendo expectativas bem definidas.

Você também pode usá-los ao apresentar sua empresa, passando por datas importantes, como quando sua empresa foi fundada, seguida por quando você recebeu suas rodadas de investimento e outras informações relevantes.

Os infográficos da linha do tempo funcionam porque ajudam o leitor a visualizar projetos e sequências, enfatizando pontos importantes no tempo que, de outra forma, poderiam passar despercebidos.

Aqui está um bom exemplo de modelo de cronograma que descreve as várias etapas envolvidas e codifica com cores as diferentes semanas para separá-las umas das outras.

Apresente visualmente a sua estrutura organizacional

Ao fechar um negócio, os clientes estão confiando na sua empresa, e para isso vão querer saber mais sobre a sua equipe. Se as suas credenciais forem boas, você tem mais chances de ser considerado entre as várias propostas que eles recebem. 

Para isso, apresente visualmente a sua estrutura departamental e as peças-chave de cada equipe usando um organograma para informar a hierarquia das pessoas envolvidas. Adicione também os nomes, cargos e mencione brevemente as suas funções e inclua fotos. 

Veja este exemplo de organograma que apresenta claramente a estrutura das equipes e usa cores para diferenciar departamentos:

Apresente preços com um infográfico de comparação 

Escolher a estratégia de preços certa é extremamente importante, assim como apresentá-la adequadamente na proposta de negócios. Em vez de mostrar ao seu cliente em potencial o valor no formato tudo ou nada, é sempre uma ideia melhor dar a eles algumas opções de preços para ajudá-los a tomar uma decisão.

Você pode usar infográfico de comparação para apresentar as diferentes opções de preço com seus respectivos benefícios.

Aqui está um exemplo para ter uma ideia mais clara sobre o que é infográfico de comparação que fornece ao leitor informações suficientes para comparar as opções e tomar uma decisão final.

Mantenha um design claro e consistente

Embora seja essencial focar no conteúdo, certifique-se de não negligenciar o aspecto do design. Envie uma proposta comercial bem elaborada que seja clara e atraia a atenção. Deixe o design envolver os leitores em vez de distraí-los.

O que você precisa é de um esquema de cores consistente e um layout simples que ajude na legibilidade. Também é uma boa ideia quebrar pedaços de parágrafos e usar marcadores, ajudando as pessoas a digitalizar o conteúdo.

Faça um brainstorming

Faça um brainstorming usando mapas mentais para levantar questões que os clientes possam ter e respondê-las antecipadamente e de forma clara. 

Mapas mentais são excelentes para organizar ideias e relacionar conceitos. Usando formas, linhas e cores você pode separar tópicos e desenvolvê-los de uma maneira que todos entendam rapidamente, como no exemplo abaixo:

Conclusão: adicione recursos visuais às suas propostas comerciais para aumentar a transparência

Propostas comerciais são um documento formal, mas isso não significa que elas tenham que ser duras e entediantes. 

Vá além das propostas comerciais puramente textuais e use essas táticas para que os clientes tenham interesse no seu material, consigam digerir as informações facilmente e, como resultado, feche mais negócios. 

Este artigo foi escrito pela Venngage.

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments