#2 Glossário da contratação: 9 termos técnicos para contratar vendedores

Tempo de leitura: 4 minutos

Nós já falamos sobre os 7 termos técnicos que o RH deve saber para contratar profissionais de TI aqui em nosso blog. E, agora, continuando a nossa série de artigos sobre glossário para contratação, vamos falar sobre 9 expressões que você deve saber antes de começar um processo seletivo para a equipe de vendas da sua empresa.

Assim como os demais departamentos, o setor comercial vem se inovando ao longo do tempo. Afinal, com o surgimento da internet e o maior acesso à informação, a forma como as pessoas compram hoje mudou. Elas fazem pesquisas antes de efetivarem a compra, já são bem informadas sobre o que desejam e têm uma cartela de opções muito maior.

Com isso, surgem novos cargos e conceitos importantes para quem conduz processos de recrutamento e seleção na área comercial. Então, quer saber quais são os 9 termos técnicos que você precisa saber para contratar vendedores? Continue a leitura do artigo!

1- Inside Sales

Inside Sales – ou vendas internas – é um novo processo de vendas que vem sendo adotado principalmente em empresas que estão antenadas com as tendências da área comercial. A metodologia consiste em venda remota, onde o vendedor e o comprador não têm contato físico. A venda acontece só por telefone, email entre outros canais de comunicação. Tem sido denominada também de venda virtual.

2- Outside Sales

Ao contrário do Inside Sales, onde a venda é feita remotamente, no Outside Sales os vendedores vão a campo para tentar vender o produto e/ou serviço. Eles visitam e fazem reuniões presenciais com os seus possíveis clientes.

3- Inbound Sales

O Inbound Sales é um processo de vendas internas que tem uma ligação grande com o marketing e que normalmente trabalha em conjunto com o Inside Sales. Nesse caso, o possível comprador será atraído por meio de suas necessidades e dúvidas para a empresa. Quando encontrá-la, ele não é encaminhado diretamente para um vendedor que fecha negócio. Ao invés disso, ele passa por um processo de educação e preparação para a compra com um pré-vendedor. Assim, a empresa tem mais chances de atrair clientes qualificados.

4- Outbound Sales

Ao contrário do processo de Inbound Sales, o de Outbound age de forma mais ativa diante do possível comprador. Ao invés do cliente achar a empresa, o outbound investe em formas de aparecer para esse consumidor sem necessariamente existir uma busca por parte do público. Assim, os vendedores terão que encontrar quem são seus possíveis clientes, entrar em contato e oferecer a solução.

5- SDR

SDR é a sigla para Sales Development Representative, ou Representante de Desenvolvimento de Vendas. Esses profissionais são uma espécie de pré-vendedores, os responsáveis por fazer o primeiro contato com o possível comprador para qualificá-lo no processo de Inbound Sales.

Se a sua empresa preza por clientes que estão realmente de acordo com o seu negócio, é importante contratar vendedores SDR. Isso porque ele será responsável por otimizar o trabalho do profissional que irá fechar a venda, passando para essa etapa apenas as pessoas que possuem mais chances de fechar a compra.

6- Hunters

Hunter é a denominação para um tipo de vendedor  voltado para prospecção de novos clientes. Eles tendem a ser mais agressivos nas negociações e ajudam a empresa a expandir o mercado. Os hunters são indicados para ciclos de vendas mais curtos.

7- Farmers

Ao contrário dos Hunters, os Farmers são vendedores que cultivam por mais tempo a relação com o possível comprador antes de fechar efetivamente a venda.

Por não serem tão agressivos, são bons vendedores para ciclos de venda mais extensos e também para conseguir manter a base de clientes que existem na empresa ativa.

8- Closers

Já os closers são os vendedores especializados em fechamento de venda. Normalmente, os SDRs passam os compradores qualificados para que os closers possam finalizar o processo. Eles tendem a ser bons demonstradores e ágeis nas negociações.

9- Sales Ops

Sales Ops ou operação de vendas são processos criados dentro do time comercial para oferecer suporte para o setor. Os profissionais dessa área são responsáveis por pensarem em estratégias, processos e negócios que ajudam na melhoria das vendas e na resolução de gaps que possam existir no time comercial. Eles podem, inclusive, te auxiliar bastante na hora de contratar vendedores.

Esses são alguns dos termos principais para você saber antes de contratar vendedores qualificados para a sua empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Então baixe o Guia Completo para contratar uma equipe de vendas. É só clicar aqui!

 

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