Consultoria de Recrutamento e Seleção: o que é e quando contratar?

Tempo de leitura: 6 minutos

O mundo está em constante transformação, logo, é de extrema importância que os profissionais de recursos humanos estejam sempre se atualizando e inovando. Hoje, a seleção de novos talentos demanda muitos gastos para um negócio. Assim, cada vez mais organizações vêm optando pela contratação de uma consultoria de recrutamento e seleção para contribuir nesse processo.

Isso porque, uma empresa especializada nesse serviço consegue alcançar resultados mais eficientes e fazer contratações mais certeiras, o que evita um alto número de desligamentos no futuro. Mas o que é e como funciona uma consultoria de recrutamento e seleção? Quais os principais benefícios? Quando contratá-la? Confira tudo neste post!

O que é e como funciona uma consultoria de recrutamento e seleção?

O processo de recrutamento e seleção tem como finalidade a admissão dos candidatos ideais para contribuir com o crescimento da empresa, uma vez que uma contratação ruim impacta negativamente no trabalho e nos resultados finais. Uma consultoria age analisando, propondo e formulando soluções para os desafios existentes.

Dessa forma, a consultoria de recrutamento e seleção traz bons resultados para empresas que têm ou não uma equipe de recursos humanos, já que oferece apoio especializado para avaliar as pessoas da melhor maneira possível.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Para tanto, os consultores consideram diversos fatores, além da formação e experiências profissionais, tais como comportamento e inteligência emocional, passando por todas as etapas: divulgação da vaga, recebimento de candidaturas, avaliações e acompanhamento, inclusive após a contratação do colaborador. 

Afinal, quais as vantagens?

A contratação da consultoria de uma empresa especializada em recrutamento e seleção é extremamente vantajosa.

Conte com a ajuda de especialistas

Os consultores são especialistas capazes de auxiliar em todas as etapas do processo de recrutamento e seleção. Nesse sentido, eles fazem a descrição da vaga, realizam as entrevistas e selecionam o melhor candidato, de acordo com o que a organização está buscando no momento.

Assim, a empresa vai garantir que os contratados sejam profissionais realmente treinados e confiáveis para que, de fato, consigam assumir a posição desejada. Aqui, o consultor não vai fazer o que a organização acredita que precisa ser feito, e sim oferecer soluções que atendam às necessidades dos clientes.

Melhores candidatos admitidos

Com uma consultoria, a probabilidade de que os candidatos admitidos sejam mais qualificados e comprometidos com o negócio é maior. Isso porque, a escolha vai condizer com a vaga e com o fit cultural da empresa. Além disso, os consultores já têm um banco de profissionais extremamente qualificados que podem se adequar ao cargo.

Menor tempo de contratação

Como as empresas de consultoria já têm os contatos de muitos profissionais com ótimos currículos e disponíveis para trabalho, as horas gastas procurando os melhores candidatos são bem menores. 

Um outro ponto importante é que a equipe de recursos humanos da organização terá mais tempo para dedicar às atividades mais estratégicas e conduzir melhor os processos, pois não terão que fazer toda a triagem sozinhos.

Visão estratégica

Por ter um olhar externo, a consultoria analisa os candidatos e as empresas de forma estratégica, alinhando o que ambos procuram. Assim, há um foco maior na necessidade real do negócio. 

Ainda, como os consultores têm bastante experiência com recrutamentos, sabem exatamente como conduzir cada processo e quais testes aplicar para determinarem os melhores profissionais para uma posição.

Menor custos

Vagas abertas geram custos, por isso, uma boa contratação, com menos chances de rotatividade, economiza bastante dinheiro. Para tal, os candidatos precisam se encaixar com a cultura organizacional. 

Nesse caso, o gasto que você terá na contratação de uma consultoria é, na verdade, um investimento que vai fazer a diferença em toda a empresa.

Implantação de novas tecnologias

Apesar de muitos profissionais de recursos humanos ainda resistirem às tecnologias, as consultorias entendem que ferramentas digitais podem ser úteis para otimizar os processos, identificando o que pode ser substituído por serviços terceirizados ou sistemas.

Mas quando contratar?

Uma consultoria de recrutamento e seleção é uma boa opção para as empresas que ainda não têm um time de recursos humanos estruturado ou com tempo disponível para realizar todos os processos seletivos.

Assim, o RH pode e deve trabalhar em conjunto com a consultoria. Aqui, a equipe interna que apresentará o perfil dos colaboradores já contratados, a cultura da empresa e outras questões relevantes. Assim, enquanto os consultores fazem a triagem, os profissionais conseguem priorizar a estruturação dos recursos humanos.

Além disso, a consultoria também é contratada por organizações que já têm uma equipe de RH bem estruturada, mas que buscam aprimorar as seleções e, ao mesmo tempo, focar em outras atividades, por isso, preferem contar com o apoio de especialistas.

As ferramentas mais utilizadas

Com os avanços tecnológicos, já existem dezenas de softwares de recrutamento online. Trata-se de ótimas ferramentas, pois permitem encontrar novos colaboradores com maior eficiência, bem como otimizar o tempo de seleção e organizar um banco de talentos para processos futuros.

Esse tipo de software é muito usado para facilitar o trabalho dos profissionais de RH. Basicamente, funciona da seguinte forma: o candidato envia seu currículo por meio da plataforma e o mesmo entra na base de dados do programa, que vai analisá-lo com base nos critérios pré-definidos pela empresa. 

Com os perfis filtrados, é possível selecionar apenas os que atendem aos requisitos. Os diferenciais incluem maior agilidade no recrutamento e seleção, além de redução do uso de papel, integração de dados e mensuração dos resultados.

E como escolher o software ideal? É preciso considerar as suas funcionalidades existentes, se há suporte, qual o preço, se é fácil de utilizar e se é possível ter uma demonstração gratuita antes de contratar o serviço.

Um exemplo é o Sólides Jobs, nossa plataforma de recrutamento online. Por meio dela, após você criar a vaga, definir as soft skills e as hard skills, filtros e avaliações personalizadas, os candidatos se cadastram e realizam o teste para descobrir seu perfil comportamental.

Então, conseguiu entender o que é e quando contratar uma consultoria de recrutamento e seleção para a sua empresa? Aproveite e baixe o nosso e-book gratuito sobre como encontrar a pessoa certa para uma vaga e aprenda o que você deve analisar para garantir o candidato ideal e alcançar bons resultados com o processo seletivo!

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments