Consultoria de carreira: objetivos, como funciona e por que fazer 

Entenda o que é uma consultoria de carreira e quem deve contratar esse serviço para trilhar um caminho profissional de sucesso!
consultoria de carreira
BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

Você, que está no início da vida profissional e quer saber qual caminho seguir ou deseja mudar os rumos da profissão que está seguindo atualmente, sabia que existe um serviço voltado exclusivamente para esse propósito? Trata-se da consultoria de carreira!

Neste conteúdo, você vai descobrir as principais informações sobre como funciona a consultoria de carreira. Isso inclui dicas para identificar se realmente precisa desse serviço e como escolher a melhor consultoria para ter sucesso com essa decisão. Acompanhe! 

O que é consultoria de carreira?

A consultoria de carreira utiliza técnicas especializadas para ajudar seus clientes a entenderem com mais clareza qual carreira devem seguir, considerando seus objetivos, perfil, habilidades, experiência, dentre outros aspectos.

A proposta desse serviço é auxiliar profissionais. A partir de instrumentos técnicos e metodologias bem definidas, ele os ajuda a conhecer as possibilidades do mercado e, dentre elas, qual melhor se encaixa naquilo que o profissional busca.

A partir de um completo levantamento feito sobre o indivíduo, a consultoria de carreira consegue alinhar os objetivos que ele apresenta às possibilidades e realidades do mercado de trabalho. Tudo isso com o propósito de levar a pessoa ao seu sucesso profissional e a um bom emprego.

Esse tipo de orientação profissional pode abranger desde a escolha inicial da pessoa por uma carreira, passando por transições de carreira, até mesmo o planejamento de sua aposentadoria.

Durante o processo, as consultorias podem adotar metodologias e ferramentas diversas. Algumas delas são entrevistas individuais ou em grupo, testes vocacionais, testes psicológicos, de habilidades e comportamentais, a depender da proposta para cada cliente. 

💡Conheça o curso gratuito e com certificado: Autoconhecimento profissional

Qual o valor de uma consultoria de carreira?

Em média, um consultor de carreira pode cobrar entre R$70 a R$200 por hora de consultoria, de acordo com dados do mercado. Esse valor pode aumentar dependendo do quanto o profissional é especializado ou renomado.

O valor de uma consultoria de carreira irá depender de algumas variáveis, como experiência e formação do consultor, quantidade de serviços oferecidos no atendimento, duração do serviço, se será presencial ou online, região em que a consultoria acontece, dentre outros.

Além disso, existem formatos variados para definição de um modelo de cobrança, por exemplo, alguns consultores cobram por hora ou sessão, enquanto outros fecham um pacote. Há ainda aqueles que cobram com base nos resultados alcançados pelo cliente.

Ainda assim, é importante ressaltar que o valor não deve ser o único quesito a analisar. Aspectos como experiência, formação, conhecimento, resultados anteriores, reputação e compatibilidade com as demandas do cliente também devem fazer parte da sua análise.

Quem pode dar consultoria de carreira?

Um profissional que oferece o serviço de consultoria de carreira deve possuir um perfil com formação, experiência e conhecimentos específicos pra ter condições de oferecer um bom serviço e levar o cliente a alcançar seus resultados. 

Eles devem ter capacidade de interpretar, planejar, construir e apontar o melhor caminho para que o cliente de fato consiga alcançar suas metas profissionais. Assim, algumas habilidades e competências que devem estar presentes nesses consultores são:

  • Capacidade de comunicação, de forma clara e objetiva, por meio da escrita e da fala;
  • Perfil organizado para que consiga fazer a gestão dos projetos dos clientes, com foco em gestão do tempo e agilidade;
  • Flexibilidade e persistência, considerando que poderá lidar com situações diversas, de diferentes complexidades, sendo capaz de avaliar a necessidade de mudança de rota, sempre que necessário;
  • Perfil de liderança, a fim de passar a segurança necessária ao cliente que está sendo atendido e precisa ter a certeza de que está indo pelo caminho ideal.

Outro fator relevante no perfil de um consultor de carreiras é a formação. Nesse quesito, de modo geral, esses profissionais investem seus estudos nas áreas de Recursos Humanos e de Psicologia.

Sem dúvidas, o profissional pode possuir formação ou especialização em outras áreas, por exemplo, Administração e Marketing. Porém, as duas primeiras áreas são bem específicas e pertinentes ao profissional que oferece consultoria para o desenvolvimento de carreira.

Devido à experiência e capacidade de mudança na vida das pessoas, esses profissionais acabam oferecendo serviços como de mentoria de carreira, tornando-se referência nesse ramo de atuação. 

APROVEITE!

Como saber se preciso de uma orientação de carreira?

Se você deseja pensar e agir estrategicamente em torno da vida profissional, traça metas e caminhos para alcançar seus objetivos, a consultoria de carreira pode ser uma ótima ferramenta para você!

Seja, por exemplo, para aquelas que vão iniciar um curso na faculdade, mas ainda estão sem saber qual área escolher, ou até mesmo para quem está em uma profissão, não está satisfeito e deseja iniciar uma transição de carreira, de forma a mudar totalmente de área. 

O serviço atende, inclusive, pessoas que não desejam sair totalmente da área de atuação, mas querem encontrar outras possibilidades de atuação dentro dessa mesma área.

💡 Saiba também:

Quais os objetivos da consultoria de carreira?

A consultoria de carreira possui o objetivo principal de auxiliar um profissional a compreender da melhor forma quais são seus objetivos, gostos, habilidades e interesses para encontrar a melhor carreira a seguir.

Para além disso sempre tem o foco em fazer com que o indivíduo encontre aquela profissão que mais se encaixa em seu perfil, e ajuda a:

  • Facilitar o processo de recolocação profissional;
  • Auxiliar o profissional a desenvolver um novo olhar sobre sua trajetória profissional;
  • Fazer uma análise estratégica a respeito do perfil profissional da pessoa e entender o que ela busca profissionalmente e até mesmo pessoalmente;
  • Realizar um alinhamento sobre as expectativas profissionais que o indivíduo tem e quais são seus valores e perspectiva de vida;
  • Oferecer direcionamento técnico para construção de um currículo mais competitivo, de acordo com os propósitos elencados no processo de consultoria de carreira;
  • Estabelecer estratégias que auxiliem a pessoa a construir, definir e seguir seu plano de carreira, de acordo com o que foi levantado;
  • Incentivar a prática do networking;
  • Oferecer orientações e dicas para que o profissional consiga participar e aproveitar da melhor forma os processos seletivos;
  • Direcionar o profissional para as oportunidades de trabalho que estejam no perfil definido durante a consultoria;
  • Auxiliar o profissional a se adaptar ao seu novo cargo, após ele conseguir uma vaga.

Inclusive, esse é um ponto muito importante, já que boa parte dos profissionais está insatisfeito com sua carreira. É o que reforça o Panorama de Gestão de Pessoas, da Sólides:

Gráfico do Panorama de Gestão de Pessoas da Sólides, que reforça  a importância de uma consultoria de carreira para a satisfação profissional

Como escolher uma boa consultoria de carreira?

Escolher uma boa consultoria de carreira é um momento importante ao decidir contratar esse tipo de serviço. Isso porque, é preciso considerar vários aspectos do local ou profissional que fará esse acompanhamento.

É preciso avaliar aspectos que farão toda a diferença durante o atendimento, já que existem no mercado diversas consultorias que oferecem esse serviço. Para ter sucesso na escolha, veja as dicas abaixo do que considerar no momento da contratação:

  • Avalie como é a reputação da consultoria: para isso, busque por indicações, pesquise as redes sociais e site da empresa ou consultor e procure por avaliações de outros clientes;
  • Conheça os serviços que são oferecidos: antes de fechar a contratação, entenda quais são exatamente os serviços do pacote. Procure qual o portfólio da empresa garanta que atendam às suas expectativas;
  • Entenda como é desenvolvido o trabalho pela consultoria: as consultorias podem variar metodologias, formatos e duração do atendimento. Por isso, é necessário conhecer a fundo essa parte para decidir se é aquilo que procura;
  • Saiba quem são os consultores: caso decida contratar uma empresa, confira o currículo e a experiência dos consultores. Assim, você entende melhor se o time de profissionais se encaixa naquilo que você procura e se eles têm condições de oferecer esse atendimento;
  • Solicite um orçamento: antes de fechar, converse com a empresa, esclareça todas as dúvidas que surgir e, então, peça um orçamento que detalhe toda a prestação do serviço, incluindo as formas de pagamento;
  • Avalie o custo-benefício: a qualidade deve estar atrelada a um valor acessível, por isso, analise se encontrará tudo isso.

Profiler: a ferramenta ideal para sua carreira e gestão

Dentro da consultoria de carreira existem diversas metodologias, sistemas e ferramentas que podem ser adotadas pelos consultores para conduzir o processo junto ao cliente. Uma delas é o Profiler.

Trata-se de uma ferramenta de Gestão Comportamental que permite fazer o mapeamento dos perfis comportamentais das pessoas, baseada na metodologia DISC e em mais sete teorias comportamentais. Ela oferece 97% de precisão em seus relatórios.

O Profiler é um mapeamento robusto que permite conhecer melhor o indivíduo. Isso porque, sua metodologia avançada de inteligência comportamental identifica uma série de informações que podem ser utilizadas para potencializar talentos e melhorar a Gestão de Pessoas.

Assim, a ferramenta apresenta as características e habilidades, pontos a serem trabalhados, estilos de liderança, entre outros indicadores, que compõem a consultoria de carreira.

Descubra como o Profiler pode auxiliar durante a consultoria de carreira! Agora, que você já sabe tudo sobre a consultoria de carreira, pode entender a importância desse serviço para o crescimento profissional.

Investir em uma consultoria de carreira é ainda investir em autoconhecimento, já que esse atendimento possibilita entender os pontos fortes e aqueles a serem melhorados. Além disso, exploram-se habilidades e competências do indivíduo, para que ele atue da melhor forma profissionalmente!

e-Book tudo sobre profiler
Luana Teixeira
Luana Teixeira
Psicologia pela FUMEC e pós-grauada em Gestão Estratégica de Pessoas pela UFMG. Atuei como Professora no MBA em Coaching- Life Coaching, Executive e Business Coaching da U.N.A, nas disciplinas Gestão do Tempo e Marketing Pessoal. Adoro aprender e ensinar! Sou gente que gosta de gente!
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima