Consultor de RH: Entenda seu papel, principais características e como ingressar na área

Tempo de leitura: 6 minutos

Está pensando em se tornar um consultor de RH? Seja de forma independente, seja junto a uma empresa de consultoria, essa é uma área de atuação bastante atrativa, tanto para o profissional de Recursos Humanos quanto para as empresas clientes. Existem várias possibilidades de atuação, mas é preciso se preparar adequadamente para ser requisitado pelas empresas.

Neste artigo, vamos explicar o que faz um consultor de RH e em quais processos do setor ele pode atuar. Além disso, listaremos as principais habilidades que um bom consultor deve desenvolver e como fazer para se inserir nesse mercado. Confira!

O que faz um consultor de RH?

A principal função de um consultor de RH é auxiliar a empresa na obtenção de melhores resultados em relação à gestão de pessoas. Para isso, esse profissional deve ser capaz de diagnosticar problemas ou aspectos que podem ser otimizados no RH, além de definir as soluções e melhorias a serem feitas. 

Outro ponto importante da atuação é a análise do cenário atual e, frente aos objetivos apresentados pela empresa, estabelecer metas concretas e alcançáveis, bem como traçar caminhos para atingir os resultados esperados.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Em quais processos um consultor de RH pode atuar?

O consultor de RH pode atuar em todos os subprocessos do setor, mas algumas áreas geram resultados mais expressivos para o negócio, tornando-se mais demandadas pelas empresas clientes. Acompanhe!

Recrutamento e seleção

Encontrar as pessoas certas para ocupar cada cargo em uma empresa é um grande desafio para muitos gestores. Nesse sentido, a consultoria de recrutamento e seleção possibilita um processo seletivo mais eficiente, utilizando ferramentas e muito conhecimento de mercado para definir os requisitos de cada vaga, com maior precisão para encontrar os profissionais que melhor se encaixam. 

Desenvolvimento de profissionais

Desenvolver pessoas é mais um desafio que nem sempre as organizações estão preparadas adequadamente para enfrentar. Assim, o consultor de RH pode ajudar tanto as empresas a montarem um plano de desenvolvimento de talentos mais alinhado com os objetivos do negócio quanto os profissionais que estão em busca de recolocação no mercado e precisam se manter atualizados.

Clima organizacional

O clima organizacional é o termômetro que mede a qualidade das relações interpessoais no ambiente empresarial. Um clima ruim provoca reações negativas em cadeia e pode ser altamente perigoso para o sucesso de um negócio. Nessa situação, o papel do consultor de RH é o de identificar os pontos de melhoria e desenhar um plano de ação que reverta a situação e proporcione um clima mais saudável e produtivo.

Departamento Pessoal

A área de Departamento Pessoal (DP) envolve muitas questões burocráticas e legais que nem todos têm o conhecimento e perfil necessários para lidar. Trata-se de processos essenciais para qualquer negócio e que precisam ser bem-feitos para evitar problemas futuros. Um bom consultor de DP faz com que essas questões sequer sejam lembradas e, ainda, evita diversos tipos de prejuízos aos clientes.

Gestão estratégica de pessoas

O consultor de RH é um profissional que tem como premissa uma atuação estratégica dentro das empresas. Nesse sentido, ele aborda o capital humano como uma das grandes potências de desenvolvimento do negócio e busca formas de integrá-lo ao planejamento estratégico, possibilitando uma gestão mais eficiente e frutífera.

ebook gestão de talentos

Quais são as características de um bom consultor de RH?

Assim como acontece em qualquer tipo de profissão, para se tornar um bom consultor de RH é importante que algumas habilidades sejam desenvolvidas. Isso envolve tanto as soft skills quanto as hard skills, como explicamos a seguir.

Conhecimento técnico aprofundado

O consultor de qualquer área é um ponto de referência dentro de uma empresa, portanto, espera-se dele um grande conhecimento sobre o assunto ao qual se dedica. Logo, fica evidente a importância de aprofundar os conhecimentos técnicos sobre a área de Recursos Humanos, tanto no que diz respeito ao funcionamento dos processos quanto ao uso das metodologias e ferramentas de gestão.

Boa capacidade analítica

A primeira soft skill que destacaremos é também uma das mais importantes para um consultor, trata-se da capacidade analítica. Ao chegar na empresa cliente, um bom consultor deve conseguir enxergar a situação com um olhar crítico, ponderando particularidades do negócio e avaliando quais são as práticas de mercado que podem ajudá-la a obter melhores resultados com uma gestão de pessoas mais eficiente.

Habilidade em negociação e intermediação

Outra soft skill imprescindível é a habilidade de se comunicar bem, de convencer as pessoas e intermediar conflitos. Ao longo de todo o processo da consultoria, haverá momentos em que o consultor precisará dar feedbacks para os gestores e colaboradores, ainda, terá que convencê-los a mudar alguns hábitos e, até mesmo, fará ponte entre pessoas que não estejam trabalhando bem em conjunto.

Manter-se constantemente informado e atualizado

Por fim, é importante que o consultor de RH esteja sempre em busca de novidades, principalmente no que diz respeito a novas metodologias e ferramentas em gestão de pessoas. Além de auxiliar na entrega de resultados cada vez melhores, isso ajuda a melhorar a imagem que o profissional constrói sobre si no mercado.

banner capital humano

Como começar na área de consultoria em RH?

Por ser uma área que demanda bastante conhecimento, a primeira providência a ser tomada é buscar qualificações. Para tanto, é possível começar fazendo cursos gratuitos, para se inteirar melhor sobre os temas e investir naqueles que ajudarão a se especializar. Na Universidade Sólides, por exemplo, existem várias opções.

Outra dica é acompanhar pessoas, empresas e eventos da área. Logo, comece a seguir especialistas em RH no LinkedIn, participe de eventos online e gratuitos e, o mais importante, converse com essas pessoas e crie uma rede de contatos. Isso será fundamental para conseguir os primeiros clientes ou mesmo uma vaga dentro de uma empresa de consultoria. 

Como vimos, o consultor de RH cumpre um papel estratégico dentro das organizações. Ainda, que ele tem a capacidade de ajudar o negócio a se desenvolver por meio de uma gestão de pessoas mais eficiente e direcionada. Assim, é um profissional que precisa estar preparado para enfrentar desafios, mas que será bem recompensado pelo seu trabalho.

Gostou do conteúdo? Que tal começar a colocar uma das dicas em prática agora mesmo? Aprimore seus conhecimentos aprendendo como fazer People Analytics com a Sólides.

4.7 3 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments