Conheça 15 vantagens de usar um software de gestão de recursos humanos

Tempo de leitura: 9 minutos

A divisão de recursos humanos tem se tornado a base do desenvolvimento estratégico de uma companhia. O setor é responsável por selecionar os talentos, formar equipes perfeitas, acompanhar o desenvolvimento de habilidades, treinar e integrar todos os profissionais. Um software de gestão de recursos humanos, portanto, é uma ferramenta para otimizar as operações.

Esse leque de atribuições relacionadas ao patrimônio humano de uma empresa é conhecido como gestão de pessoas. Realizar uma boa gestão é garantir que os colaboradores estejam adequados dentro das funções que exercem, e que suas necessidades sejam atendidas no ambiente de trabalho. Isso garante uma baixa rotatividade e aumento dos lucros.

Administrar todo esse pessoal gera um volume gigantesco de dados, e é arriscado contar apenas com planilhas suscetíveis aos erros humanos. Para otimizar o trabalho, é ideal que se faça uma reestruturação do serviço de RH, agregando valor ao setor e gerindo melhor o tempo. 

Se você, profissional do RH, ainda não conhece os benefícios de softwares na sua rotina, continue lendo esse artigo e mude a realidade de gestão de pessoas na sua empresa, tornando-a mais tecnológica.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O software de gestão de recursos humanos

Um programa de gestão de recursos humanos oferece ferramentas que possibilitam fazer o processamento de dados dos colaboradores de sua companhia. Eles auxiliam no registro de banco de horas, processamento de folhas de pagamento, cálculo e horas extras e férias, treinamento de pessoal, avaliações de desempenho, clima organizacional, além de outras funções da rotina de um RH.

As 15 vantagens de contar com um software

1. Redução de custos

Já na etapa de recrutamento, um sistema informatizado pode oferecer ajuda por meio de várias facilidades. Dentre elas, podemos destacar um banco inteligente de currículos, geração de vagas, criação de programa de entrevistas e testes virtuais e registro de desempenho de candidatos. Tudo isso diminui os custos e os esforços durante o processo de recrutamento e seleção.

Na rotina da empresa, o uso da tecnologia também resulta em corte de gastos ao realizar a comunicação dos profissionais por meios mais baratos (videoconferências e plataformas virtuais), melhor controle do tempo, da produtividade, da folha de pagamento (com identificação e redução de horas extras, por exemplo) e redução do uso de materiais de escritório, como papel.

2. Aumento de produtividade 

Com a eliminação de erros humanos por meio do uso de aplicativos, os dados são apresentados com muito mais precisão e transparência. Assim, o retrabalho é evitado e o risco é diminuído. Também é possível conectar diversos processos, fazendo com que o funcionário produza mais, sem a necessidade de novos cargos.

3. Competitividade

Profissionais que optam por utilizar a tecnologia a seu favor no controle da equipe podem confiar mais no potencial do time e investir em gestão de carreiras. Em um mercado de trabalho tão competitivo, quem utiliza processos automatizados sai na frente em direção ao sucesso, e isso não é diferente quando o assunto é gerenciamento de capital humano.

4. Segurança de dados

As famigeradas planilhas que ficam arquivadas na memória do computador, mesmo que protegidas por senhas, estão vulneráveis a sofrer com problemas técnicos ou armazenamento de arquivos e dados. 

Boa parte dos registros do RH são sigilosos, e deve-se evitar ao máximo que sejam acessados por pessoas não autorizadas. Os programas previnem esse tipo de vazamento, mantendo suas informações a salvo por tempo indeterminado.

5. Organização de documentos

Às vezes muito trabalho é perdido ou retardado por falta de organização. Aplicativos de gestão podem armazenar documentos de forma prática, com diversos tipos de filtros em seu mecanismo de busca. 

Em segundos, é possível ter acesso a todo um histórico profissional ou a diversas ferramentas de processos seletivos já aplicadas em anos anteriores. Assim, a burocracia perde espaço mais uma vez.

6. O fim dos erros de cálculo

Quanta dor de cabeça não poderia ser evitada apenas por números calculados corretamente? Impostos, pagamentos, férias, benefícios, reembolsos.

Até mesmo questões jurídicas podem ser levantadas por erros completamente capazes de serem prevenidos. Não contar com a tecnologia para sanar esse tipo de situação é ficar para trás no tempo.

7. Recursos customizados

Você pode customizar os softwares de RH de acordo com as necessidades do seu trabalho. Eles já chegam até a sua empresa com os recursos certos e personalizados para facilitar a sua rotina. 

Eles podem, por exemplo, criar alertas das mais diversas categorias e fazer o controle correto dos benefícios corporativos aplicáveis de forma rápida e inteligente.

8. Relatórios em tempo real 

Com poucos cliques é possível fazer vários cruzamentos dos dados armazenados no programa, gerando relatórios que demorariam horas para serem produzidos manualmente. 

9. Capacidade de expansão

Toda organização tem como objetivo crescer, gerando mais resultados, trabalho e abrindo novos postos de trabalho. No entanto, pensar na trabalheira e na burocracia de todas essas novas contratações e suas consequências pode deixar qualquer um de cabelo em pé. 

Com o uso de um bom software, você consegue escalar o seu negócio para qualquer nível de crescimento sem grandes dificuldades.

10. Economia de tempo 

Todas as melhorias citadas acima geram, de alguma forma, ganho de tempo. Com a automatização do seu time de RH, sobrará muito mais tempo para discutir e traçar estratégias, que tornam seu trabalho mais forte e valorizado.

11. Adaptação à legislação vigente

Mesmo que haja constantes modificações na lei, os softwares podem ser atualizados para que você e seus colaboradores estejam sempre adequados à legislação vigente, se precavendo de problemas trabalhistas.

12. Identificação de talentos

Tanto para a escolha de novos colaboradores quanto para a identificação e retenção de talentos que já pertencem à sua companhia, sistemas de gestão de pessoas conseguem identificar competências e registrar a performance. 

Na hora de oferecer uma promoção ou bonificações, o aplicativo trará informações relevantes, podendo até mesmo criar um alerta de produtividade.

13. Treinamentos e desenvolvimento

Diferentes tipos de treinamento podem ser oferecidos dentro das próprias plataformas do software. Em diversas vezes, essa capacitação pode ser feita na própria máquina do colaborador, individualmente, sem que haja necessidade de deslocamentos. Da mesma forma, resultados de avaliação de desempenho podem ser armazenados.

14. Satisfação dos colaboradores 

O contentamento de um profissional está diretamente relacionado a seu engajamento com o trabalho da organização. Com ferramentas de trabalho automatizadas, cada funcionário pode ter acesso às suas informações de forma prática: ponto, férias, horas extras, desempenho pessoal, etc., além de poder se comunicar com o RH e manifestar suas opiniões e necessidades. 

15. Integração entre departamentos

Aplicativos são capazes de analisar todos os setores em conjunto, como uma grande rede interligada. Uma ferramenta de gestão fornece informações sobre a necessidade de integração entre esses setores, visando melhorar a qualidade do trabalho realizado.

Como escolher um software de gestão de recursos humanos?

Para modernizar sua equipe de Recursos Humanos, além de fornecer treinamento e adaptação às novas tecnologias, é necessário que a escolha do software seja feita de forma inteligente e estratégica, de acordo com as necessidades da sua rotina.

Antes de escolher um programa de gestão de pessoas, tenha em mente as seguintes considerações:

  • o software precisa ser de uso fácil e intuitivo. Dessa forma, os colaboradores se sentirão motivados a utilizar a ferramenta e abandonar os velhos métodos de armazenamento de dados;
  • o desempenho do programa tem de ser bom e rápido. A ideia é substituir as planilhas e não acumular ferramentas redundantes;
  • plataformas que permitem o armazenamento de dados em nuvem são mais seguras quanto ao acesso às informações  e economizam espaço em servidor físico;
  • atente à possibilidade de integração dos usuários à plataforma, de forma que todos que precisarem tenham acesso aos dados corretamente e possam interagir de forma eficiente com a plataforma;
  • também considere a viabilidade de integração com outras plataformas tecnológicas utilizadas pela empresa, para que os sistemas conversem entre si quando necessário;
  • a plataforma precisa oferecer opções de avaliação de desenvolvimento e criação de treinamentos adequados à sua equipe;
  • deve conter ferramentas que sejam úteis e forneçam uma gestão de pessoas completa. Uma dica é listar todos os recursos necessários antes de conhecer as opções do mercado;
  • o sistema deve ser adaptável às necessidades atuais e futuras dos usuários;
  • bom custo x benefício, considerando também as possíveis vantagens a longo prazo;
  • possibilidade de customização do produto;
  • o fornecedor deve disponibilizar um bom suporte técnico e um prazo para adaptação;
  • procure fornecedores conhecidos pela qualidade de seus sistemas e que tenham especialistas em gestão de RH.

Por fim, quanto mais bem estruturado e estratégico for o setor de recursos humanos de uma companhia, maiores as chances de sucesso de seu negócio. Seja pelas contratações eficazes ou pela consequente alta performance desses talentos, o RH está diretamente relacionado à produtividade e ao sucesso corporativo.

Para desenvolver ainda mais esse departamento tão importante é necessário o uso de ferramentas de modernização fornecidas por um software de gestão de RH.

Com esse tipo de software de gestão de recursos humanos, além de mais segurança e organização, o seu RH terá mais condições de se tornar cada vez mais tático.

Assim, poderá se dedicar muito mais ao planejamento, economizando tempo e recursos gastos com burocracias e métodos de armazenamento de dados ultrapassados, que apenas impedem a implantação de um bom método organizacional.

Gostou do nosso artigo? Então dê uma conferida em como modernizar e estruturar seus processos de recrutamento e seleção nesse nosso guia completo!


1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] a atenção para a rotina interna do RH, os softwares de gestão estão mais sofisticados e relevantes. As soluções atendem a todas as rotinas operacionais de […]